A Administração é, indiscutivelmente, uma das carreiras mais buscadas pelos brasileiros. Para você ter uma noção, esse curso de graduação está entre os quatro primeiros colocados em número de matrículas, de acordo com o Censo da Educação Superior 2020 –– tanto nas faculdades federais quanto nas particulares, no presencial ou EAD.

Sabe o que isso significa? Que, diante de tamanha concorrência, é preciso buscar diferenciais para conquistar as melhores oportunidades do mercado de trabalho. Para isso, tão importante quanto fazer um curso superior de qualidade é conhecer as principais áreas da Administração. Assim, você já vai ter uma ideia de qual combina com seu perfil e poderá investir no aprendizado de forma mais direcionada.

E é este o convite que fazemos a você hoje! Continue conosco e descubra entre quais áreas de atuação da Administração o profissional pode escolher quando pega o diploma em mãos.

1. Gestão financeira

Crises e cenários atípicos provocam muitas mudanças no mercado de trabalho. Principalmente nesses casos, as empresas precisam utilizar bem os seus recursos financeiros para manter o funcionamento e, se possível, um ritmo de crescimento. O administrador é uma peça-chave dessa estratégia.

Enquanto gestor financeiro, o profissional acompanha o que entra e sai de capital, busca a maximização dos lucros e direciona os investimentos. Também cuida do pagamento dos colaboradores e da distribuição de orçamento para cada departamento.

2. Recursos humanos

Também em cenários de crise, as empresas precisam cuidar de seus talentos, para que não sejam atraídos para a concorrência. Com os conhecimentos adquiridos em gestão de pessoas, o administrador pode integrar a equipe de RH e coordenar recrutamento e seleção, treinamentos internos, cultura organizacional etc.

Ele trabalha junto ao colaborador na elaboração de um plano de carreira e o ajuda nessa jornada dentro da organização. A comunicação interna também é uma de suas responsabilidades, sendo uma ponte entre os funcionários e a gestão.

3. Logística

Você já pensou nas rotas que uma mercadoria faz desde a fabricação até chegar a nossas casas? Transporte de produtos e matérias-prima, estoque, organização e afins são de responsabilidade do profissional que escolheu essa área da Administração. O principal intuito é otimizar todos os processos do negócio e reduzir prejuízos, desperdícios, desvios etc.

O administrador também observa os processos de perto, para garantir a segurança dos colaboradores e dos produtos. Outro encargo diz respeito à qualidade das mercadorias, que deve levar excelência aos consumidores, para não danificar a imagem da marca.

4. Auditoria

Falamos em qualidade, e essa é uma das grandes preocupações das companhias. Tanto é que organizam auditorias internas ou contratam profissionais para realizar essa fiscalização. Entre as atribuições dessa função, podemos listar:

  • análise dos procedimentos adotados em cada setor;
  • conferência do atendimento às legislações e normas éticas e de segurança (compliance);
  • acompanhamento de metas organizacionais;
  • prevenção de cenários de equívocos ou procedimentos falhos.

5. Comércio exterior

Se você fez curso de inglês desde a infância, aprendeu sozinho ou apenas tem muita facilidade com outros idiomas, talvez essa seja uma boa opção de carreira. Por mais que exista um curso dedicado ao comércio exterior, devido à diversidade de suas características profissionais, o administrador consegue atuar de forma bem estratégica nessa área.

Suas habilidades de negociação são essenciais para tratar de importações, exportações, contato com fornecedores, análises de mercado e assim por diante. As multinacionais são os principais postos de trabalho para o profissional que deseja atuar nesse segmento.

6. Marketing

Para conquistar diferencial competitivo, as companhias precisam oferecer o melhor para seu público. Mas não só isso: os consumidores devem saber desses benefícios e ter a marca em mente. É aí que entra o poder de influência do Marketing. Principalmente com as ferramentas da internet, é possível estar onde essas pessoas estão, dialogando na linguagem delas.

Elaborar campanhas de Marketing, entender o público, produzir conteúdos de relevância, coordenar as redes sociais: essas são apenas algumas das funções do profissional que assume um cargo nessa área da Administração.

7. Vendas

Para que os produtos ou serviços convençam o consumidor, o time de vendas deve atuar com o de Marketing. Afinal, alguém precisa concluir o negócio, certo? A ideia é apresentar as vantagens e os motivos pelos quais a compra é vantajosa, usando técnicas de persuasão, comunicação eficiente etc.

Tudo que é relativo a preço, prazo e condições de pagamento fica a cargo do administrador que assume a função. Ele também pode atuar como um consultor, preparando novos vendedores para os desafios e tendências dessa área.

8. Relacionamento com o cliente

Já ouviu falar em Customer Success? Esse termo tem sido recorrente nas empresas, que têm como principal objetivo reter seus clientes. O profissional desse setor cuida do relacionamento entre a marca e seu público, colocando-se à disposição para ouvir, buscar soluções para possíveis problemas na parceria e oferecer, assim, o melhor produto ou serviço.

O responsável por essa área da Administração cuida para que o negócio seja benéfico tanto para a empresa quanto para o cliente –– que se torna um promotor natural da marca e facilita as ações de Marketing posteriormente. 

Como você pode notar, os três últimos segmentos que abordamos são intimamente relacionados e dão ao profissional muitas oportunidades de atuação estratégica.

9. Gestão da informação

Por fim, pode ser que, na hora de escolher a graduação, você fique em dúvida entre o curso de Administração e algum de tecnologia. Pois saiba que dá para aliar as duas áreas ao seguir carreira em Gestão da Informação. Nessa função, o administrador fica responsável por comandar equipes de TI e, em alguns casos, os dados das empresas.

Com uma compreensão geral do funcionamento de uma companhia, esse profissional consegue tomar decisões mais acertadas com base em informações reais. Para isso, é interessante acompanhar as tendências de tecnologia e de análise de dados, estudando, sobretudo, metodologias ágeis.

Para atuar de forma decisiva e estratégica em qualquer uma dessas áreas da Administração, nada melhor do que investir em qualificação. Isso começa já na graduação, que potencializa suas competências quando cursada em uma instituição de excelência, reconhecida pelo MEC. 

Então, que tal estudar na Uni? Além de todas essas vantagens, ainda oferecemos o ensino a distância, garantindo flexibilidade à sua rotina!

Sentiu interesse por alguma dessas áreas da Administração e quer fazer o curso na EAD UniCesumar, conquistando um grande diferencial no currículo? Acesse para saber mais sobre o curso!

Avalie este post

Comentários

Comentários