Cursos de administração e gestão promovem I Mostra de Trabalhos


Ontem a noite foi movimentada para estudantes dos cursos de Administração, Recursos Humanos, Logística e Comércio Exterior. Eles participaram da I Mostra de Trabalhos, organizada pela coordenação, com a finalidade de apresentar a produção desenvolvida nas disciplinas de Estágio, no Projeto Integrador ou como Trabalho de Conclusão de Curso. A mostra aconteceu no térreo do bloco 8 com a apresentação de painéis e exposição oral.

Segundo a coordenadora dos cursos, professora Niceia Selete Silva, a intenção é melhorar a produção científica desses cursos, levando os alunos a trabalhar com mais pesquisa e aprofundamento nos temas de forma que possam aumentar também a publicação de artigos em revistas científicas. "Começamos o projeto este ano e a partir do próximo, vamos transformar em mostra científica", adiantou.

A professora Tânia Regina Corredato Periotto, coordenadora da mostra, explicou que os trabalhos expostos são casos reais de intervenções que os alunos fizeram em empresas da cidade, trazendo um bom resultado. "Tivemos trabalhos bastante ricos em que as empresas ao final adotaram os projetos dos alunos para melhorar seus serviços", contou ela.

A equipe de Aline Nunes e Sandra Levoratto, formandas de Administração, atendeu uma grande distribuidora de bebidas de Maringá e após levantar os problemas na área de armazenagem, coordenaram a implantação de um sistema de pallets, no qual a empresa investiu R$ 120 mil. "Apesar de ser forte na região, o sistema de armazenagem dessa empresa era ainda primário, ultrapassado e havia perdas de produtos devido ao mal acondicionamento. "Transformamos as condições daquele depósito", disseram as estudantes.

O professor Haroldo Misunaga também demonstrou entusiasmo com a mostra.  "Os resultados de alguns trabalhos apresentados aqui são muito interessantes para conhecimento do mercado, a exemplo de uma equipe de RH, bolsista do Programa de Iniciação Científica, que pesquisou sistemas de gestão por competência e constatou que existem em Maringá empresas que já adotam esse modelo, mais facilmente encontrado nos grandes centros. É uma demonstração de que Maringá é uma cidade com desenvolvimento avançado", comentou.

 "A troca de experiência e a possibilidade de multiplicá-la através de apresentações e interação com outros grupos que ainda irão passar pela mesma fase, favorecem o conhecimento prévio dos fatos e a construção crítica sob a realidade que está posta. A I Mostra de Trabalhos atende a isso quando se concebe como um espaço onde todos os acadêmicos têm a oportunidade de conhecer as frentes já investigadas e, a partir do que está posto, vislumbrar algo além e identificar situações que possam ainda ser estudadas, de forma que a prática subsidie a teoria absorvida em sala de aula e esta se consolide no âmbito da formação acadêmica dos alunos", concluiu a coordenadora da mostra.

Últimas notícias

Categorias