A área da tecnologia é uma das mais promissoras, tanto no presente quanto no futuro. Por isso, muitas pessoas estão pensando em escolher uma carreira de TI. Além de altas perspectivas salariais, essa profissão oferece diversos benefícios, como a liberdade geográfica e a alternativa de trabalhar em vários projetos.

Independentemente das suas escolhas profissionais, é importante pesquisar bastante sobre essa possibilidade de carreira e entender o mercado que lhe aguarda.

Para trazer maior clareza com relação ao tema, convidamos Thyago Bohrer Borges — Analista de Sistemas, Mestre em Ciência da Computação e Coordenador de Curso EAD TI — que vai apresentar quais são as oportunidades desse mercado e como se preparar para elas. Continue a leitura e confira!

Por que seguir carreira na área de TI?

Conforme explicado por Thyago, a “carreira de TI está em alta devido à grande necessidade das empresas, de qualquer tamanho, ou segmento, de acompanhar os avanços tecnológicos da sociedade”.

Ele também explica que esse aumento de demanda ocorre pela necessidade de produzir e consumir as inovações tecnológicas, a fim de atender às necessidades do dia a dia. Por isso, empresas nessa área necessitam, cada dia mais, de profissionais qualificados e que dominem as principais ferramentas disponíveis para a criação de softwares.

Os mecanismos do mercado fazem com que um aumento na demanda pressione os preços para cima, portanto, levando a salários cada vez mais altos a fim de atrair indivíduos com as habilidades necessárias para a criação e implementação de tecnologia no dia a dia da empresa.

Como saber se é o seu caminho profissional?

Agora, pensando no seu futuro, será que essa pode ser a sua carreira? Thyago destaca que, para o estudante que pensa em ingressar na carreira de TI, é importante saber que tal área é muito dinâmica e apresenta diversas possibilidades, mas também exige muita proatividade em busca de soluções para os problemas que aparecem.

Quanto às habilidades técnicas, ele mostra que é importante ter um bom domínio do raciocínio lógico e saber como encontrar soluções — habilidades fundamentais para desenvolver um bom trabalho e conseguir implementar tecnologias que tragam mais facilidade para o dia a dia das pessoas.

Thyago ressalta que “quanto mais o aluno no Ensino Médio aprender disciplinas que proporcionem a ele um bom raciocínio lógico, melhor”. Portanto, vale investir em materiais de exatas que exijam o uso da lógica para solução de problemas.

Ele também destaca que apenas a universidade oferece o conhecimento necessário para usar as ferramentas e criar os seus próprios softwares.

Como a Unicesumar ajuda quem quer seguir na área de TI?

A EAD Unicesumar conta com muitos cursos para qualificar e preparar seus estudantes para o mercado de trabalho. Além das opções de graduação, há ofertas na pós-graduação.

Entre os cursos de nível superior, há 7 possibilidades que compreendem diversos campos da tecnologia. Desse modo, você consegue se qualificar desde o início para uma atividade com a qual tem afinidade dentro do campo de TI.

Já sobre a pós-graduação, Thyago mostra que ela é bastante ampla e oferece opções tanto lato sensu (especialização) como stricto sensu (mestrado e doutorado).

Quais os cursos de graduação em TI?

Como a área de tecnologia é bastante ampla, a EAD Unicesumar desenvolve 7 cursos distintos que atendem a necessidades e conhecimentos específicos de cada carreira. Thyago apresentou cada um deles, conforme destacado a seguir.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Uma das possibilidades aos que desejam fazer carreira em TI é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Segundo Thyago, “nessa alternativa, o profissional vai contribuir, diagnosticar, aplicar e dar suporte aos sistemas de informação em diversos setores”.

Além disso, ele destacou que “o curso possui o objetivo de formar tecnólogos capazes de analisar, projetar e manter sistemas computacionais de informação, atuando de forma profissional”.

Gestão da Tecnologia da Informação

Também é possível fazer um curso de Gestão da Tecnologia da Informação. Thyago aponta que “nessa opção, desenvolvem-se habilidades específicas, como planejar, implementar, gerenciar e avaliar a segurança de sistemas de informação, administrar recursos de infraestrutura física e lógica, avaliar o custo-benefício dos sistemas utilizados na empresa, além de definir parâmetros de utilização dos sistemas, desenvolver o potencial de liderança e gerenciamento e controlar os níveis de serviço de sistemas operacionais”.

Por meio do curso, o estudante também conseguirá gerenciar os recursos humanos envolvidos com o setor de Tecnologia da Informação, implantar e documentar rotinas para a equipe.

