Unicesumar
Unicesumar

Educação a distância aproxima professor e aluno

Com o avanço tecnológico, a educação a distância tem diminuído a distância entre o aluno e o professor e se firmado no cenário educacional. Dados do Censo Ead.br de 2008 apontam que, em quatro anos, as matrículas nessa modalidade triplicaram. No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), os alunos também são destaque. No comparativo entre 13 cursos de presencial e a distância, em sete alunos da EAD teve desempenho superior.


Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), publicada no jornal O Estado de S. Paulo, aponta que não há diferença no salário de quem fez curso técnico a distância e presencial. Para embasar os estudos, Marcelo Neri, da FGV, trabalhou com dados do IBGE, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2007 e da Pesquisa Mensal de Emprego dos últimos oito anos.


A coordenadora adjunta dos cursos de pós-graduação da EAD do Cesumar, Diene Eire Carneiro, aponta que essa pesquisa só reforça a importância da educação a distância na formação profissional. Para ela, esses resultados servem para quebrar preconceitos que algumas pessoas ainda têm com a modalidade.


A tecnologia, nessa modalidade, é utilizada para facilitar a interação. A EAD não é mais papel e texto; há hipertexto, vídeo, trechos de filme em alta resolução, animação, fóruns. Tudo para fazer que o aluno se sinta mais próximo do professor. De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação da EAD do Cesumar, Fabrício Lazilha, a instituição trabalha com o que há de mais moderno.


"Para o nosso modelo pedagógico, os equipamentos que temos nos atendem perfeitamente. Destaque para os quadros digitais, lousas eletrônicas, notebook para todos os professores, televisão de retorno, dentre outros", afirma.


Outro diferencial da EAD do Cesumar é o Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) disponível para ser acessado pelo celular. Esse dispositivo "desprende" o aluno da frente do computador. Participar dos fóruns, acessar o material acadêmico e visualizar material em PDF ficou mais fácil. As ferramentas virtuais ficam disponíveis para serem acessadas onde quer que o acadêmico esteja. Tudo via celular.


As aulas são geradas nos estúdios do Cesumar e transmitidas ao vivo para todos os polos. Os acadêmicos estudam em casa com o material didático impresso e digital. As aulas ficam armazenadas no sistema online do estudante, podendo ser assistidas quando necessário.


A Educação a Distância do Cesumar (Centro Universitário de Maringá) está com inscrições abertas para o processo seletivo. O Cesumar conta com nove opções de cursos de graduação e 10 de pós graduação na modalidade a distância

Últimas notícias

Categorias