Concluir uma faculdade sem sair de casa é o sonho de muitos estudantes. Além de tornar o acesso mais amplo, essa possibilidade reduz diversos custos ligados à vida universitária. Por isso, muitas pessoas que desejam trabalhar com aspectos legislativos em sua carreira estão questionando: existe curso de Direito EAD?

Além de ser um formato de curso bem aguardado, a graduação em Direito atrai pessoas por conta do amplo mercado de trabalho que ela oferece. Desde cargos públicos até vagas no ambiente privado, é possível alcançar o sucesso em diversas escolhas na carreira como bacharel em Direito.

Se você quer saber se existe curso de Direito EAD, continue a leitura e confira nosso post!

Como é a faculdade de Direito?

Para quem está considerando essa possibilidade de carreira, o curso de Direito apresenta algumas diferenças conforme a instituição ou região em que você realiza essa formação. Contudo, existem características comuns a todos eles. Veja, a seguir, quais são os principais aspectos de uma faculdade de Direito.

Duração

Essa formação dura em média 5 anos, divididos em 10 semestres. Durante esse período, é necessário cumprir todos os requisitos exigidos pela instituição de ensino, tais como a aprovação nas disciplinas, a realização do estágio e o cumprimento dos demais créditos. Além disso, para exercer essa profissão é necessária a aprovação na prova da OAB para receber a autorização para advogar.

Matérias

No decorrer do curso, os estudantes têm acesso a diversas disciplinas que tratam da legislação em seus mais diversos aspectos. Isso inclui Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Civil, Direito do Trabalho, Direito Internacional e demais áreas necessárias para essa formação. Além disso, são trabalhados conhecimentos tangentes a essa profissão, como  língua portuguesa, ética profissional e ciência política.

Leitura e pesquisa

Como é impossível memorizar todas as leis e normatizações, uma parte importante do trabalho de um advogado se refere à leitura e à pesquisa. Por isso, dentro da faculdade, é normal ter acesso a uma grande quantidade de textos legais, decisões jurídicas, artigos acadêmicos e livros específicos. Isso permite desenvolver habilidades necessárias para encontrar e avaliar informações relevantes para o caso em questão.

Estágio e prática jurídica

Além de preparar o estudante para o mercado de trabalho, as instituições contribuem para ampliar suas habilidades por meio de oportunidades de estágio junto a órgãos públicos e privados. Como o trabalho é realizado sob a supervisão de profissionais experientes, essa é uma excelente oportunidade para ter uma vivência plena do dia a dia dessa profissão.

Como é o ensino EAD?

O Ensino a Distância (EAD) é uma modalidade educacional na qual os alunos aprendem por meio de recursos on-line. Entre as principais ferramentas utilizadas nesse formato estão as aulas virtuais, textos e até mesmo interações com professores e colegas de turma.

Essa modalidade pode oferecer aos alunos diversas facilidades, como mais flexibilidade na hora de se qualificar, menores custos relacionados aos processos de educação, aprendizado conforme o ritmo próprio e validade do diploma análoga à do presencial.

A formalização dessa modalidade já é antiga, sendo válida desde 1996 a partir de sua inclusão na Lei de Diretrizes e Bases (LDB). Além disso, já existem diversos cursos que são ofertados no EAD com alta qualidade de ensino.

Existe Direito EAD?

Diante de todos os benefícios que os cursos oferecidos na modalidade EAD apresentam, você pode estar se perguntando: “existem cursos de Direito a distância?”. A resposta é que ainda não.

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) não reconhece nenhum curso de Direito que seja oferecido na modalidade a distância. Por isso, se o seu sonho é se tornar um advogado e você não tem tempo ou flexibilidade para cursos presenciais, terá que aguardar a autorização do MEC.

Quais as expectativas para lançar o curso nessa modalidade?

Pelo menos a curto prazo, os cursos de Direito EAD ainda não estarão disponíveis para você se especializar. Portanto, é necessário ter paciência e investir em outras opções de cursos para se qualificar e conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho.

Quais as oportunidades na área de Direito?

Enquanto o curso de graduação em Direito não é liberado na modalidade EAD, existem muitas outras formações que permitem o ingresso na área jurídica. Siga a leitura e confira algumas opções para estudar no conforto de casa e ainda conseguir atuar em um mercado tão repleto de oportunidades como esse. 

