O curso de Gastronomia da Unicesumar lançou na última semana mais um laboratório modelo na instituição. Trata-se de um show room da Engefood, renomada empresa no setor de soluções para cozinhas profissionais, que funcionará tanto para uso dos alunos, quanto para cursos abertos à comunidade em geral. Estiveram presentes na inauguração do novo espaço, o reitor da Unicesumar, Wilson de Matos Silva, que fez o discurso inaugural, o pró-reitor de ensino, Valdecir Simão, a coordenadora do curso de Gastronomia, Janaína Oliveira de Azevedo Leal, professores e alunos de diversos períodos.
"A Unicesumar está sincronizada com as expansões exigidas no mercado de trabalho, e por este motivo, temos em nossos laboratórios o que há de mais moderno e funcional. O conhecimento é repassado aos alunos com todo o suporte técnico dos melhores parceiros. Este espaço vem para coroar o curso que está em alta, e a cada ano forma profissionais gabaritados para as mais diferentes áreas de atuação em cozinha", diz o reitor.
Para Marcos Giannini, representante da Engefood no Paraná, a aposta é valiosa. "Esta é uma parceria focada no mercado. Possuímos um grande leque de equipamentos com a mais alta tecnologia, e por isso procuramos parceiros à altura. Estamos satisfeitos e felizes por poder contribuir para a formação de mão de obra qualificada e diversificada. Apenas 30% dos profissionais que estão no mercado hoje em dia sabem manipular estes equipamentos. É um campo promissor", diz Marcos.
O projeto, que visa deixar mais completa a formação dos profissionais ao término do curso, e também expandir o conhecimento gastronômico em Maringá e região, por meio de minicursos que serão oferecidos pela Unicesumar e Engefood semanalmente, será repetido em outras cidades na qual a instituição oferecerá o curso de Gastronomia.
A empresa, que presta todo o apoio, desde a montagem da cozinha, à instalação e manutenção vitalícia para o cliente, trabalha com um programa chamado Food System, ou seja, um sistema que reúne equipamentos que atuam em conjunto e formam uma cadeia de ações que proporciona uma produção antecipada, obtendo economia de tempo e qualidade.
O novo laboratório conta com cinco equipamentos top de linha. Um forno combinado Unox Chef Top, que trabalha com parâmetro de tempo, temperatura, sensor de núcleo e clima da câmara de cocção. Usa duas tecnologias: Dry Maxi, que é capaz de sacar toda a umidade da câmara e do alimento, e Steam Maxi, que adiciona vapor na câmara, realizando a cocção de vegetais, massas, arroz, ovos e demais produtos utilizando apenas o vapor gerado pelo equipamento.
O forno Rational SelfCoocking Center é inteligente e seu sistema garante uniformidade, padronização, sabores exaltados e redução da perda de matéria prima pelo fator de cocção, que determina o rendimento de um alimento após o processo finalizado. Assim, permitindo economia de tempo, devido à autonomia do próprio aparelho em escolher o tipo de cozimento do alimento de acordo com o seu tamanho e textura, além do aspecto de coloração desejada, para melhor resultado de produção.
Fazem ainda parte do maquinário, um Utraresfriador Irinox para temperaturas variáveis entre +3° e -18°, que impede a formação de macro cristais de gelo e confere padronização final do alimento, uma Máquina de Gelo Brema com capacidade para 45 kg de cubos desenhados, e um processador RobotCoupe CL-50, equipamento que permite padronização, agilidade e qualidade em cortes de vários tipos de alimentos.
"Trabalhar com produtos de tecnologia avançada e que facilitam a lida diária dos profissionais de cozinha é mais um diferencial do nosso curso. Entregamos profissionais prontos para enfrentar as exigências que estão em constante transformação no ramo. O mercado de trabalho busca por pessoas cada vez mais preparadas e em sintonia com os novos processos. A Unicesumar oferece todos os caminhos para que, quando formados, os futuros especialistas em cozinha estejam aptos a realizar quaisquer gerenciamentos, ações e soluções em gastronomia", complementa a coordenadora do curso, Janaína de Azevedo Leal.