A imagem clássica do administrador é o gerente engravatado ou a gerente de terninho. Uma pose séria enquanto conversa com colaboradores ou apresenta resultados em reunião. Mas você realmente sabe o que faz quem se forma no curso de Administração?

São várias as possibilidades para esse profissional. Com uma formação generalista, o graduado em Administração está pronto para assumir diferentes responsabilidades dentro de uma organização.

Continue com a gente que vamos explicar as principais funções e áreas de atuação para quem faz o curso de Administração.

Administração e o mercado de trabalho

Funções do administrador

A maior responsabilidade deste profissional é gerenciar os recursos da empresa da melhor maneira possível. Ao mesmo tempo, deve garantir que os objetivos previamente definidos serão cumpridos, ou investigar o que impede isso de acontecer.

Para isso, deve dominar as funções básicas da profissão, que se desenvolvem em quatro frentes: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

Planejar significa definir os objetivos e traçar de que forma pretende-se alcançá-los. É a hora de estabelecer as bases de tudo que a instituição irá realizar a seguir.

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Sabendo onde se quer chegar, e de que jeito, é hora de preparar a estrutura para tornar isto possível. Organizar consiste em encontrar os recursos, materiais e de pessoal, que permitam à empresa realizar sua atividade com eficiência.

Com tudo no lugar, ainda é necessário cuidado para manter o trem nos trilhos. Neste momento o administrador deve saber trabalhar com sua equipe, deixando claro as tarefas e obrigações de cada um — em resumo, dirigir seus liderados.

Ao mesmo tempo, é importante saber como todos os processos aplicados estão afetando o resultado final. O controle do rendimento de cada setor é fundamental para que correções possam ser aplicadas em tempo hábil, evitando maiores erros ou desperdícios.

Possibilidades para quem faz o curso de Administração

Conhecendo essas funções, você já tem uma boa ideia de como um formando do curso de Administração pode contribuir em uma empresa. Ainda assim, vamos te ajudar. É hora de conhecer as principais áreas em que um administrador pode atuar.

Recursos Humanos

A boa execução dos planos da empresa depende de um profissional qualificado, mas também alinhado à cultura do lugar. Dessa forma, é vital que a seleção de novos funcionários consiga identificar aqueles que melhor entendam esses valores e a forma de trabalho. Existem bons motivos para escolher essa área.

O administrador voltado ao RH também deverá lidar com a política de cargos e salários, definindo planos de carreira para as posições existentes na companhia. Além disso, é responsável por treinamentos e outros tipos de capacitações que possam ser oferecidas.

Administração Financeira

Outra opção para o graduado no curso de Administração é cuidar das finanças de uma instituição. Esta pessoa irá gerenciar os recursos disponíveis, de olho no planejamento realizado.

São várias tarefas possíveis dentro da mesma colocação. De cuidar do orçamento e diagnósticos financeiros à análise do mercado de capital e de câmbio, passando pelas análises de crédito e risco e controladoria.

Quem se forma no curso de administração é preparado para lidar com finanças

Gestão Estratégica

Como você já deve ter percebido, pensar o futuro é um importante requisito para quem escolhe o curso de Administração. Mas planejar significa primeiro avaliar a sua própria situação atual. Nesse ponto entra o gestor estratégico, preparado para identificar falhas e oportunidades.

Este profissional deve ser capaz de ler a empresa e seu contexto para elaborar planos de ação bem detalhados a fim de atingir as metas propostas. As decisões podem envolver projetos de melhoria, responsabilidade social, ética empresarial e governança corporativa.

Administração de Produção e Operações

Mais acima, nós citamos o controle de desempenho como uma das funções gerais do administrador. Em algumas situações, porém, esse papel deve ser exercido por alguém dedicado exclusivamente a isso. Entra em cena o gestor da produção.

Seu principal esforço é garantir que toda a cadeia produtiva funcione perfeitamente, com qualidade e eficiência. É seu dever garantir que os insumos ou ferramentas sejam adequadamente disponibilizados e o resultado final esteja dentro dos parâmetros exigidos.

Além disso, este gestor pode ser responsável pela pesquisa de novos produtos e serviços ou processos que contribuam para a melhor execução das operações.

Logística

A logística preocupa-se com a aquisição de matéria-prima, a estocagem tanto desta quanto do produto final e a distribuição deste. Algumas vezes é realizada junto com a administração de produção, porém, sua preocupação estende-se a desenvolvimentos que ocorrem fora dos muros da empresa.

O administrador desta área, portanto, deve levar em conta fatores como transporte, os melhores canais de distribuição e, dependendo do setor, até mesmo condições de clima e tempo.

Marketing

Marketing é frequentemente associado à Comunicação, principalmente por sua face visível: os comerciais e grandes campanhas que encontramos na mídia. Parte importante deste trabalho, no entanto, pode ser feito por alguém que tenha um curso de Administração.

atuação nesta área se dá na montagem dos objetivos a serem alcançados e na avaliação do projeto durante sua vigência. Cabe ao administrador estabelecer o público-alvo e contribuir com maneiras de gerar uma imagem positiva da empresa no mercado.

Entender o consumidor, seus desejos e como atingi-lo é parte fundamental da estratégia e uma tarefa que pode ser designada a esse profissional. Outra atribuição que também merece destaque é a identificação de oportunidades que o departamento possa explorar para crescimento da marca.

Consultoria

Agir como consultor é uma alternativa que o administrador também pode buscar no mercado. Em linhas gerais, esse tipo de serviço envolve a análise dos processos em execução na instituição e a sugestão de melhorias ou modos de expandir o negócio.

O consultor pode tanto estar inserido no dia a dia da empresa, o chamado consultor interno, ou prestar serviços de forma autônoma, considerado um consultor externo. Cada caso tem vantagens e desvantagens, muitas vezes sendo usados em combinação.

O principal benefício do consultor para a empresa é ter alguém que possa olhar o todo sem estar diretamente envolvido com um setor específico. Dessa forma, espera-se que ele seja capaz de encontrar mecanismos para maximizar os resultados, tornando a empresa mais rentável.

Interessado em Administração?

Quem escolhe o curso de Administração tem um amplo leque de possibilidades no mercado de trabalho. Além das áreas listadas aqui, alguns setores ainda apresentam demandas específicas. É o caso do administrador esportivo, hoteleiro, hospitalar, entre tantos outros.

Achou que uma dessas áreas têm a sua cara? Saiba mais sobre como você também pode cursar uma graduação em Administração!

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