O curso de design de interiores é relativamente novo no mercado acadêmico brasileiro. Por conta disso, ainda não é muito popular. Mesmo assim, a área é bastante promissora e pode ter tudo a ver com você! Que tal descobrir?

A seguir, conheça melhor o curso de Design de Interiores a distância e saiba se essa pode ser uma boa alternativa para o seu futuro acadêmico e profissional.

curso-de-design-de-interiores-distancia

O que é Design de Interiores?

É uma área de conhecimento e de atuação profissional cujo objetivo é compor ambientes internos. Salas de estar e jantar, quartos, cozinhas, escritórios, salas de reunião, banheiros e outros.

O profissional formado no curso de Design de Interiores torna-se apto a escolher os móveis e os outros elementos para esse ambiente interno. Isso inclui peças de decoração, cores, revestimento para o piso etc. O objetivo é que ele fique funcional e esteticamente harmônico.

O designer tem a responsabilidade de escolher a melhor iluminação, quais cortinas e tapetes podem oferecer um resultado mais primoroso e até a textura para as paredes. São todos os elementos que fazem aquele espaço deixar de ser uma sala vazia para ganhar um objetivo.

Para isso, o profissional deve levar em conta as tendências de decoração do momento, com as diferentes vertentes decorativas. Além dos gostos pessoais do cliente e seus objetivos, o propósito daquele ambiente. Isso será feito com o conhecimento técnico que ele vai aprender durante as aulas.

Em relação aos projetos que um designer de interiores pode assumir, o assunto é amplo. Basicamente, tudo aquilo que for interno está em sua alçada, desde ambientes residenciais até comerciais, empresariais e industriais.

No entanto, nada impede que alguém que faz um curso de Design de Interiores a distância também trabalhe com projetos externos. Nesse caso, o mais comum é que o designer utilize uma combinação de noções técnicas e estéticas para embelezar o ambiente. Projetar jardins é um bom exemplo desse tipo de atividade, que embora não seja tão comum, pode ser realizada.

Como é estudar à distância?

Você está pensando seriamente em fazer um curso de Design de Interiores, no entanto, o que lhe impede é a falta de disponibilidade de tempo para cursar uma faculdade? Essa situação é mais comum do que se imagina! A agenda lotada realmente parece um impedimento para a realização de projetos acadêmicos como esse.

Entretanto, esse não deve ser um problema, pelo menos não desde que surgiu a educação a distância.

Você pode realizar o seu desejo de se formar no curso de Design de Interiores sem precisar frequentar aulas diariamente. Basta escolher a modalidade EAD. Embora já exista há mais tempo, a educação a distância foi devidamente regulamentada pelo Ministério da Educação em 2005. A partir daí, passou a ter o mesmo valor e status de um curso presencial.

cta1

Isso significa que você não precisa ter receio de estudar à distância e, por causa disso, ter dificuldades em arranjar um emprego. Os empregadores superaram esse preconceito e não veem mais a modalidade de ensino como um critério para eleger o melhor candidato para ocupar uma vaga.

A primeira vantagem do curso a distância, sem dúvidas, é a flexibilidade. Depois de se matricular, o aluno tem toda a liberdade para estudar nos dias e horários que combinarem melhor com a sua agenda.

Você só precisa de um computador e de conexão com a internet para acessar os conteúdos das aulas do curso de Design de Interiores a distância.

Mesmo nos cursos a distância, é preciso ter alguns momentos presenciais. Na maioria dos casos, você só precisa ir até o Polo de Apoio Presencial da faculdade para fazer as provas que vão possibilitar a sua aprovação nas disciplinas.

Mas essas provas já são agendadas com bastante antecedência, justamente para que o aluno tenha tempo suficiente para se programar. Mesmo assim, é bem diferente de ter que, obrigatoriamente, ir até a faculdade todos os dias para estudar.

Como é a prova na EAD?

No dia da prova presencial, o aluno comparece até o polo de apoio da instituição, no horário marcado, e faz a avaliação. É provável que outros alunos estejam fazendo o mesmo exame. Algum tempo depois, a nota é divulgada on-line e o estudante já sabe se foi ou não aprovado na disciplina.

Em caso de reprovação, é preciso se informar a respeito dos procedimentos adotados pela instituição. A nota final de uma disciplina é composta por essa prova presencial e por outras atividades que o aluno faz on-line.

Essas atividades podem incluir avaliações, questionários ou outros formatos de trabalho correspondentes ao curso de Design de Interiores que você vai fazer da sua casa.

Como são os conteúdos da EAD?

Com o avanço da internet, os conteúdos são disponibilizados em diversos formatos. Os professores podem gravar videoaulas. Nesse caso, a grande vantagem é que você pode assistir quantas vezes achar necessário.

Os mestres também ministram aulas ao vivo, disponibilizam apostilas e outros tipos de arquivos no sistema da instituição, ao qual você terá acesso quando se matricular.

Vale a pena fazer um curso de Design de Interiores a distância?

Certamente! Basta ser disciplinado para ter sucesso acadêmico. As vantagens são várias:

• O valor é mais baixo do que um curso presencial;
  • Flexibilidade de horários e locais de estudo garantidas;
  • Diploma com o mesmo valor do curso de Design de Interiores presencial;
  • Contato com o professor e colegas on-line;
  • Liberdade para organizar seu tempo;
  • Facilidade para conciliar os estudos e o trabalho;
  • Possibilidade de passar mais tempo com a família.

Acesse o site da Unicesumar e conheça o nosso curso de Design de Interiores a distância.

cta4

Avalie este post