Uma pessoa organizada, que gosta de trabalhar em equipe e sinta prazer em negociar e tomar decisões importantes. Esse é o perfil básico de quem se dá muito bem ao escolher um curso de Administração a distância.

Afinal, o administrador é o responsável por traduzir os objetivos de uma empresa em ações concretas. Para isso, ele encabeça o planejamento e direciona os esforços de seus liderados para alcançar os melhores resultados possíveis.

Neste post, iremos mostrar mais sobre o curso e as oportunidades que o graduado em Administração pode aproveitar no mercado de trabalho.

Descubra um pouco mais sobre o que pode ser o seu futuro!

https://youtu.be/Clfnda_K2h4

Por que fazer Administração a distância?

Como administrador profissional, você pode trabalhar em empresas de qualquer porte, desde micronegócios até multinacionais. Assim como pode exercer sua função tanto no setor público, quanto no privado ou sem fins lucrativos.

Em cada um desses casos, o curso de Administração a distância te capacita para ocupar diversas áreas dentro da organização. Essa lista inclui, mas não se restringe apenas a:

  • Cuidar do relacionamento entre empresa e funcionários nos Recursos Humanos;
  • Fazer a Gestão Financeira da instituição;
  • Ser responsável pelo Planejamento e Gestão Estratégica;
  • Definir conceitos e estratégias de Marketing;
  • Comandar os processos de Produção e Operações de produtos ou serviços prestados.

cta2-administracao

Principais disciplinas da graduação em Administração a distância

Para formar um profissional capaz de tudo isto, o curso deve abordar vários conhecimentos de maneira satisfatória. Você terá uma visão ampla de tudo que cerca a área, com conteúdo de ciências sociais, exatas e até mesmo noções de Direito.

Se isto acendeu sua curiosidade, não se preocupe! Vamos detalhar um pouco das principais matérias do nosso curso de Administração a distância.

Teoria Geral da Administração

Disciplina fundamental para entender o mundo da Administração. Também conhecida pela sigla TGA, é o momento de aprender sua história e suas principais teorias. Começando pelos estudos clássicos de Fayol, Taylor e Ford no início do século XX até abordagens mais recentes.

Matemática Financeira

Antes de mergulhar em análises mais complexas, é preciso retomar alguns conceitos básicos. O conteúdo de Matemática Financeira te prepara para disciplinas de economia, contabilidade e finanças que virão a seguir. Também condiciona o pensamento para um raciocínio mais lógico e racional.

Contabilidade Geral, Economia e Sociedade, Administração Financeira

Cada uma destas disciplinas apresenta conceitos básicos que permitem aprender o fundamental destas ciências. Em Contabilidade Geral, você será capaz de entender este tipo de dado e trabalhar com o patrimônio da organização. Além de saber utilizar estas informações na gestão financeira e estratégica da empresa.

Economia e Sociedade traz temas de teoria econômica, economia aplicada, história econômica e do pensamento econômico. Já Administração Financeira trata das bases de investimentos e administração de recursos de uma empresa.

Dentro dessas matérias é possível desenvolver habilidades de cálculo e apresentação de gráficos e tabelas para tornar os resultados mais claros de serem entendidos por gestores e outros interessados.

Introdução ao Direito Público e Privado e Legislação Empresarial

Conhecer as normas que regem o direito comercial é fundamental para a prestação de um bom serviço em Administração. Estas duas disciplinas são a porta de entrada para entender as bases legais da relação entre uma instituição e a sociedade.

A partir disso, você terá uma noção mais clara das principais regras trabalhistas, fiscais e outros princípios que regulam esse tipo de atividade.

Estatística

Outra disciplina que utiliza conhecimentos de matemática. Possibilita o registro, medição e análise de dados que podem ser úteis na hora de resolver problemas no dia a dia da organização. 

Empreendedorismo

Cada vez mais em destaque no mundo dos negócios, as competências de um bom empreendedor são também desenvolvidas no curso de Administração a distância. Desde saber planejar e executar o plano estratégico de um novo negócio até integrar outras experiências que você irá aprender durante o estudo.

o empreendedorismo tem destaque no curso de Administração a distância

Ciências Sociais e Ciências Políticas

Nem a Administração, nem a empresa que você trabalha estão isoladas da sociedade. Estas disciplinas ajudam na compreensão das relações humanas e em como estas definem o contexto em que a atividade profissional se desenvolve.

Apesar de nem sempre ter participação direta em como você desempenha sua função, o conhecimento adquirido nestas matérias é importante pano de fundo para a tomada de decisões.

Administração de Marketing

O ditado afirma que “a primeira impressão é a que fica”. E aqui é a hora de aprimorar as habilidades de análise do mercado e estratégias de preço, distribuição, publicidade e propaganda para deixar seu produto ou organização bem vistos por seus potenciais clientes.

O Marketing atua como a vitrine de uma empresa. Trabalhar seus conceitos é a forma mais eficiente de mostrar os valores e posicionamentos que a organização propõe no mercado.

Administração de Recursos Humanos

O principal recurso de uma instituição são as pessoas e a gestão de Recursos Humanos dedica-se a potencializar esse ativo. Nesta matéria, você aprende sobre questões funcionais, como cargos e salários, planos de carreira, benefícios e procedimentos de seleção e contratação.

Estudos do comportamento humano, aliados a teorias da administração, também são utilizados para definir importantes detalhes da sua empresa, como o comportamento ou a cultura organizacional.

Planejamento estratégico

Também conhecida como Administração Financeira. É quando você aprende estratégias de análise do mercado ou até da própria instituição, como a matriz de forças e fraquezas. Também são desenvolvidos outros aspectos, como a análise de cenários externos e internos e a revisão de planos e objetivos.

Administração da Produção, Administração de Materiais e Logística

Duas disciplinas que se preocupam com o gerenciamento da cadeia de produção. Juntos, esses dois setores cuidam de todo o processo, desde a compra de materiais até a distribuição do produto. Para isso, utilizam técnicas de registro e controle em cada etapa, procurando sempre a máxima eficiência.

Como fazer Administração a distância?

Como você viu, são bem diversos os conhecimentos e as oportunidades disponíveis para quem deseja cursar Administração. O profissional pode até mesmo ter a chance de experimentar vários destes papéis antes de encontrar aquele que mais tem a sua cara.

Ficou interessado na área? Não perca tempo e conheça mais detalhes de uma graduação em Administração a distância na Unicesumar!

Administração e o mercado de trabalho

Avalie este post

Comentários

Comentários