A profissão de biomédico sempre foi relevante, mas nunca esteve tão em alta quanto ultimamente. Afinal, a chegada da pandemia mostrou a toda a população o quanto a área da saúde é indispensável e necessita dos conhecimentos proporcionados pela Ciência e pelas pesquisas. 

No entanto, além de definir um curso, você precisa saber escolher a instituição na qual estudará, caso tenha a intenção de ser um profissional diferenciado. Fazer Biomedicina na EAD Unicesumar proporciona mais oportunidades à carreira, já que a faculdade é bem reconhecida, conta com ótima infraestrutura e tem alguns dos melhores professores do mercado.

Sidney Edson M. Junior é coordenador do curso de Biomedicina da EAD Unicesumar e trouxe para a gente informações mais detalhadas da graduação, para ajudar você a tomar uma das decisões mais importantes de sua vida. Continue a leitura!

Como é o curso de Biomedicina na EAD Unicesumar?

Doenças, vírus, bactérias, tratamentos, medicações, cura, exames médicos, compostos químicos. Cursar Biomedicina EAD é fazer uma imersão em assuntos que se preocupam com a saúde e o bem-estar. Afinal, como o termo sugere, a graduação é uma mistura de Biologia com Medicina. 

A graduação em Biomedicina na EAD Unicesumar conta com metodologia híbrida: parte do curso pode ser feita no modelo online, e parte, no presencial. A duração total é de 4 anos, e o diploma é do tipo bacharelado.

Além de o híbrido ser uma tendência no ensino superior, ele facilita a rotina do aluno, que pode contar com mais praticidade e liberdade. “Quem entra em EAD costuma ter certa limitação de tempo. Na nossa graduação, o aluno tem a possibilidade de iniciar estudando a distância e só depois ingressar na prática presencial”, afirma o Coordenador.

A estrutura da metodologia híbrida

O início da graduação — 1º e 2º anos — é de aulas 100% online. O aluno utiliza uma plataforma moderna para assistir a elas, tem acompanhamento pedagógico, conta com ajuda de tutores e tem acesso a recursos como inteligência artificial e games, tudo para deixar a aprendizagem mais dinâmica. Há provas e atividades que valem pontos, mas tudo realizado pela própria plataforma.

Mais para o fim, é necessário ir presencialmente à faculdade. “A partir do 3º ano, organizamos semanalmente um horário para as atividades presenciais, que são disciplinas que exigem prática e estágio, além de serem necessárias para proporcionar as habilidades e competências de um biomédico”, completa Sidney. 

Por que escolher a EAD Unicesumar?

O curso da Unicesumar une características que o tornam o mais vantajoso do mercado. Veja algumas a seguir!

Corpo docente

Que tal aprender com os melhores professores? Na EAD Unicesumar, todos estão preparados e atualizados. Eles contam com um conhecimento teórico aprofundado na matéria e dominam a parte prática.

“Todos são qualificados. Os professores têm, no mínimo, mestrado. E há vários com doutorado. Aqui, nos preocupamos com a qualidade de ensino. Nós, coordenadores, temos um trabalho intenso nesse sentido, com o objetivo de proporcionar aos alunos a melhor experiência. Estou há 20 anos na Unicesumar, e essa é a principal cobrança. Queremos que nossos alunos se transformem em profissionais diferenciados”, explica Sidney.

Grade curricular

Além do corpo docente, a matriz curricular também ganha destaque. Ela segue as diretrizes nacionais e as exigências do Ministério da Educação (MEC). Portanto, é generalista, para proporcionar um conhecimento nas mais diversas áreas, levando o aluno a ter uma visão ampla sobre suas possibilidades de atuação. 

Biologia Molecular e Forense, Biomedicina Estética e Cosmetologia e Biotecnologia e Reprodução Humana são exemplos de disciplinas que você pode encontrar por aqui.

Flexibilidade

A flexibilidade tem sido uma característica cada vez mais valorizada, pois o estudante de hoje tem um ritmo de vida bastante acelerado. 

O aumento das tecnologias e a disseminação do home office são fatores que também contribuem para a mudança de perfil do universitário atual, evidenciando que não faz mais muito sentido ter que enfrentar trânsito ou pegar transporte todos os dias para ter uma formação superior. 

Mais do que um diploma, hoje, as pessoas querem comodidade e liberdade para organizar as obrigações da vida. “Em Biomedicina na EAD Unicesumar, o aluno pode gerenciar o próprio estudo. Vemos que, principalmente no pós-pandemia, o ensino a distância tem ganhado essa força”, afirma o Coordenador.

A facilidade também existe no momento do vestibular. Aqui, você faz a inscrição e a prova online, sem precisar se preocupar em sair de casa. O resultado é divulgado bem rapidamente, e, caso não tenha conseguido ir bem na primeira vez, dá para tentar outras. 

Mercado de trabalho

Um dos pontos mais importantes ao escolher uma instituição de ensino superior é avaliar se ela prepara o estudante para o mercado de trabalho. Afinal, as pessoas estudam como o objetivo de ingressar em uma profissão.

A EAD Unicesumar está por dentro das principais oportunidades existentes; por isso, sempre se atualiza, a fim de proporcionar a melhor preparação. As disciplinas, então, são focadas em habilitar para as principais carreiras.

Uma das áreas mais tradicionais do profissional de Biomedicina é a de análises clínicas, responsável pelos diagnósticos dos pacientes. “Quando se pensa em um exame de sangue ou urina, temos o biomédico no meio. Ainda nessa área, ele pode trabalhar com radiologia”, explica Sidney.

O curso também tem se mostrado bem atual! Com o preparo em pesquisas, diagnósticos e tratamento relacionados à Covid-19, os alunos têm percebido que essa é uma profissão que faz toda diferença no momento. 

A perfusão extracorpórea, por exemplo, é uma habilidade do profissional da área que tem colaborado para a vida de muitos pacientes — e, para trabalhar com respiração artificial, a formação em Biomedicina é fundamental. “Essa é uma responsabilidade do biomédico, como muitas outras. Existem mais de 30 áreas de atuação, como saúde estética, docência e perícia criminal”, informa o coordenador.

Qualidade da instituição

Existe um mito sobre cursos online. Algumas pessoas acreditam que eles são mais fáceis e podem ser cursados sem tanta seriedade. Biomedicina na EAD Unicesumar passa longe de ser uma graduação desse tipo. “Não é um curso simples. É preciso estudar bastante. Aqui, o aluno tem o melhor do ensino a distância e o melhor do ensino presencial”, afirma Sidney.

Não é à toa que o MEC deu à faculdade conceito institucional 5, que é a nota máxima. Esse é um grande reconhecimento para nós e confirma que todo o nosso esforço para tornar a instituição uma das melhores do mercado está valendo a pena.

Enfim, escolher o curso de Biomedicina na EAD Unicesumar é investir no próprio futuro. Preocupar-se com esse detalhe desde o início da graduação certamente fará você ter ótimas conquistas na carreira. 

Aproveite que está aqui e já garanta a sua inscrição para o vestibular online de Biomedicina da EAD Unicesumar!

Avalie este post

Comentários

Comentários