Sistemas para a Internet

A internet se tornou uma ferramenta essencial tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal. Thyago aponta que “o curso de graduação em Sistemas para Internet da Unicesumar ajuda a montar estruturas que conectam os usuários, desempenhar ações e apresentar resultados, além de encontrar as ferramentas corretas para o bom funcionamento da rede”.

Além disso, ele destaca que “durante o curso, você verá como são construídos sites, interfaces, plataformas, aplicativos e muito mais”. Essa alternativa é completa e prepara o profissional para “construir” todas as soluções conectadas que conhecemos e usamos em nosso dia a dia.

Jogos Digitais

Outra opção que você encontra na EAD Unicesumar é o curso de Jogos Digitais. “É uma graduação de nível superior voltada às pessoas que desejam ingressar profissionalmente nesse campo de atuação”, explica Thyago.

Durante o curso, os estudantes aprendem sobre a criação de programas e ambientes de jogos, dominando ferramentas de informática e das diversas plataformas da criação de ambientes em 2D e 3D e da modelagem de personagens virtuais, por exemplo.

Ele destaca ainda que “a matriz curricular do curso é bastante dinâmica, incluindo disciplinas voltadas às Ciências Exatas e à computação gráfica, matemática para jogos, vetores, física para jogos digitais, estrutura de dados e sistemas operacionais”.

Redes de Computadores

O curso de Rede de Computadores é focado na prática da profissão para preparar os alunos para ingressarem rapidamente no mercado de trabalho, o Tecnólogo em Redes de Computadores tem alta empregabilidade.

“O mercado de Tecnologia da Informação (TI), em geral, está aquecido e faltam profissionais qualificados para preencher todas as vagas que são abertas regularmente”, explica o Thyago.

Thyago ainda aponta que “o tecnólogo em Redes de Computadores poderá exercer funções de administrador de redes, analista de suporte, gerente de projetos, consultor, analista de segurança de redes ou pode ser um empreendedor, criando o seu próprio negócio”.

Ciência de Dados e Análise de Comportamento

No curso de Ciências de Dados e Análise de Comportamento, “você vai adquirir conhecimentos nas áreas de negócios, estatística e computação, e será preparado para trabalhar com dados, transformando-os em informações relevantes para atender os objetivos de uma organização”, destaca Thyago.

Portanto, por meio desse curso, você estará capacitado para conhecer os princípios da computação e da matemática e até conteúdos mais específicos, que vão ajudar na coleta e interpretação de dados.

Engenharia de Software

O último curso destacado por Thyago é o de Bacharelado em Engenharia de Software. Segundo ele, “o conteúdo aprendido tem como objetivo formar profissionais aptos a propor melhorias e inovações no planejamento, construção, gestão e manutenção de processos, serviços e produtos computacionais”.

Quais os cursos de pós-graduação em TI?

Para quem deseja se aprofundar nos conhecimentos e incorporar novos títulos em seu currículo, a EAD Unicesumar conta com muitos cursos para essa etapa de formação. Thyago destaca que há cursos de especialização e também de mestrado e doutorado, sendo esse último mais restrito à área da Ciência da Computação.

Ele ainda indica quais são as principais áreas de estudo em que os estudantes podem se especializar, como “cursos com foco no desenvolvimento, em gestão, qualidade de software, inovação tecnológica, enfim, tem uma grande quantidade de possibilidades”. Assim, quem decide estudar na EAD Unicesumar conta como todas essas alternativas.

Quais os diferenciais da Unicesumar?

Nas palavras do Thyago, “a Unicesumar é um grande case em qualidade de educação a distância”. Entre os principais diferenciais, destaca o material de apoio, a metodologia utilizada, a formação dos professores e o ambiente EAD, que oferece o apoio necessário ao pleno desenvolvimento do estudante.

Como os estudantes contam com aulas on-line ao vivo, além das etapas conceituais e do aprendizado pelo material, é possível esclarecer as dúvidas diretamente com o professor e entender a fundo os temas abordados.

Além disso, a EAD Unicesumar utiliza uma metodologia inovadora, em que o aluno se torna protagonista do seu aprendizado, seguindo, desde o início de sua formação, para as soluções de problemas práticos.

Viu como é possível obter sucesso em sua carreira de TI? Por meio de dedicação e uma boa jornada acadêmica, é possível adquirir o conhecimento necessário para se destacar no mercado de trabalho e conquistar as melhores posições. Por isso, não perca mais tempo e comece a pensar em sua profissão.

Então, entre em contato conosco e venha fazer parte de uma das melhores instituições de ensino superior do país!

Avalie este post

Comentários

Comentários