UniCesumar e CBFA firmam parceria inédita na história do esporte brasileiro 

Programa Educa Esporte, que fortalece a união entre Esporte e Educação, fecha o ano de 2024 com um dos mais emblemáticos patrocínios de sua história 

 

Modalidade variante do Futebol Americano, o Flag Football cresceu vertiginosamente em todo mundo, incluindo o Brasil. Tanto é que estará nos próximos Jogos Olímpicos de 2028, que serão realizados em Los Angeles, EUA. A inclusão do esporte representa um reconhecimento global da sua popularidade crescente e do seu apelo como uma versão acessível e segura do futebol americano. Aliás, O esporte já possui adeptos no Brasil e pode virar uma nova esperança de medalha para o país. 

Ao contrário do Futebol Americano, que usa capacetes e roupas especiais, o nome do esporte se refere às bandeiras (flag, em inglês) ou fitas que ficam amarradas nas cinturas dos atletas e devem ser retiradas pelos adversários caso eles queiram parar as jogadas. O flag, apesar de ter os mesmos objetivos que o futebol americano, não tem aquela pancada. A grande diferença é que em vez de dar a trombada, se puxa a fita na cintura. Isso torna o esporte muito mais brando e acessível. 

Por isso, na vanguarda das principais modalidades de esportes no país, a UniCesumar, Instituição de Ensino Superior (IES) com 35 anos de história, acaba de firmar mais um patrocínio histórico. Dessa vez, com a Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) - que congrega tanto o Futebol Americano tradicional quanto o Flag Football - por meio do seu icônico Programa Educa Esporte, que, desde 2020, tem o objetivo de incentivar times e atletas brasileiros com investimentos em diferentes modalidades, fortalecendo a união entre Esporte e Educação. 

De forma inédita, a IES irá patrocinar a CBFA com um importante patrocínio máster, reforçando o compromisso da universidade com o esporte e seu desenvolvimento no Brasil. Segundo o diretor de Relações Institucionais da UniCesumar, José Henrique Saviani, este patrocínio representa a valorização do esporte, visto sua recente inserção nos Jogos Olímpicos, bem como sua visibilidade e reconhecimento. “A UniCesumar acredita no poder transformador do esporte e reafirma seu apoio a iniciativas que promovem a inclusão e a prática esportiva como o Flag Football.” 

Para Cristiane Kajiwara, presidente da CBFA, esporte alinhado à educação pode trazer muitos benefícios. “Essa união é a chave para o desenvolvimento dos atletas para que possam dar continuidade às suas carreiras mesmo depois do esporte. Por esse motivo, estamos muito felizes em ter a UniCesumar como nossa mais nova patrocinadora e parceira de trajetória”, disse. 

Projeto Educa Esporte 

Desde o início das atividades do projeto, mais de 2,4 mil atletas, ex-atletas, comissões técnicas e dirigentes já receberam bolsas de estudo. Atualmente, apoia mais de 30 times e confederações do país. O investimento da marca vai desde apoio financeiro até crédito estudantil, sendo que este incentivo vale para cursos de graduação e pós-graduação EAD em polos de todo o Brasil. O Educa Esporte também tem como objetivo o desenvolvimento de valores sociais, éticos e morais no fomento da prática esportiva, bem como o aumento da capacidade intelectual e um maior senso de criticidade. 

CBFA e Flag Football 

A Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) é a instituição máxima do Futebol Americano no Brasil, sendo responsável por regulamentar, organizar e fomentar o esporte no país. Além da modalidade tradicional do futebol americano, também é responsável pelas modalidades Flag Football e futebol americano de areia (Beach Football). Também é a responsável e gerência as seleções brasileiras. 

 

WhatsApp Image 2024-12-12 at 16.31.32

Últimas notícias

Categorias