A modalidade EaD veio para facilitar a vida dos profissionais e estudantes. Quando o aluno tem a possibilidade de estudar em casa e ser dono dos seus horários, é muito mais fácil continuar a aprender. Isso mesmo tendo que dividir isso com outros compromissos, pessoais ou profissionais.

Agora, você vai saber como a modalidade EaD é capaz de beneficiar a sua carreira. Além disso, lhe colocar à frente na disputa por melhores cargos e salários.

cursos-na-modalidade-ead-carreira
Invista na sua carreira com cursos na modalidade EaD

Por que investir na carreira por meio de cursos a distância?

O primeiro motivo que você deve considerar é a necessidade do mercado. Existe uma questão importante de busca por satisfação pessoal por trás da aquisição de novos conhecimentos. Isso é essencial para se tornar atraente aos olhos das empresas.

Um candidato sem qualificação acadêmica dificilmente vai conseguir uma boa oportunidade. E ter continuado os estudos após o ensino superior pode ser considerado um grande diferencial.

Especialização, MBA ou mesmo cursos de extensão, que possuem uma duração menor, podem fazer uma diferença enorme em seu currículo.

Cursos de curta duração são excelentes para dar um “up” na carreira em pouco tempo e sem precisar investir tanto dinheiro. Normalmente, esses cursos são bem específicos e práticos, garantindo uma ótima bagagem ao aluno com mais praticidade.

A Unicesumar, por exemplo, possui os chamados cursos livres, cuja duração varia de 10 a 40 horas, na maioria deles. Entre as opções, estão Conceitos de Gestão Financeira, Comunicação de Marketing, Comportamento do Consumidor, Competências para Administração de Conflitos, entre inúmeros outros.

A modalidade EaD é sua chance de se manter ligado

Outra razão para investir na modalidade EaD, seja por meio de especialização ou de cursos de curta duração, é a necessidade de se manter atualizado.

Muitos profissionais se acomodam após conseguir um emprego, mesmo que não estejam verdadeiramente satisfeitos com as funções realizadas, o ambiente de trabalho ou o próprio salário. Para conseguir melhorar esse cenário, é necessário se reciclar e dizer não à estagnação!

A modalidade EaD, além de trazer mais praticidade, também permite que você seja mais autônomo. Quando as aulas são presenciais, o aluno acaba sendo obrigado a manter o mesmo ritmo da turma.

Investindo na sua carreira pela educação a distância, você pode aproveitar melhor cada aula. Até assisti-la mais de uma vez, se assim desejar, e utilizar a internet que já está ao alcance para pesquisar informações complementares. E, mesmo assim, continua podendo interagir com professores e colegas.

Essa autonomia na aprendizagem é muito interessante para quem já possui uma graduação e, portanto, tende a ter uma maturidade maior.

modalidade-ead-formacao
Complemente sua formação por meio de um curso na modalidade EaD

Escolha dos cursos após a graduação

Você já sabe que é importante continuar os estudos depois da faculdade e que a modalidade EaD é uma ótima forma para isso.

Mas como funciona na prática?

Os cursos de especialização, MBA ou os de curta duração devem ajudar a abrir o seu leque de possibilidades profissionais. Isso significa que o ideal é pensar em opções que não se contraponham ao que você estudou na graduação (a menos que você tenha a intenção de mudar completamente de área), mas sim que a complementem.

Agindo dessa forma, além de aumentar as suas chances de subir na carreira, você pode assumir um “plano B”, isto é, se houver necessidade, pode assumir outro cargo dentro da própria empresa.

Por exemplo: se você estudou Pedagogia como curso de graduação, seria uma boa ideia investir em uma especialização a distância em Gestão Educacional. Você pode estar trabalhando em sala de aula nesse momento, mas, ao concluir esse curso, pode se tornar administrador da escola.

Outra opção para quem é da área de educação é a especialização em Atendimento Educacional Especializado. Ela habilita profissionais para trabalharem com alunos que possuam necessidades especiais. Muitas escolas não contam com professores especializados nesse sentido.

Caso o seu objetivo seja lecionar para o terceiro grau, independente da faculdade que tenha feito, existe a especialização em Docência no Ensino Superior. Também é possível apostar na pós em EaD e Tecnologias Educacionais, para que no futuro você utilize a modalidade EaD como professor e não mais como aluno.

Já para quem se formou em cursos do setor de negócios, o MBA pode ser uma opção mais eficiente. Empreendimentos e Negócios Imobiliários e Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável são duas alternativas possíveis.

Ter pós-graduação hoje em dia é praticamente tão importante quanto ter faculdade há dez anos atrás.

Não perca a chance de se sair bem

Ao optar pela modalidade EaD para dar sequência aos estudos, sempre vale a pena relembrar algumas dicas:

• Procure estudar diariamente e no mesmo horário. Isso cria uma rotina e treina seu cérebro para absorver os conhecimentos;
  • Não deixe as avaliações, tarefas e trabalhos se acumularem. Pode gerar um estresse e desgaste desnecessário;
  • Se houver aulas ao vivo, não deixe de assistir! São excelentes para você interagir com o professor e tirar todas as dúvidas que possa ter;
  • Peça a colaboração das pessoas que moram em sua casa. Diga a todos que em determinado horário você estará estudando e, portanto, não deve ser interrompido;
  • Tenha um local apropriado para estudar;
  • Sempre que possível, busque ampliar seus conhecimentos por meio de pesquisas em outras fontes, não se limitando às leituras obrigatórias indicadas pelo professor.

Fazer uma especialização, MBA ou curso de curta duração pode ser uma experiência acadêmica e pessoal incrível, desde que você esteja empenhado e disposto a se dedicar ao máximo. Certamente, irá valer a pena.

cta4

Avalie este post