O mercado de trabalho busca dinamismo: profissionais que não param no tempo e que não deixam de se atualizar e buscar novos conhecimentos.

Pensando nisso, a realização de uma segunda graduação tem se mostrado como uma excelente opção para quem quer se “reciclar” e, com isso, concorrer às melhores oportunidades.

como-uma-graduacao-distancia-pode-dar-um-up-na-sua-carreira
Você pode fazer uma segunda graduação a distância para não atrapalhar o trabalho atual

Segunda graduação a distância

Agora, você pode estar se perguntando: “a minha primeira faculdade me colocou no mercado de trabalho. Como posso conciliar a minha carreira com uma segunda graduação?”.

A resposta para esse questionamento é simples: graduação a distância.

Com a modalidade EaD, você pode estudar no conforto de casa, quando chegar do trabalho, o horário que preferir. Ela é perfeita para quem deseja realizar uma segunda graduação para alavancar a carreira.

Além disso, a graduação a distância também não exige que você se locomova diariamente até a faculdade, reduzindo os gastos e o estresse sobre a rotina.

Por que investir em uma segunda graduação a distância?

Ao terminar a faculdade e estando ciente de que é preciso dar continuidade à vida acadêmica, surge a grande dúvida: é melhor partir para uma pós-graduação ou fazer um segundo curso superior?

Veja a seguir algumas boas razões para você optar pela segunda graduação a distância.

  • Perspectiva global

A pós-graduação oferece ótimos conhecimentos, obviamente, mas ela torna a sua visão mais específica. Ou seja, ela é mais focada em um ou alguns aspectos da sua área de atuação.

Já uma segunda graduação age de forma diferente, ampliando os seus conhecimentos com uma perspectiva diferente. Assim, você adquire uma visão mais global sobre o setor em que atua, é como se o visse a partir de mais de um ponto de vista.

Isso acontece principalmente quando a segunda graduação é de uma área correlata à da primeira. Ambas podem se voltar aos mesmos objetos de estudo, mas sob óticas diferentes.

O mercado atual valoriza muito o profissional que tem essa visão menos restrita e mais abrangente. Isso pode ser uma característica útil na resolução de problemas e vai depender do objetivo que tem para a sua carreira.

  • Mudança de área

Se você não está plenamente satisfeito com a sua área de trabalho ou se acha que ela não lhe trará novos desafios, essa pode ser uma nova razão para apostar na segunda graduação.

Aliás, para mudar de área, fazer uma nova faculdade é a opção mais certeira.

Talvez, você deseje atuar em outro departamento dentro da própria empresa em que você já trabalha. Nesse caso, vale à pena conversar com os gestores competentes para saber qual seria a formação mais indicada.

  • Versatilidade

Com a segunda graduação, você se torna um profissional capaz de transitar entre duas áreas de atuação, ou seja, um profissional versátil. Esse é um benefício particularmente interessante em períodos de crise.

Caso você venha a perder o seu emprego e precise se recolocar no mercado, a segunda graduação a distância lhe fará ter um leque maior de opções.

investir-na-carreira-educacao-a-distancia
Investir em educação é investir na sua realização pessoal

Realização pessoal na graduação a distância

É muito comum escolher a primeira faculdade se baseando em critérios como o acesso ao mercado de trabalho, por exemplo.

Algumas pessoas acabam escolhendo um curso que estava como segunda ou até terceira opção, por acreditarem que o que realmente gostariam não iria lhe trazer o retorno financeiro esperado.

Esse é então mais um motivo para fazer uma segunda graduação: cursar aquilo que você realmente deseja, agora que já está empregado. Além de realização pessoal, isso significa adquirir conhecimentos que você almeja para a sua vida e não necessariamente para a profissão.

No entanto, tenha certeza de que mesmo que você faça a segunda graduação para se realizar pessoalmente, ela irá impactar de forma positiva a sua trajetória enquanto profissional.

Também não há a menor dúvida de que a segunda graduação é uma ferramenta que incrementa o seu currículo. O empregador vai perceber que você possui mais conhecimentos e que também é uma pessoa que se preocupa com a formação continuada.

Planejamento de carreira

Como você acabou de perceber, uma nova graduação a distância é capaz de dar um up na sua carreira. No entanto, essa é uma escolha que exige ponderação e planejamento.

Tenha em mente que uma graduação leva mais tempo para ser concluída do que a pós-graduação e também costuma exigir um investimento financeiro maior.

Por isso, é importante saber quais são os rumos que você quer dar para a sua carreira. Avalie se outro curso superior é realmente a melhor escolha no seu caso.

Pare e pense: daqui cinco anos, como você pretende estar, profissionalmente falando? Qual cargo deseja ocupar? Para chegar até lá, quais são os passos que você tem que dar? Uma segunda graduação é a melhor opção para lhe dar o direcionamento correto?

Também é interessante avaliar quais são os seus motivos pessoais que estão lhe fazendo pensar em uma segunda graduação.

Em sua primeira faculdade, você não se identificou com o curso? Ele não atendeu às expectativas que você esperava? Acha que ele não trouxe conhecimento prático suficiente para a sua atuação profissional?

Segunda graduação na mesma área

Por outro lado, também é possível que você se sinta absolutamente satisfeito com esse primeiro curso. Tão satisfeito, que deseja saber mais sobre aquela área. Se esse for o caso, pense em investir na segunda graduação escolhendo um curso do mesmo setor.

O mais importante é que a segunda graduação é, sim, um grande diferencial para o profissional que deseja se destacar para conseguir crescer na profissão. São muitos benefícios.

Mas lembre-se daquela frase “para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”. O que isso quer dizer? Que o maior segredo para o sucesso profissional é ter metas bem definidas. Estabeleça para si mesmo aonde você quer chegar.

Se você estiver plenamente consciente dos seus objetivos, todo o resto será uma consequência disso. Hoje, existem muitas facilidades, como a graduação a distância, por exemplo.

A partir de agora, a segunda graduação é uma nova possibilidade para você pensar na sua carreira. Não fique estagnado, realize-se e entregue aquilo que o mercado busca. Torne-se um profissional versátil e certamente as oportunidades virão.

cta3

Avalie este post

Comentários

Comentários