Unicesumar
Unicesumar

UniCesumar Curitiba realiza 2ª edição do projeto Primavera na Favela

O projeto social oferecerá atendimento na área da saúde para mães e crianças da Favela do Rio Negro

Para prestar atendimento a comunidades em vulnerabilidade social, os cursos de saúde da UniCesumar, em parceria com a CUFA (Central Única das Favelas), idealizaram o projeto Primavera na Favela. A ação acontece nesta quinta-feira, 22 de setembro, das 9h às 16h, no campus da UniCesumar de Curitiba.

Em sua 2ª edição, o projeto social irá atender mães e crianças da Favela do Rio Negro, localizada entre as cidades de Araucária e Curitiba. As mães e os filhos terão transporte gratuito, com um ônibus doado pela empresa Montana Transportes, até o campus da Instituição, onde receberão auxílio nas mais diversas áreas.

As mães atendidas terão a oportunidade de realizar minicursos sobre primeiros socorros, saúde da mulher, higiene das mãos e bucal, qualidade da água, educação nutricional, gastronomia, orientação farmacêutica, fisioterapia e estética, ofertados pelos cursos de Enfermagem, Nutrição, Ciências Biológicas, Ed. Física, Estética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia. As participantes receberão certificação pelos minicursos, além de aprenderem mais sobre cada profissão e adquirirem conhecimento útil para o dia a dia.

A ideia do projeto surgiu após a visita dos professores Jean, Mariana, Ana Lúcia e Sílvia, dos cursos de saúde, à comunidade Rio Negro, que conheceram durante a pandemia, por meio de uma ação de Páscoa em parceria com a CUFA (Central Única das Favelas).

Durante a visita, perceberam que a comunidade precisava de muito apoio e assistência, e então realizaram a primeira edição do projeto, em setembro de 2021. Nessa primeira edição, as mães foram atendidas com orientações e avaliações na saúde, além de oficinas onde puderam aprender a usar computadores e confeccionar currículos, para conseguirem entrar no mercado de trabalho.

Para a professora de enfermagem Mariana Khater, que está à frente do projeto, a ação faz a diferença na vida das famílias da comunidade. “Foi sensacional, na semana seguinte a primeira edição do projeto, entraram em contato conosco avisando que uma das mães havia conseguido emprego com o currículo que fez aqui”.

A ação é destinada ao autocuidado e reflexão das mães quanto ao seu valor e a importância de cuidar da sua saúde física e mental. Por meio das atividades realizadas, o objetivo é não só ajudar as mães e os filhos, mas também semear conhecimento para que a ajuda vá muito além da ação e possa aos poucos transformar toda a comunidade.

Primavera na Favela 1     Primavera na Favela 2     Primavera na Favela

Últimas notícias

Categorias