Alunos de Farmácia aprovados em mestrado da UEM

Os alunos Emerson José de Melo, Fábio Bahs Machado, Karine Zanoli e Ledyanne Francielle Casitas de Matos Silva, do curso de graduação em Farmácia e de especialização em Farmacologia do Cesumar, foram aprovados no curso de Mestrado em Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Maringá.  Eles vão ocupar quatro das doze vagas oferecidas no curso.

Além deles, foi aprovado o aluno de especialização em Farmacologia, Gérson Zanusso Júnior. Os alunos do Cesumar ficaram ainda com três das seis bolsas de estudo oferecidas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) para o mestrado. O critério para a conquista das bolsas foram as notas. Karine Zanoli ficou em segundo lugar, Gérson Zanusso em quinto  e Ledyanne de Matos Silva em sexto lugar.

Para a coordenadora do curso de Farmácia, Talma Fernandes, "essas aprovações, obtidas precocemente pelos acadêmicos, vêm demonstrar que nossos esforços para solidificar os conhecimentos durante o curso de graduação em Farmácia estão sendo magnificamente coroados".

A coordenadora entende ainda que são resultados naturais do processo de formação científica oferecido pelo Cesumar aos estudantes.  Os quatro alunos, que serão graduados em fevereiro,  participaram do Programa de Iniciação Científica do Cesumar – PICC e do Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Cesumar – PROBIC.

Segundo salientou Talma, em uma instituição de ensino superior, a Iniciação Científica e os projetos de Pesquisa são instrumentos que permitem introduzir os estudantes de graduação na pesquisa cientifica, é a possibilidade de colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa.

"O Cesumar tem ciência que a iniciação científica é um dever da instituição e não uma atividade eventual ou esporádica, permitindo aos alunos o desenvolvimento de competências que os capacite a pensar e solucionar problemas de forma crítica, reflexiva e com retorno social, atuando de forma ética e responsável, a partir de uma visão integradora de conhecimentos", enfatizou.

Para a coordenadora do curso de  Farmacologia, Eliane Mella, os conhecimentos da  especialização, que será concluída no ano que vem pelos alunos, também foram  importantes para que eles se saíssem bem na prova de mestrado.

Educação Física
A estudante Alessandra Carnelozi Prati, do curso de Educação Física, foi  aprovada para o mestrado de Educação Física da UEM. Assim como ela, as professoras Vânia Matias e Maria Aparecida Maia Coimbra.