Quer ser um profissional versátil e capacitado para trabalhar em qualquer área, planejando, gerenciando e controlando recursos e processos em uma empresa? Um bacharelado em Administração prepara o aluno para estas funções importantíssimas em qualquer organização.

Neste post, vamos mostrar o que faz um administrador, quais são suas oportunidades e como esse profissional pode se destacar no mercado.

Vamos lá?

https://youtu.be/Clfnda_K2h4

O papel do administrador

É ao administrador que cabem decisões estratégicas, táticas e operacionais em uma empresa. Para habilitar profissionais nestas funções, o curso de Administração oferece conteúdos que trabalham aspectos práticos e teóricos nas mais diversas áreas, qualificando o aluno em finanças, recursos humanos, marketing, tecnologia, logística e produção.

De acordo com o Guia do Estudante, o campo de trabalho de quem se forma em Administração é bastante amplo e até recém-formados devem encontrar poucas dificuldades para encontrar um emprego.

O Brasil possui 19 milhões de empresas ativas de diferentes portes, e todas necessitam, direta ou indiretamente, de um administrador. Mesmo em tempos de crise, esse graduado é uma peça-chave no mundo dos negócios, já que sua função principal é otimizar os recursos da organização.

Administração e o mercado de trabalho

Oportunidades de carreira

A faculdade de Administração qualifica o profissional para atuar em diversas áreas no gerenciamento de empresas privadas, públicas ou em organizações não governamentais (ONGs). Confira algumas possibilidades de colocação para o administrador:

1. Administração de Empresas

Esse profissional é responsável por coordenar todos os aspectos de uma empresa em específico, desde a folha organizacional dos funcionários até como se dá o desenvolvimento das mais diversas estratégias de mercado para a companhia.

2. Administração Financeira

Outra carreira mais comum entre os que se formam em Administração se dá no setor financeiro. Nesse campo, o profissional cuida das mais diversas atividades monetárias de um estabelecimento, como lucros, fluxo de caixa e capital de giro.

3. Administração de Recursos Humanos

Um dos setores que mais abarca e emprega formados em Administração. Nele, o profissional cuidará de todas as questões que envolvem a relação do funcionário com a empresa, como a realização de entrevistas, contratações, desenvolvimento de planos de salários e carreiras, além de sessões de treinamento.

4. Empreendedorismo

O profissional formado em Administração sai da faculdade com conhecimento suficiente para gerir o próprio negócio. Nesta área, o administrador criará e dirigirá negócios em geral, nos quais terá que medir oportunidades para desenvolver melhor a sua equipe.

5. Auditoria

Nesse campo, o profissional de Administração será responsável por acompanhar as mais diversas análises e exames nos mais diferentes tipos de documentos e informações que existem num determinado setor de uma empresa.

6. Gestão Ambiental

Quem se forma em Administração, mas tem um lado engajado nas questões ambientais, pode escolher essa carreira. O maior desafio dessa profissão é a luta pela preservação de todas as formas de vida no meio ambiente.

Para isso, você deverá executar e desenvolver projetos relacionados à área e estudar as leis e particularidades desse campo.

7. Gestão de Qualidade

O administrador que optar por seguir carreira em Gestão de Qualidade precisa lidar com os mais diversos processos industriais relacionados à venda e compra de serviços variados.

Além de otimizar processos produtivos e de administração, esse profissional também deve estar sempre atento ao bem-estar dos funcionários.

8. Administração Esportiva

Uma carreira indicada para quem é apaixonado por esportes. O profissional atua em todos os setores de times e equipes, além de definir políticas especiais e variadas para a modalidade em questão.

O curso Administração capacita o profissional a atuar em diversos ramos

Seja diferente para se destacar na área de Administração

Ainda que a carreira para quem faz Administração seja cheia de possibilidades, é preciso estar consciente de que essa é uma formação procurada por muitos jovens. De acordo com o Censo da Educação Superior, só em 2016, 99 mil alunos se formaram em Administração em todo o Brasil. Por isso, é preciso buscar meios para se destacar no mercado do trabalho.

Para se diferenciar nessa multidão, especialistas recomendam algumas estratégias:

1. Atividades extracurriculares

Tente participar de ações que vão além da sala de aula em entidades da faculdade, incubadoras de negócios, centro acadêmico, empresas juniores ou organizações de estudantes voltadas para desenvolver liderança e intercâmbio.

2. Idiomas

Investir em idiomas pode abrir portas para trabalhar em empresas grandes. Falar inglês é o mínimo, e a fluência em uma segunda e até mesmo em uma terceira língua é um grande diferencial, caso você queira uma posição numa multinacional, por exemplo.

3. Postura ética

A responsabilidade e o alinhamento com a ética também são diferenciais para o profissional de Administração. Atualmente, as chamadas soft skills pesam tanto quanto conhecimento técnico para entrar no mercado de trabalho. Algumas dessas qualidades, como a capacidade de trabalhar em equipe, resolver problemas e gerenciar o próprio tempo são muito valorizadas.

4. Boa comunicação

Conseguir se comunicar bem e ter boa escrita são habilidades de um bom profissional de Administração.

5. Capacidade de aprender sozinho

Ter capacidade de aprender sozinho é outro quesito importante. O profissional de Administração precisa estar disposto ao aprendizado contínuo, especialmente em uma função de gerenciamento de recursos ou pessoal.

6. Visão sistêmica

Cuidar da Administração do negócio não é suficiente. O profissional dessa área precisa ter visão do todo e buscar compreender mais do que a própria atividade.

O conselho de Renata Vichi, vice-presidente do Grupo CRM, é o seguinte: “Busque conhecimento e visão sistêmica de toda a cadeia. Eu cuidava do marketing, mas entendia como a folha do RH funcionava. Colocar-se na posição dos outros favorece um bom desempenho”.

7. Estágio

Colocar em prática as teorias vistas em sala de aula através de um estágio logo no início da faculdade e observar como profissionais agem na vida real é um ótimo meio de aprender efetivamente sobre Administração. De quebra, a experiência com um estágio já conta no currículo na hora de procurar um emprego.

8. Rede de contatos

O estágio pode ser um começo na construção de rede de contatos. Outras formas para começar a fazer seu networking é ajudando colegas de trabalho ou de classe de forma genuína, socializando (na vida real e online) e manter contato com pessoas com as quais você tem afinidade e admira.
Ficou interessado em se tornar um profissional tão versátil como um administrador? Clique aqui e saiba mais sobre o bacharelado em Administração da Unicesumar.

Administração e o mercado de trabalho

Avalie este post

Comentários

Comentários