Unicesumar
Unicesumar

Alunos da UniCesumar se preparam para luta de robôs

Tradicional competição une teoria e prática num combate eletrizante entre robôs dentro de uma arena

Uma semana de muita ação e emoção na UniCesumar. Estudantes estão ansiosos pelo “Ultimate Fighting  Robot 2021”.  É a tão aguardada luta livre de robôs, um evento já tradicional na instituição,  bem no estilo UFC.

A competição vai o ocorrer entre terça e quinta-feira (16, 17 e 18/11)  das 20h40 às 21h no Hall do Bloco 8 da UniCesumar. Participam 18 robôs criados pelos alunos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Automação e Controle de Sistemas. A arena já está instalada.

O limite de peso de cada robô é 30 libras (cerca de 13.6 quilos). O regulamento prevê um round único de três minutos. Se não houver vencedor, ganha o robô que mais atacar ou se mostrar mais competitivo. De acordo com o coordenador dos cursos, Leandro Loureiro, a vitória ocorre quando um robô empurra o oponente para fora da arena ou quando consegue deixa-lo inoperante. “Neste caso, a luta poderá ser interrompida”, garante o coordenador.

Jair Junior Fernandes Araujo, aluno do 5°ano de Engenharia Mecânica, vai participar como locutor e competidor. “Fazer um robô de luta não é fácil. A gente tem que pensar em algo que vai aguentar as pancadas da luta contra um robô da mesma faixa de peso, porém, sem ter ideia de como ele vai ser, que armas o adversário terá”, analisa.

Muitos dos materiais utilizado nos robôs são reciclados, descartados por metalúrgicas. A concepção é uma oportunidade de aplicar na prática o que foi aprendido em sala de aula. “Tem que selecionar os mecanismos certos, saber desenhar cada peça para fazer os esforços corretos pra não quebrar. E ainda por cima, o robô tem que ser estável, de fácil controle”.

A estratégia é esconder a própria vulnerabilidade ou saber o ponto fraco do oponente. “O robô precisa ser travado antes da luta para evitar acionamentos acidentais. Só testamos em lugares seguros. Sabemos do tamanho do perigo que uma máquina oferece”,  conta Gabriel Gomes Ekuni, estudante do 6º Semestre de Engenharia de Automação e Controle de Sistemas.. “Se a gente não cumpre os requisitos de segurança, os professores já puxam nossa orelha ali mesmo”, brinca.

Ekuni,  junto com um grupo de estudantes da UniCesumar, administra canais nas redes sociais dedicados à luta de robôs. O grupo está no  instagram  (https://www.instagram.com/cromabots/),  Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCipQiv3sgwy-HqYKBn4RosQ)  e Facebook (https://www.facebook.com/CromaEventoOficial.

“Quem for pesquisar lutas de robôs na região de Maringá vai saber do nosso pioneirismo”, comemora. “Em nossas  páginas seguimos os lutadores e campeonatos de lutas robótica mais famosos do Brasil e do mundo”.

SERVIÇO:

Ultimate Fighting  Robot 2021

Terça, quarta e quinta-feira (16, 17 e 18/11)  das 20h40 às 21h no Hall do Bloco 8 da UniCesumar.

Últimas notícias

Categorias