Biblioteca da UniCesumar passa a se chamar Biblioteca Prof. Wilson de Matos Silva

Cerimônia em homenagem ao fundador da UniCesumar reuniu representantes da sociedade, políticos e corpo acadêmico da instituição 

 

Em cerimônia marcada por grande emoção, representantes da sociedade, autoridades políticas e corpo acadêmico estiveram reunidos na noite da última segunda-feira (14), para homenagear o professor Wilson de Matos Silva, fundador da UniCesumar, que neste ano celebra 35 anos de história. O evento foi realizado para dar nome à Biblioteca de UniCesumar que, agora, passa a se chamar “Biblioteca Prof. Wilson de Matos Silva”. Atualmente, o espaço reúne mais de 60 mil títulos em seu acervo, distribuídos em dois andares no campus de Maringá, além de contar com a Biblioteca Virtual, que dá acesso a 12 mil e-books.

Para a reitora da UniCesumar, Solange Lopes, que atua na instituição há 25 anos, Wilson de Matos é uma inspiração de vida, tanto no âmbito pessoal quanto profissional. “Eu sei o quanto esse homem se dedicou à construção da UniCesumar e, hoje, do Grupo Vitru de Educação que atualmente é maior companhia de educação a distância do Brasil.” Segundo ela, o “eterno reitor” nunca desistiu de nada e sempre foi uma pessoa à frente do seu tempo. “Todos os dias ele chegava com uma nova ideia, um novo desafio - e isso sempre foi inspirador para quem esteve ao lado dele.”

Para William Matos, CEO da Vitru Educação e filho de Wilson de Matos, esse momento de homenagem é uma oportunidade de lembrar de tudo o que seu pai construiu. “Ele é gigante; eu e meus irmãos somos fruto de tudo isso. Além da nossa família, milhares de outras pessoas tiveram suas vidas transformadas pela educação. Ele sempre foi um apaixonado pela educação e lutou, por todo esse Brasil, para que o país tivesse acesso a uma educação de qualidade. Sua história pode ser resumida em força, coragem e legado”, comenta, emocionado.

O grande homenageado da noite, Wilson de Matos, relembrou de toda sua trajetória de vida profissional. “Para todo grande trabalho é preciso dar o primeiro passo. Tudo foi possível porque sempre tive sonhos, propósito, coragem e, sobretudo, fé. Quando comecei essa instituição, o plano era sermos agentes de transformação e de vidas. Depois de todo esse tempo, fomos muito além”, diz. A biblioteca está localizada no mesmo bloco que abriga o auditório em homenagem à mãe de Matos, Dona Etelvina, e ao lado da Praça do Conhecimento, que homenageia seu pai, Leudelino Pedro da Silva.

  WhatsApp Image 2025-04-15 at 10.35.46WhatsApp Image 2025-04-15 at 10.36.08

Últimas notícias

Categorias