Conselheiro Tutelar

O curso de graduação para se tornar um Conselheiro Tutelar é uma excelente alternativa para quem deseja atuar na proteção da criança e do adolescente. Ele apresenta uma duração de 2 anos e conta com um time repleto de professores que são mestres ou doutores em suas respectivas áreas.

Além de ser uma demanda de todas as regiões, esse tipo de profissional pode atuar junto a instituições públicas ou privadas que visam a proteção dos direitos humanos das crianças e adolescentes.

Segurança Pública

A graduação em Segurança Pública é responsável por qualificar o aluno na prestação de serviços essenciais para a manutenção de uma boa convivência da sociedade. Cabe a esses profissionais a administração de conflitos, o combate ao crime e a repressão da violência.

Ao concluir a formação, é possível atuar como consultor de segurança, na segurança da comunidade, na captação e gestão de recursos públicos, além da realização de pesquisas de campo.

Para quem tem interesse na área criminal, ainda é possível atuar como agente penitenciário. Com uma duração de 2 anos, o curso ainda conta com acesso gratuito a todo o material didático necessário.

Criminologia

Durante o curso de Tecnólogo em Criminologia, você desenvolverá as habilidades técnicas para atuar no meio das ciências penais, desenvolvendo as competências necessárias para investigar e analisar os fatores que influenciam atos criminosos.

Além disso, é possível mapear situações de risco e ampliar a compreensão de fenômenos dessa área. Ao concluir sua formação é possível atuar em cargos investigativos, sejam eles junto aos órgãos públicos, à polícia ou ao sistema judiciário.

Também é possível trabalhar dentro de prisões ou até mesmo na inteligência criminal e segurança cibernética. O curso tem uma duração de 2 anos e conta com professores especialistas nesse mercado. 

Serviços Jurídicos e Notariais

A graduação em Serviços Jurídicos e Notariais é responsável por preparar os alunos para realizar diversas ações ligadas à estrutura organizacional de todo o sistema jurídico, tais como cartórios, tabelionatos, órgãos públicos e departamentos jurídicos.

Além disso, cabe a esses profissionais o trabalho de assistência jurídica aos advogados, auxiliando em atividades do seu cotidiano.

Ao concluir o curso, você consegue atuar em diferentes áreas específicas, como serviço de escrituras, registros, contratos, procedimentos administrativos, atividades tributárias e muitas outras opções. Com duração de 2 anos, você consegue fazer o curso remotamente e ter acesso ao material com internet totalmente gratuita.

Gestão de Segurança Privada

Fazer Gestão de Segurança Privada na EAD UniCesumar é uma ótima opção para proteger os interesses tanto de empresas quanto de pessoas. Por meio desse curso, você aprenderá a avaliar e identificar riscos de segurança, além de desenvolver planos de ações preventivas.

Assim, torna-se possível cuidar do patrimônio, da imagem e da vida das pessoas. O curso tem duração de 2 anos e, assim como Serviço Social, alcançou nota máxima na avaliação do MEC.

Serviço Social

Está procurando um curso que pode te oferecer uma boa demanda pelo seu trabalho? Então, escolher Serviço Social é uma ótima alternativa. Há espaço tanto no setor público quanto no privado.

Por exemplo, você pode trabalhar no Ministério Público, em Juizados, Promotoria e em empresas privadas. Essa graduação da EAD UniCesumar tem duração de 4 anos e tem nota máxima na avaliação do MEC. Vale a pena considerar fazer esse curso para entrar no mercado de trabalho.

Investigação Forense E Perícia Criminal

Esse curso de graduação é destinado para pessoas que querem aprender mais sobre as leis das ciências forenses. Além disso, ele ensina a elaborar perícias, laudos e até mesmo pareceres.

A duração dele é de 2 anos e meio e, após esse período, você já começa a desempenhar a sua nova profissão. Vale destacar que, ao escolher fazer o curso na EAD UniCesumar, você terá professores mestres e doutores.

Entendeu por que ainda não existe um curso de Direito EAD e quais são as expectativas para a criação dessa opção? Enquanto essa oportunidade não surge, vale a pena investir em alternativas para concluir o seu curso superior e começar a construir uma carreira de sucesso.Quer conhecer algumas opções de cursos a distância? Então, visite nosso site agora mesmo e veja todas as alternativas!

Avalie este post

Comentários

Comentários