Unicesumar
Unicesumar

Alunos de Comunicação encerram campanha solidária


Estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Cesumar fizeram repasse ao Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) de Sarandi de quase mil unidades de produtos de higiene que vão beneficiar famílias carentes do município. Entre os produtos arrecadados com a campanha "Solidariedade não entra em férias" estão desde sabonetes, cremes dentais e escovas de dente a desodorantes, shampoos e condicionadores.

A campanha "Solidariedade não entra em férias" foi idealizada pelos estudantes para ser realizada durante as férias de julho em parceria com o Sesi de Maringá, visando contribuir com o projeto Ìircuito da Higiene", que consistiu em trabalho de intervenção com profissionais de nutrição, enfermagem e odontologia junto a crianças atendidas pelo Peti.

As crianças receberam noções de higiene pessoal, de cuidados bucais, higienização de alimentos e utensílios de cozinha. Os estudantes de Jornalismo e Publicidade do Cesumar tiveram a ideia de colaborar com o projeto quando estavam produzindo um videodocumentário para o Sesi e ficaram sabendo da falta dos produtos básicos de higiene dentro das casas dessas crianças.

Reconhecimento

Para o diretor do Peti,  Ilson J. Souza, as doações são bastante oportunas. "Vamos separar todo o material coletado, montar os kits e entregar mediante a necessidade das famílias. Também vamos deixar o que sobrar dos produtos, que acredito que será uma boa quantia, para entregarmos conforme a demanda e também para uso diário das crianças aqui mesmo no PETI", explicou.

O estudante de jornalismo, Felipe Bacarin, disse que o grupo de alunos se sensibilizou bastante com a fragilidade social das crianças atendidas pelo programa. "Não imaginava que tão perto de nós poderia existir um grupo de crianças tão necessitadas. Víamos a situação deles com um nó na garganta e, ao mesmo tempo, as crianças não tiravam o sorriso do rosto", disse ele.

Objetivos do Milênio

O Peti atende 200 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos de idade em Sarandi. "O projeto Circuito da Higiene foi desenvolvido ao perceber que essas crianças chegavam ao local onde são atendidas sempre machucadas, com as mãos e os pés em más condições de higiene", conta a professora de educação física do Sesi, Juliana Soares Luiz. Segundo ela, os alunos do Cesumar foram muito responsáveis e deram uma contribuição fundamental ao projeto.

O "Circuito da Higiene" se propôs a atingir um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela  ONU (Organização das Nações Unidas)   como fundamentais para combater os maiores problemas mundiais. "O direcionamento no Sesi é para que trabalhemos voltados aos Objetivos da ONU. A falta de higiene é responsável por muitas doenças. Assim, incluímos esse nosso trabalho como o objetivo número 6, que visa combater a Aids, a malária e outras doenças no mundo", explicou Juliana.

Últimas notícias

Categorias