Unicesumar
Unicesumar

Orquestra Filarmônica UniCesumar apresenta série de concertos natalinos

A primeira apresentação da Suíte Quebra-Nozes será no domingo (5/12) em Jandaia do Sul; na sequência, a OFUC estará em Maringá (08/12) e Londrina (12/12)

Não existe Natal sem a Suíte “O Quebra-Nozes”.  É com esse clássico natalino que a Orquestra Filarmônica UniCesumar (OFUC), inicia uma série de três concertos a partir de domingo (5/12), às 19h na Praça do Café, em Jandaia do Sul. Na quarta (08/12), às 20h, a apresentação será no ginásio do Bloco 1 da UniCesumar, com a participação do Coral UniCesumar e o Cobra Coral de Maringá. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos do dia 06 a 08/12, das 9h às 21h, na livraria CampuStore, bloco 8 da UniCesumar. Em decorrência dos protocolos sanitários, será liberado 50% da capacidade do local. (mais informações pelo e-mail: orquestra@unicesumar.edu.br).

O Concerto em Maringá também terá transmissão pelo canal da Orquestra no YouTube e TV UniCesumar.  No dia 12/12, será a vez de Londrina receber a OFUC no Anfiteatro do Zerão, às 18h, também com entrada franca. A série de apresentações tem o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura.

A suíte a ser apresentada compõe a música do balé clássico conhecido como “O Quebra-Nozes”. Independente do corpo de dança, a suíte se torna uma belíssima obra de concerto a ser apresentada pela OFUC.  A composição de  Tchaikovski teve sua primeira apresentação em 1892, em São Petersburgo, a capital da Rússia imperial. Como a história se passa na véspera do Natal de uma família alemã no século XIX,  o balé e sua música ficaram associados para sempre às comemorações natalinas.

Nesta série de concertos, a OFUC também vai apresentar outras composições  tradicionais de Natal. “Queremos oferecer um momento mágico para que todos voltem a viver a essência dessa época, tão prejudicada pelo afastamento das pessoas devido à pandemia”, comenta o maestro e diretor artístico Davi Oliveira.

A OFUC

A OFUC foi criada em janeiro de 2003 pelo reitor Wilson de Matos Silva, sob a coordenação do maestro Davi Oliveira. Mantida pela UniCesumar de Maringá, a OFUC iniciou seus ensaios em fevereiro do mesmo ano de nascimento e sua primeira apresentação aconteceu no dia 17 de março de 2003, nas dependências da própria instituição.

A Filarmônica já gravou diversos CDs e DVDs ao vivo na cidade de Maringá e, alguns pontos altos marcaram a trajetória da OFUC, um deles foi a gravação do espetáculo “Temas de Filmes” em 2012 no Teatro Guaíra de Curitiba, com a capacidade do teatro esgotada. O Maestro convidado Roberto Tibiriçá também esteve à frente da OFUC no “Festival Tchaykovsky”.

A Orquestra executa um programa de concerto diversificado, constando obras sinfônicas, populares nacionais e internacionais, trilhas sonoras dentre outras. Os concertos temáticos também fazem parte do conteúdo inovador da Orquestra, com apresentações didáticas, infantis, temáticas, operísticas e sacras. Consta na história da Filarmônica centenas de apresentações realizadas não só no estado do Paraná, mas também em outros estados do país.

Seu corpo artístico é formado por bolsistas do Projeto de Extensão da UniCesumar, os quais são profissionais da área com formação superior, estudantes de Música e músicos de outras áreas do conhecimento. Conta, hoje, com 60 músicos que estão organizados entre as sessões das cordas, sopros e percussão sinfônica, além da equipe administrativa, logística e de produção do DCA – Departamento de Cultura e Artes da UniCesumar.

Serviço: Concertos de Natal da Orquestra Filarmônica  UniCesumar – OFUC.

Domingo (5/12), às 19h na Praça do Café, em Jandaia do Sul;

Quarta-feira (08/12), às 20h, no  ginásio do Bloco 1 da UniCesumar; os ingressos serão distribuídos do dia 06 a 08/12, das 9h às 21h, na livraria CampuStore, bloco 8 da UniCesumar.

Domingo, 12/12, às 18 no Anfiteatro do Zerão, Londrina.

Informações: orquestra@unicesumar.edu.br

Últimas notícias

Categorias