O governador Beto Richa esteve nesta tarde na Unicesumar, onde participou de solenidade de apresentação dos novos policiais militares contratados pelo Estado para reforçar a segurança na região de Maringá. Ele foi recebido na instituição pelo reitor Wilson de Matos Silva e pelo prefeito Roberto Pupin.
A solenidade de apresentação dos policiais aconteceu no auditório Dona Etelvina, com a presença do secretário de Segurança Pública, Cid Vasques, do comandante Geral da Polícia Militar do Estado, César Vinícius Kogut e do secretário chefe da Casa Militar, coronel Adilson Casitas Castilho, além de outras autoridades civis e militares.
Beto Richa lembrou que a maior demanda da população paranaense, quando ele assumiu o estado, era com a segurança pública e afirmou em seguida que "por isso é uma alegria poder incorporar à polícia do Paraná, este ano, 2.433 novos policiais, que se somam aos 3.200 integrados no ano passado".
O governador fez a apresentação oficial de 356 novos policiais e 13 bombeiros destacados para o 3º Comando da Polícia Militar do Estado, sediado em Maringá. Esses policiais foram aprovados em concurso público recente e estão fazendo o curso de formação na 2º Esfaep (Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças). Eles serão incorporados aos batalhões da PM de Maringá, Campo Mourão, Paranavaí e Cruzeiro do Oeste.
O reitor Wilson Matos saudou o governador e cumprimentou os novos policiais, dizendo tratar-se de um momento importante, "que privilegia o conhecimento e a formação de pessoas". Ele também parabenizou Beto Richa, "por atuar firmemente nas áreas de educação, saúde e segurança".
Cid Vasques, secretário de Segurança Pública, disse que os investimentos feitos em segurança no estado atendem ao projeto concebido pelo governador para tornar o Paraná um Estado mais seguro. "Queremos tornar o Estado desconfortável para a criminalidade e já estamos conseguindo, visto que diminuímos em 23% o número de homicídios em relação ao ano de 2010", disse ele.
A solenidade com o governador terminou por volta das 15 horas. Ele deixou a Unicesumar e Maringá para visitar ainda hoje os municípios de Lobato e Atalaia, onde se encontra com os prefeitos e a comunidade para apresentar futuras ações do governo.