O mercado de Gestão de TI está aquecido e buscando profissionais para ocupar as milhares de vagas abertas no setor.

Os noticiários evidenciam os desafios das empresas brasileiras que precisam desses profissionais para as suas operações. A manchete é recorrente: o mercado de TI tem vagas sobrando e faltam profissionais qualificados para preenchê-las.

Se você está pensando em seguir carreira em TI, não deixe de ler este post! Preparamos este artigo para você conhecer um pouco mais sobre o mercado de trabalho em Gestão da Tecnologia da Informação, as funções do profissional dessa área e a remuneração do setor. Acompanhe!
cta_2_gestao-ti

O que é Gestão de TI?

Ligado à informática, o papel da Gestão de TI é gerar valor ao negócio por meio da tecnologia. Envolve administração e infraestrutura e tem a função primordial de tornar a empresa mais atuante, sustentável e competitiva no mercado.

A área de TI não é mais vista como uma simples ferramenta e passou a ter uma função mais estratégica. Afinal, as empresas precisam criar vantagens competitivas para se destacar no mercado e aumentar seu faturamento. Diante desse cenário, a Gestão de TI colabora com o suporte e desenvolvimento de novos produtos, serviços e modelos de negócios.

https://www.youtube.com/watch?v=brE-9AYXDqw&feature=youtu.be

Quais as principais funções do profissional da área?

O profissional de Gestão da Tecnologia da Informação tem funções variadas, dependendo do tamanho da empresa e da maturidade da Gestão de TI.

Em empresas novas, ele é responsável por providenciar sistemas e tecnologias que otimizem a gestão do empreendimento. Em grandes corporações, ele é encarregado da definição de estratégias e inovações para gerar novas formas de negócio.

As diversas atividades que o profissional de Gestão de TI é capaz de executar são:

  • determinar quais serviços e sistemas computacionais serão utilizados na gestão da empresa;
  • controlar e monitorar sistemas de informação informatizados;
  • planejar sistemas de informação e avaliar seu nível de segurança e qualidade;
  • atuar na implementação, operação e manutenção de softwares;
  • gerir núcleos e centros de TI;
  • implantar e documentar rotinas;
  • gerenciar os recursos humanos da Gestão de TI;
  • diagnosticar e solucionar problemas do sistema e da rede;
  • determinar estratégias de uso da informática para otimizar o desempenho dos setores da empresa.

É importante ressaltar o que gestor de TI também deve realizar a conexão das suas atividades com as estratégias do negócio. É fundamental que o profissional tenha uma boa visão das tecnologias e conte com o apoio de técnicos especialistas. Assim, ele pode deixar as atividades operacionais com os técnicos e dedicar um tempo para a gestão estratégica.

Qual a média salarial em Gestão de TI?

Segundo o Guia de Profissões e Salários da Catho, a média salarial de um gestor de tecnologia da informação é de R$ 9.145,13 no Brasil. Já a remuneração média de um diretor de TI é de R$ 16.666,67. No entanto, esses valores podem aumentar consideravelmente dependendo do ramo, das responsabilidades e da empresa que contrata o profissional.

Quais as oportunidades disponíveis no setor de TI?

O profissional de TI é bastante procurado pelo mercado. Os constantes avanços tecnológicos motivam a busca contínua por esses profissionais. Segundo o estudo realizado pela Cisco, há uma demanda crescente para a área de TI, mas não há mão de obra qualificada.

Uma reportagem do Jornal da Globo afirmou que este é um dos setores que não pararam de contratar no Brasil. Há oportunidades de trabalho em diversos estados do país para iniciantes na área e também para quem já é experiente.

Gestão de TI: oportunidades

Quais são as áreas de atuação em alta no mercado de TI?

Existem diversas áreas em evidência e repletas de desafios no setor. Confira as que estarão em alta até 2020:

Programação

As empresas continuam com dificuldades para encontrar profissionais com as competências em programação necessárias para o desenvolvimento do negócio. Quem tem interesse por esta área deve procurar se especializar nas seguintes linguagens: Java, JavaScript, Ruby, Ruby on Rails, Python e Perl.

Segurança

Garantir a segurança no armazenamento de dados e nas transações on-line é uma preocupação constante. O número de ataques às informações sensíveis de empresas e pessoas está aumentando e novos casos de ransomware surgem frequentemente.

A segurança em TI está em destaque e receberá mais investimentos para o aperfeiçoamento de suas técnicas e sistemas. Os profissionais que optarem por se especializar nesta área encontrarão boas oportunidades e excelente remuneração.

Arquitetura de Dados

Devido ao volume de informação que circula hoje em dia, a necessidade de profissionais especializados em arquitetura de dados aumentou. Isso porque eles são capazes de projetar e estruturar grupos de dados e informações de uma empresa.

Com isso, os custos de armazenamento e distribuição são reduzidos, o uso da informação é otimizado e a administração é facilitada. Uma arquitetura de dados eficiente permite que os objetivos traçados no planejamento estratégico sejam alcançados.

Computação em Nuvem

De acordo com a Cisco, o tráfego de dados da computação em nuvem vai quadruplicar até 2019. Cada vez mais, organizações públicas e privadas e indivíduos armazenam seus dados e utilizam serviços na nuvem. Com tanta informação circulando, esta área continuará em alta por muitos anos.

Qual é o curso recomendado para Gestão de TI?

Como é um setor que precisa de profissionais qualificados, e a Gestão de TI é uma posição de alta hierarquia, é preciso ter um curso de nível superior na área.

O curso de Gestão da Tecnologia da Informação é um pré-requisito exigido pelas empresas para contratação de gestores e diretores. O objetivo do curso é formar profissionais aptos para administrar os recursos de infraestrutura física e lógica dos ambientes informatizados. Além disso, o profissional também é capaz de compreender a dinâmica empresarial dos mercados de TI mais exigentes.

Além da graduação, algumas certificações específicas da área também costumam ser solicitadas pelo mercado. Portanto, invista no curso superior e nas certificações exigidas para o cargo e área que deseja trabalhar após os estudos.

O mercado de TI apresenta diversas oportunidades para profissionais iniciantes e experientes. Buscar uma formação em uma instituição de ensino de qualidade e atualizar-se constantemente é fundamental para ter sucesso no setor.

Agora que você já conhece o mercado de Gestão de TI, que tal conhecer em detalhes o curso de Gestão da Tecnologia da Informação?

Avalie este post

Comentários

Comentários