Você já entrou em contato com uma empresa, de forma on-line, e as coisas fluíram naturalmente? Tudo funcionou bem, você conseguiu fazer o que queria de maneira segura e assertiva? Pois bem, provavelmente essa empresa na qual você teve contato já atingiu um certo nível de maturidade digital.

Empresas maduras digitalmente não só tem um posicionamento sólido de marketing digital, mas também atuam diretamente para promover a satisfação de seus clientes, inclusive na proteção de seus dados. E, claro, no final, têm um resultado financeiro muito positivo por conta disso.

Neste post, você vai entender um pouco mais sobre a Maturidade Digital, um conceito que faz toda a diferença no sucesso de uma empresa. Além disso, você também vai entender como os profissionais de TI fazem parte de todo esse processo. Vamos lá?

O que é maturidade digital?

Uma empresa madura digitalmente é aquela que tem um processo de transformação digital acelerado e é capaz de aproveitar todo o potencial das redes. Ou seja, ela sabe lidar com seus clientes em processos on-line, facilitando a vida (e a eventual compra) dessas pessoas, e está em constante aprendizado e evolução.

Para chegar ao ponto de Maturidade Digital, de acordo com o Google, é necessário se atentar a 6 pontos-chave:

  1. Pessoas: para montar um time qualificado e capaz de analisar dados e transformá-los em insights poderosos;
  2. Cultura: que valoriza o aprendizado e enxerga os riscos como oportunidades de fazer diferente (sempre baseado em dados!);
  3. Dados: utilizados para oferecer uma experiência cada vez melhor para os clientes;
  4. Mensuração: para fazer as escolhas corretas, sem espaço para achismos ou opiniões sem embasamento;
  5. Parcerias: entre as diferentes equipes para alcançar o objetivo e gerar mais valor para os clientes;
  6. Cliente no centro: pensando que todas as ações, direta ou indiretamente, devem ter como objetivo ganhar a confiança do seu cliente. Se esse não for o objetivo, talvez seja interessante repensá-la.

Portanto, para o sucesso de uma empresa digitalmente, é fundamental ter uma visão estratégica da tecnologia. Vale apostar pesado em domínio de dados, prezando pela segurança e experiência do usuário, trabalhando a cooperação entre os parceiros, apresentando fluxos de trabalho inteligentes e produtivos, além de uma rede de talentos experiente e focada no cliente.

Tudo isso inserido em uma infraestrutura que, claro, garante a qualidade do trabalho de cada pessoa envolvida nos processos.

Por que é interessante para as empresas?

Além de fortalecer os laços e a confiança do público, que se sente cuidado e importante, e embasar o trabalho de seus colaboradores, a Maturidade Digital também resulta em retorno financeiro para o negócio.

Uma pesquisa do Boston Consulting Group (BCG), em parceria com o Google, mostrou que companhias mais evoluídas no processo de maturidade digital têm uma receita 18% maior. Além disso, elas conseguiram enxugar 29% de seus custos e ainda duplicaram a participação no mercado.

Durante a pandemia, a importância da maturidade digital ficou ainda mais evidente. Na América Latina, as vendas on-line aumentaram 54%, de acordo com o Euromonitor. No Brasil, esse dado foi ainda maior, chegando a um crescimento de 61% em relação às vendas nos anos anteriores.

E, claro, empresas mais maduras digitalmente saíram na frente na busca por esses compradores.

Na Unicesumar, a maturidade digital é coisa séria!

Recentemente, a equipe de Digital da Unicesumar recebeu a régua gMaturity, do Google, que mede o nível de maturidade digital alcançado por uma empresa é um verdadeiro reconhecimento para o investimento da empresa nesse ambiente tão importante para a marca.

Aqui, nós temos profissionais responsáveis e dedicados especialmente para manter a atenção em cada um dos pontos-chave da nossa Maturidade Digital.

Desenvolvemos estratégias de marketing orientadas por dados para monetizar e expandir nossos negócios, utilizamos automação e tecnologias integradas, e incentivamos uma cultura de experimentação. Além disso, nossos talentos são superqualificados e nosso principal foco, sempre, é a experiência do nosso aluno.

Dessa forma, conseguimos alcançar os nossos objetivos e nos destacamos pela nossa evolução constante em Maturidade Digital. E o reconhecimento veio de quem mais conhece do assunto: o Google.

E onde o profissional de TI entra nessa jogada?

Para manter tudo funcionando normalmente e com a qualidade necessária, as empresas precisam de profissionais dedicados e especialistas. E, quando se trata de tantos dados presentes em um grande mundo digital, a pessoa que tem conhecimento em Tecnologia da Informação, a famosa TI, ganha um espaço gigantesco.

É função desse pessoal estar diariamente atento e se certificar que a empresa está seguindo todas as regras e políticas de privacidade, antes do conteúdo decolar.

Lembre-se: manter a segurança dos dados dos clientes e garantir a privacidade dos usuários é essencial para os negócios que querem alcançar um nível elevado de Maturidade Digital.  Não dá para abrir mão disso!

Cursos como Ciência de Dados e Análise de Comportamento, Gestão da Tecnologia da Informação, Redes de Computadores e Sistemas para Internet podem ser uma boa alternativa para quem busca uma oportunidade na área. E tem muito espaço para entrar no mercado e crescer na profissão!

Para conhecer todos as Graduações da área, é só acessar nossa página de inscrição. Estamos te esperando! 😉


Avalie este post

Comentários

Comentários