Com o objetivo de conhecer o sistema universitário brasileiro, as estudantes que participam do 23º grupo da cidade japonesa de Kakogawa a fazer intercâmbio em Maringá, estiveram hoje na Unicesumar. O grupo composto por sete jovens e pelo vice-presidente da Associação Internacional de Kakogawa, Toshihiro Nakashima, foi recebido nesta manhã pelo pró-reitor de Ensino, Valdecir Simão e pelo diretor de Relações Internacionais da instituição, Naamã Mendes Júnior.
Representando o reitor Wilson Matos, o pró-reitor Valdecir Simão disse que "para a Unicesumar é um prazer receber o grupo e participar do processo de internacionalização de outras universidades no Brasil". Ele discorreu sobre o sistema de ensino superior brasileiro e sobre as políticas adotadas pela Unicesumar para buscar uma formação de qualidade.
O diretor de Relações Internacionais, Naamã Mendes, comentou que a visita dos intercambistas "é algo que vemos com muito carinho e queremos expandir ao máximo possível essa troca de experiências com as universidades japonesas".
No grupo, que realiza visita oficial ao município até neste sábado, estão as estudantes Nanaya Kageyama e Marina Tanaka, da Escola de Línguas Estrangerias da Universidade de Osaka e Ayuko Shirai, do curso de Ciências e Engenharia, da Universisade de Kinki. Também compõem a comitiva, a relações públicas Sarayka Morimoto, Yuma Minami e Yuriko Tanaka, que trabalham em empresas japonesas. As jovens manifestaram interesse pela música, cultura, culinária e o esporte brasileiros.
Toshihiro Nakashima, líder do grupo, ressaltou a amizade duradoura, "de 40 anos", entre as duas cidades co-irmãs, Maringá e Kakogawa, e disse que a intenção é intensificar ainda mais o intercâmbio de jovens. Segundo ele, 140 estudantes japoneses já se beneficiaram do convênio. Ele agradeceu a acolhida e desejou "constante progresso, saúde e felicidades para todos".
O grupo visitou a cozinha de Gastronomia, além de outros laboratórios e almoçou em seguida no restaurante escola Lev Grill.