A imagem clássica do administrador é o gerente engravatado ou a gerente de terninho. Uma pose séria enquanto conversa com colaboradores ou apresenta resultados em reunião. Mas você realmente sabe o que faz quem se forma no curso de Administração?
São várias as possibilidades para esse profissional. Com uma formação generalista, o graduado em Administração está pronto para assumir diferentes responsabilidades dentro de uma organização.
Continue com a gente que vamos explicar as principais funções e áreas de atuação para quem faz o curso de Administração.
Funções do administrador
A maior responsabilidade deste profissional é gerenciar os recursos da empresa da melhor maneira possível. Ao mesmo tempo, deve garantir que os objetivos previamente definidos serão cumpridos, ou investigar o que impede isso de acontecer.
Para isso, deve dominar as funções básicas da profissão, que se desenvolvem em quatro frentes: Planejamento, Organização, Direção e Controle.
Planejar significa definir os objetivos e traçar de que forma pretende-se alcançá-los. É a hora de estabelecer as bases de tudo que a instituição irá realizar a seguir.
Sabendo onde se quer chegar, e de que jeito, é hora de preparar a estrutura para tornar isto possível. Organizar consiste em encontrar os recursos, materiais e de pessoal, que permitam à empresa realizar sua atividade com eficiência.
Com tudo no lugar, ainda é necessário cuidado para manter o trem nos trilhos. Neste momento o administrador deve saber trabalhar com sua equipe, deixando claro as tarefas e obrigações de cada um — em resumo, dirigir seus liderados.
Ao mesmo tempo, é importante saber como todos os processos aplicados estão afetando o resultado final. O controle do rendimento de cada setor é fundamental para que correções possam ser aplicadas em tempo hábil, evitando maiores erros ou desperdícios.
Possibilidades para quem faz o curso de Administração
Conhecendo essas funções, você já tem uma boa ideia de como um formando do curso de Administração pode contribuir em uma empresa. Ainda assim, vamos te ajudar. É hora de conhecer as principais áreas em que um administrador pode atuar.
Recursos Humanos
A boa execução dos planos da empresa depende de um profissional qualificado, mas também alinhado à cultura do lugar. Dessa forma, é vital que a seleção de novos funcionários consiga identificar aqueles que melhor entendam esses valores e a forma de trabalho. Existem bons motivos para escolher essa área.
O administrador voltado ao RH também deverá lidar com a política de cargos e salários, definindo planos de carreira para as posições existentes na companhia. Além disso, é responsável por treinamentos e outros tipos de capacitações que possam ser oferecidas.
Administração Financeira
Outra opção para o graduado no curso de Administração é cuidar das finanças de uma instituição. Esta pessoa irá gerenciar os recursos disponíveis, de olho no planejamento realizado.
São várias tarefas possíveis dentro da mesma colocação. De cuidar do orçamento e diagnósticos financeiros à análise do mercado de capital e de câmbio, passando pelas análises de crédito e risco e controladoria.
Gestão Estratégica
Como você já deve ter percebido, pensar o futuro é um importante requisito para quem escolhe o curso de Administração. Mas planejar significa primeiro avaliar a sua própria situação atual. Nesse ponto entra o gestor estratégico, preparado para identificar falhas e oportunidades.
Este profissional deve ser capaz de ler a empresa e seu contexto para elaborar planos de ação bem detalhados a fim de atingir as metas propostas. As decisões podem envolver projetos de melhoria, responsabilidade social, ética empresarial e governança corporativa.
Administração de Produção e Operações
Mais acima, nós citamos o controle de desempenho como uma das funções gerais do administrador. Em algumas situações, porém, esse papel deve ser exercido por alguém dedicado exclusivamente a isso. Entra em cena o gestor da produção.
Seu principal esforço é garantir que toda a cadeia produtiva funcione perfeitamente, com qualidade e eficiência. É seu dever garantir que os insumos ou ferramentas sejam adequadamente disponibilizados e o resultado final esteja dentro dos parâmetros exigidos.
Além disso, este gestor pode ser responsável pela pesquisa de novos produtos e serviços ou processos que contribuam para a melhor execução das operações.
Logística
A logística preocupa-se com a aquisição de matéria-prima, a estocagem tanto desta quanto do produto final e a distribuição deste. Algumas vezes é realizada junto com a administração de produção, porém, sua preocupação estende-se a desenvolvimentos que ocorrem fora dos muros da empresa.
O administrador desta área, portanto, deve levar em conta fatores como transporte, os melhores canais de distribuição e, dependendo do setor, até mesmo condições de clima e tempo.
Marketing
Marketing é frequentemente associado à Comunicação, principalmente por sua face visível: os comerciais e grandes campanhas que encontramos na mídia. Parte importante deste trabalho, no entanto, pode ser feito por alguém que tenha um curso de Administração.
A atuação nesta área se dá na montagem dos objetivos a serem alcançados e na avaliação do projeto durante sua vigência. Cabe ao administrador estabelecer o público-alvo e contribuir com maneiras de gerar uma imagem positiva da empresa no mercado.
Entender o consumidor, seus desejos e como atingi-lo é parte fundamental da estratégia e uma tarefa que pode ser designada a esse profissional. Outra atribuição que também merece destaque é a identificação de oportunidades que o departamento possa explorar para crescimento da marca.
Consultoria
Agir como consultor é uma alternativa que o administrador também pode buscar no mercado. Em linhas gerais, esse tipo de serviço envolve a análise dos processos em execução na instituição e a sugestão de melhorias ou modos de expandir o negócio.
O consultor pode tanto estar inserido no dia a dia da empresa, o chamado consultor interno, ou prestar serviços de forma autônoma, considerado um consultor externo. Cada caso tem vantagens e desvantagens, muitas vezes sendo usados em combinação.
O principal benefício do consultor para a empresa é ter alguém que possa olhar o todo sem estar diretamente envolvido com um setor específico. Dessa forma, espera-se que ele seja capaz de encontrar mecanismos para maximizar os resultados, tornando a empresa mais rentável.
Interessado em Administração?
Quem escolhe o curso de Administração tem um amplo leque de possibilidades no mercado de trabalho. Além das áreas listadas aqui, alguns setores ainda apresentam demandas específicas. É o caso do administrador esportivo, hoteleiro, hospitalar, entre tantos outros.
Achou que uma dessas áreas têm a sua cara? Saiba mais sobre como você também pode cursar uma graduação em Administração!