Você conhece o conceito de moda? Embora cada dicionário tenha sua própria forma de atribuir significados, normalmente, esse termo está vinculado a um costume, hábito, tendência. Como profissão, entretanto, sabemos que vai muito além disso.

Prepare-se para desvendar um pouco mais esse mundo e conhecer melhor o curso de design de moda. curso-design-de-moda

Design de moda é necessidade?

Quando se fala em moda associada à forma de se vestir, a ideia não pode se limitar às necessidades que o ser humano tem de se proteger do calor, frio, chuva e outros agentes externos.

Tanto é que se considera que a moda tenha surgido muito tempo depois de o homem começar a usar as primeiras vestimentas.

Durante a Idade Média, o modo de se vestir e o status social estiveram intimamente relacionados. Para se ter ideia, alguns tecidos não podiam ser utilizados por quem não pertencesse à nobreza.

Muitos estudiosos defendem que a moda, da forma como a conhecemos hoje e como é abordada no curso de design de moda, tenha surgido por volta do século XV.

A burguesia, apesar de não possuir título de nobreza, tinha bens materiais, era rica. Assim, as pessoas que pertenciam a essa classe começaram a se preocupar com as roupas que vestiam e queriam imitar o estilo dos nobres.

Os alfaiates, costureiras e tecelões precisavam usar tecidos diferentes e criar modelos novos para diferenciar nobres e burgueses, o que já incentivou muito esse setor.

Mais tarde, no século XVIII, a Revolução Industrial fez com que a moda se tornasse ainda maior. Os tecidos ficaram mais baratos, assim como os custos de produção. Isso facilitou o acesso das pessoas aos diferentes modelos.

Assim, a trajetória evoluiu, até chegar ao patamar de hoje. O curso de design de moda aborda em detalhes todo esse histórico. Assim, o designer entende como a moda é capaz de marcar cada época e sociedade.

O glamour dos desfiles

Se você tem pensado em seguir carreira na área, certamente já se imaginou participando, de alguma forma, dos desfiles que ficam mundialmente famosos.

As Semanas de Moda (Fashion Weeks) são cheias de segredos e curiosidades que poucas pessoas imaginam. Por exemplo: você imaginaria que um desfile, que levou tanto tempo para ser planejado e é tão aguardado, dura menos de dez minutos?

Ou então, que na maioria esmagadora dos desfiles, não é possível comprar ingressos? Só assiste quem é convidado. Grandes jornalistas e editores de moda, estilistas, lojistas conceituados.

 

Empreender ou não?

Após concluir o curso de design de moda, caso você resolva trabalhar como estilista, o mercado oferece diversas opções de atuação.

O estilista pode desenhar e assinar coleções para grandes lojas fast fashion ou ingressar no mercado de luxo. Pode também se especializar em um tipo específico de roupa, como por exemplo, vestidos de noiva.

Outra opção é prestar serviços de consultoria, ou ainda, desenhar joias e acessórios, essenciais para complementar qualquer visual.

Ao invés de trabalhar para uma marca, você pode fazer o curso de design de moda para ter o seu próprio negócio. Fique atento aos segmentos que estão crescendo nesse mercado:

  • Peças locais estão ganhando destaque, ou seja, pense e produza peças para as pessoas da sua região. Isso pode ser até mais rentável do que a ideia de vender para outros estados e países.
  • Roupas que valorizam os diversos biótipos também estão com tudo! Que tal se especializar em confecções plus size, por exemplo? Felizmente, a aceitação do próprio corpo está em alta. Pense nos diferentes perfis antes de começar a produzir.
  • Sustentabilidade está na moda. Linhas de roupas que prezam pela consciência ecológica recebem atenção especial dos consumidores. Isso desde a escolha dos materiais até o processo de fabricação, comércio e deve ficar claro na divulgação.

O curso de design de moda não é voltado apenas para o segmento luxuoso, existe muito mais para ser explorado além dele.

Esse é o grande segredo para quem deseja ter sucesso nessa carreira, especialmente empreendendo: buscar aquilo que não é óbvio, que talvez não esteja na capa das principais revistas do setor, mas que atenda às necessidades de um determinado público.

Muitos dizem que a área está saturada. Mas se você souber aproveitar as oportunidades do curso de design de moda pode descobrir um novo mundo.

Curso de design de moda a distância. Vale a pena?

Os avanços da internet contribuíram diretamente para aprimorar a educação a distância. Uma das consequências disso foi o aumento da oferta de cursos dentro dessa modalidade de ensino.

As exigências que a faculdade precisa cumprir para manter a oferta de cursos a distância são muitas: polo presencial bem estruturado, bons professores, manter a média no Enade, etc.

As aulas acontecem pela internet, por meio de vídeos (ao vivo ou gravados), textos, gráficos e outros formatos de conteúdo.

A maior parte das atividades também é online, com exceção de algumas provas que devem ser presenciais, por exigência do MEC.

Além de não comprometer a formação do profissional, realizar atividades acadêmicas a distância ainda tem benefícios que vão além da flexibilidade. É uma oportunidade de desenvolver a proatividade e a iniciativa própria, que serão importantes no mercado de trabalho futuramente.

Quando bem aproveitada, a educação a distância forma excelentes profissionais, inclusive, designers de moda.

Na Unicesumar, o curso de design de moda é um tecnólogo a distância, com dois anos de duração, diploma reconhecido pelo MEC e professores altamente qualificados.

Acesse a página do curso para saber mais detalhes.

cta4

Avalie este post

Comentários

Comentários