O Museu Cesumar, que em outubro completa um ano, participa de 24 a 29 de setembro da 6ª Primavera dos Museus, uma realização do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que conta com a participação de museus de todo o Brasil.
Como atividade especial desta semana, o Museu Cesumar desenvolve durante todo este mês o projeto "É Tempo de Fazer Museu", convidando a comunidade a fazer doações para o seu acervo, podendo ser fotos, objetos, documentos, livros e filmes que tenham relação com a história de Maringá.
De acordo com a historiadora e coordenadora do Museu, Tatiane Cruz, este projeto vem ao encontro do tema que é proposto pelo Ibram este ano, que visa ressaltar a função social dos museus.
"Ao convidarmos a população para contribuir com o nosso acervo, estamos abrindo as portas para que as pessoas se aproximem do museu e nos ajudem na preservação da nossa história", ressaltou Tatiane, lembrando que "em todo o mundo cresce a conscientização da importância de ser preservar arquivos das mais diferentes espécies, com a finalidade de proporcionar às gerações futuras a oportunidade de conhecer mais a própria história".
Como doar?
As doações ao Museu podem ser tanto de objetos relacionados a história de Maringá e seus moradores, como de fotos que retratem algum espaço ou acontecimento da cidade, documentos sonoros, iconográficos e cartográficos.
Se a pessoa não quiser se desfazer do original, pode enviar o documento digitalizado, de preferência em JPG, para o e-mail museu@cesumar.br. Neste caso, é importante que ela encaminhe junto a identificação de pessoas, lugares, histórias e datas e também que assine um termo de doação, que poderá receber e devolver por e-mail.
As doações podem também ser feitas pessoalmente no Museu, localizado no campus do Cesumar, na avenida Guedner, 1610, Jardim Aclimação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 44-3037-6360, ramal 1384.