Em um cenário cada vez mais competitivo e globalizado, a preocupação com o meio ambiente, tanto urbano como rural, é imprescindível para um mundo sustentável. É assim que a Unicesumar está oferecendo o mestrado em Tecnologias Limpas, com o propósito de atuar na qualificação de profissionais e estimular pesquisas que visem à sustentabilidade ambiental, econômica e social.
Com um formato multidisciplinar, o Programa dirige-se a profissionais de diversas áreas, que podem ir das engenharias, agrárias, meio ambiente, saúde à educação. Os interessados poderão optar entre duas linhas de pesquisa: Ecoeficiência Urbana e Agroindústria e Agropecuária Sustentável.
A proposição PPGTL foi estimulada pelas necessidades do contexto regional, o qual exige uma nova maneira de entender a configuração e o desenho da interconectividade entre os sistemas sociais e ecológicos.
"Os problemas de ordem social, econômica e ambiental justificam a criação de um programa interdisciplinar em Tecnologias Limpas, pois entendemos que a interdisciplinaridade, em consonância com a área de Ciências Ambientais, coloca o desafio de fundir campos de pesquisa, transferir métodos, produzir novos conhecimentos e formar profissionais diferenciados, aptos a lidar com a complexidade dos problemas da atualidade", disse o coordenador do mestrado, professor doutor Luiz Felipe Machado Velho.
Trata-se de um mestrado credenciado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que vem reafirmar a preocupação da instituição na pesquisa e pós-graduação em Tecnologias Limpas, da área básica de Ciências Ambientais e cunho interdisciplinar.
Para o coordenador do curso, a necessidade de tecnologias limpas é uma constante na atualidade, com perspectivas de contínuo crescimento e aplicação nas ações humanas, partindo da conscientização e identificação dos problemas até a elaboração de propostas e métodos para a minimização de possíveis impactos.
As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de fevereiro pelo site: www.unicesumar.edu.br. A prova escrita será no dia 10 de fevereiro e as entrevistas nos dias 13, 14 e 15. As aulas do mestrado começam no dia 24 de fevereiro.