O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial de Maringá (CPCE), instituição ligada ao Serviço Social da Indústria (Sesi), promoveu hoje o II Ciclo de Diálogo do Pacto Global e o III Encontro de Instituições de Ensino Superior do CPCE.
Na oportunidade, a Unicesumar, representada pelo professor Anderson Toregeani, coordenador dos cursos na área de gestão e administração, fez adesão ao PRME, uma plataforma para instituições acadêmicas que desenvolvem os princípios que estabelecem a base para a educação empresarial responsável. Outras instituições, como Uniesp, Feitep e Faculdade Maringá, também estiveram presentes e assinaram o termo.
Os eventos contaram com uma programação diversificada, com palestras e discussões sobre sustentabilidade e ações de responsabilidade socioambiental corporativa.
A programação também contou com a apresentação de cases de sucesso de diversos setores, que mostraram como a sustentabilidade foi trabalhada em cada área de acordo com as características das instituições.
O Pacto Global é uma iniciativa desenvolvida pelo ex-secretário da ONU Kofi Annan, com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial internacional para a adoção, em suas práticas de negócios, dos valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.
Já o Movimento Paraná Educando na Sustentabilidade, ligado ao CPCE, tem como missão tornar o estado do Paraná referência e modelo sobre o tema e os beneficiários são prioritariamente o corpo discente e docente das instituições. O objetivo é diminuir a distância entre as empresas e a academia para a construção de um desenvolvimento sustentável para a região.