A Jornada de Pedagogia do Cesumar começou na noite desta quinta-feira (23), com a presença do doutor em educação, João Luiz Gasparin, autor de livros acerca da didática docente e método de ensino. Estavam presentes professores e alunos do curso de Pedagogia da instituição, que tiveram a oportunidade de conversar com Gasparin e terem exemplares autografados de livros do autor.
Durante sua palestra, Gasparin afirmou que a teoria norteia o processo de aprendizagem, mas o que vai interferir efetivamente no aprendizado do aluno é a prática do docente. "Tornar o conteúdo vivo e atraente para o aluno é função do professor, que deve motivar e causar interesse." Este seria um dos maiores desafios para os professores, de acordo com o pesquisador.
O planejamento de sala de aula deve ter como ponto de partida a vivência do aluno. Segundo Gasparin, é preciso que o docente perceba o que estudante sabe e o que ele gostaria de saber. "O professor deve fazer com que os conceitos cotidianos evoluam até conhecimento científico", afirmou.
A coordenadora do curso de Pedagogia, Rachel Maya Brotherhood, disse que é preciso que os profissionais estejam atentos e busquem atualização em sua área. "Hoje existem inúmeros desafios que incluem novas responsabilidades para a escola. As mudanças exigem uma nova postura do professor."
A jornada continua nesta sexta com duas atividades, uma oficina de planejamento de ação docente com o professor Gasparin e uma palestra que será proferida pela doutora em letras, Renata Junqueira de Souza, sobre "O uso das estratégias de leitura na compreensão do texto".