Alunos da Unicesumar estão integrados aos processos eleitorais

Instituição é certificada como “Universidade Amiga da Justiça Eleitoral”; estudantes passam por treinamento virtual

A UniCesumar tem agora uma conexão próxima com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).  A instituição acaba de receber o certificado de “Universidade Amiga da Justiça Eleitoral”.   Na prática, representa que os alunos estão integrados aos processos eleitorais.

“Essa parceria com o TRE possibilita aos alunos de todos os cursos participarem como mesários, fiscais e apoiadores em todos o processo no dia das eleições”, comenta Valdecir Antônio Simão, pró-reitor de Ensino e Diretor do Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da UniCesumar.

A mais recente participação da UniCesumar nesse processo foi em 2020, quando todos os contatos foram realizados remotamente pelo TRE-PR, devido à pandemia, sendo a primeira a realizar o convênio no Estado do Paraná. Os alunos receberam horas atividades (Atividades Complementares) pelo apoio no processo.  A parceria/convênio contempla os alunos do ensino presencial como a distância, nos polos do Paraná.

De acordo com o TRE, o certificado foi criado para estimular a participação dos jovens em todo o processo. Sendo assim, é possível aumentar o número de mesários voluntários com o oferecimento de, no mínimo, 30 e 60 horas extracurriculares aos estudantes que trabalharem no primeiro ou nos dois turnos das eleições, respectivamente.

Podem aderir ao projeto todas as instituições de ensino superior do Estado. Ainda de acordo com o TRE, projeto já conta com 46 universidades parceiras.

Os estudantes passam por treinamento virtual fornecido pela Justiça Eleitoral, desenvolvendo uma relação de parceria, troca de experiências e conhecimento. O convênio ainda prevê, como contrapartida, conversas presenciais sobre cidadania e democracia dos estudantes com servidores e autoridades, nas universidades, após as eleições.

Ainda segundo o TRE, além das horas extracurriculares, a experiência procura proporcionar aos estudantes o protagonismo no conhecimento do funcionamento da Justiça Eleitoral, do processo eleitoral, do voto consciente e da confiabilidade do sistema eletrônico de votação e, quem sabe, revelar novos talentos para a política.

Além disso, o projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral atende três objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030: Objetivo 4 (Educação de Qualidade), Objetivo 5 (Igualdade de Gênero), com o engajamento de lideranças femininas no processo eleitoral, e Objetivo 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes).