Prof.ª Drª Maria de los Angeles Perez Lizama, docente do Mestrado em Tecnologias Limpas, publica artigo em revista Qualis A1

A professora Dra. Maria de los Angeles Perez Lizama, docente do Mestrado em Tecnologias Limpas, publicou artigo na renomada revista científica Hydrobiologia, que se encontra entre os melhores periódicos do mundo na área de Recursos Hídricos, apresentando Qualis Capes A1 para a área de Ciências Ambientais e percentil pela Scopus de 88%.

O artigo intitulado “Metacommunity of a host metapopulation: explaining patterns and structures of a fish parasite metacommunity in a Neotropical floodplain basin” (Metacomunidade de uma metapopulação de hospedeiro: explicando padrões e estruturas de uma metacomunidade de parasitas de peixes em uma bacia da planície de inundação neotropical) é fruto de uma pesquisa interinstitucional com os renomados pesquisadores Dr. Ricardo Massato Takemoto, do Programa de Ecologia em Ambientes Aquáticos Continentais (PEA/UEM) e o Dr. André Adrian Padial e sua doutoranda Ana Paula Lula Costa do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação (PPGECO/UFPR), que são programas de excelência nível 6 pela CAPES. Essa publicação vem ao encontro das premissas da CAPES sobre ações de interinstitucionalidade entre as IES, afirmou a profa. Maria de los Angeles.

Este estudo destaca a necessidade de implementar uma estrutura de metacomunidade para entender as características que moldam as interações parasita-hospedeiro. Os ecossistemas de várzea têm sido extremamente ameaçados pela construção de barragens e reservatórios que podem modificar significativamente os processos abióticos e bióticos naturais que moldam comunidades de espécies e as interações ecológicas.

Desta forma, “este estudo é de fundamental importância para compreender os fatores que influenciam a distribuição de parasitas para prever sua transmissão, bem como a importância da dinâmica destes ambientes e seu regime hidrológico na manutenção das interações ecológicas”, concluiu a pesquisadora Dra. Maria de Los Angeles.

O artigo está disponível em: https://doi.org/10.1007/s10750-021-04695-7