Professora da UniCesumar, Dra. Regiane da Silva Macuch, participou do Congresso Let’s Talk About Ageing realizado em Portugal

O Congresso Let's Talk About Ageing realizado nos dias 11-12 de novembro de 2022 no Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP), Porto/ Portugal foi um evento destinado a discussão atualizada sobre o envelhecimento que oportunizou a discussão multidisciplinar sobre diferentes temas sobre o envelhecer. Profissionais, investigadores, professores e estudantes das mais variadas áreas estiveram presentes, discutindo questões transversais relacionadas aos principais desafios do processo de envelhecimento contemporâneo.

Foram discutidos temas como “melhor lugar para envelhecer; envelhecimento no contexto das cidades; envelhecer em casa: desafios do cuidar; desafios do envelhecimento; novas e velhas respostas sociais; envelhecimento saudável: vulnerabilidade e abusos na idade avançada em contexto urbano; o envelhecimento antes e depois da pandemia por Covid-19, entre outros.  Os temas e experiências apresentados sobre o envelhecimento, no Congresso contribuíram ativamente para o reconhecimento de um tema de interesse transversal e intemporal. Nesse sentido, nosso estudo focou a compreensão dos jovens sobre o processo do envelhecer. Ainda muitos jovens ainda não associam o fato que estão em processo de envelhecimento. Isso ocorre por falta de um olhar mais interiorizado sobre si mesmo de forma a projetar seu futuro.

De acordo com a professora: “Compreender a visão que os jovens possuem sobre a passagem do tempo, ajuda a tomar as medidas necessárias para melhorar a vida dos mais velhos assim como dos próprios jovens, gerando benefícios para a sociedade de modo geral”.

l