A Unicesumar recebeu esta semana o estudante de mestrado italiano Francesco Trapanese, que, por intermédio da Unicesumar Empresarial, vai realizar pesquisas em Maringá no campo da moda. A pesquisa faz parte do seu estágio de mestrado em Relações Internacionais, que realiza na Universidade de Bologna.
Franscesco disse que seu interesse pelo campo da moda surgiu porque a Itália tem muito a contribuir nesta área e existe uma afinidade do setor produtivo local com algumas regiões produtoras do seu país.
O estudante permanecerá três meses na cidade e fará uma análise dos negócios de empresas filiadas ao Sindivest (Sindicato da Indústria do Vestuário), buscando entender quais as demandas produtivas do arranjo do vestuário na região.
Ele pretende ao final ter um relatório para que as empresas possam conhecer melhor o seu próprio negócio e ter uma visão mais geral da área mundial e das relações da cadeia de produção.
Francesco acredita que sua pesquisa poderá trazer como benefício para as indústrias locais um maior aprendizado, conscientização e identificação de possibilidades e alternativas para exportação, ou mesmo novas relações no amplo mercado da moda internacional.
Um outro propósito dos seus estudos é a criação de um curso de pós-graduação entre a Universidade de Bologna e a Unicesumar, dirigido a empresários, que possam se aproveitar de todo conhecimento produzido na Itália no segmento da moda. Francesco lembrou que, além de ser o segundo maior exportador mundial neste campo, o seu país tem uma tradição de design e estilistas muito importantes para todo o mundo.