Houve um tempo em que fazer faculdade era um privilégio apenas de quem tinha bastante dinheiro e tempo livre. Hoje, esse cenário mudou radicalmente e um dos motivos é a educação a distância.
A graduação a distância no Brasil tem crescido significativamente para atender às necessidades de quem já está no mercado de trabalho. Isso inclui quem tem família para cuidar e uma vida mais corrida, dispondo de menos tempo livre em seu dia a dia.
Além disso, os cursos a distância ainda têm um valor reduzido, sendo mais um ponto positivo que o torna mais democrático.
Neste texto, você vai ver de que forma uma graduação a distância no Brasil pode lhe colocar um passo à frente no mercado de trabalho, abrindo portas para novas oportunidades.
Crescimento da graduação a distância no Brasil
Para comprovar que a EaD tem sido a aposta de milhares de pessoas que querem melhores posições e salários no mercado de trabalho, vamos aos números que mostram o crescimento da modalidade.
Ressalta-se que o crescimento é maior do que a educação presencial, que é mais tradicional. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), em um período de dez anos, de 2003 a 2013, foram computadas 3,3 milhões de matrículas no ensino superior. Um terço delas foi na EaD.
Em 2003, a quantidade de alunos matriculados na graduação a distância no Brasil correspondia a 49.911. Dez anos depois disso, o número teve um salto expressivo, passando para 1.153.572.
Um número ainda mais recente, registrado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), apontou que, em 2014, mais de 3,8 milhões de pessoas estavam matriculadas em cursos a distância.
Uma das principais razões para que a modalidade crescesse tanto foi o fato de ter sido reconhecida pelo MEC em 2005. A partir desse momento, um diploma de graduação a distância passou a ter exatamente o mesmo valor da educação presencial. Isso trouxe grandes benefícios para a inserção dos egressos da modalidade no mercado de trabalho.
Além disso, uma grande parte dos alunos opta por aprender em casa para ter domínio sobre os próprios horários e pelo fato de que as mensalidades têm um custo reduzido.
Ingresso no mercado de trabalho
O grande objetivo por trás da realização de um curso superior é conseguir um bom trabalho na área. A graduação a distância no Brasil tem se mostrado eficiente para esse propósito.
Só pelo fato de possuir o diploma do curso superior, seu currículo já será muito mais valorizado. Atualmente, boa parte dos empregadores nem considera contratar um colaborador que não tenha e nem esteja fazendo faculdade.
Um dado importante é que a distinção entre candidatos que vêm da educação presencial e a distância praticamente não existe mais nos processos seletivos.
Desde que o MEC reconheceu a EaD, em 2005, as empresas avaliam outros critérios para escolher o melhor funcionário, não se prendendo somente à modalidade de ensino que ele escolheu.
Até porque, com os avanços da internet, todos sabem que a educação a distância consegue entregar qualidade para a formação do estudante e não perde em nada para a presencial.
Quem estuda em casa também consegue interagir com professores e colegas (mesmo sem estar junto fisicamente) e ter uma visão ampla do conteúdo.
Muitas vezes o entendimento é até mais abrangente do que em um curso presencial, por estar diretamente conectado à internet.
O aluno também tem a possibilidade de estabelecer networking e, o principal, aprender uma profissão.
Além disso, o estudante que vem da educação a distância tem características que o mercado busca e que nem sempre a formação presencial ajuda a desenvolver.
A prática de estudar em casa traz mais facilidade para manter o foco, concentração, autonomia, organização, motivação e disciplina.
A graduação a distância também exige que o aluno seja muito mais responsável para cumprir prazos de entregas de trabalhos e atividades. Outro ponto muito positivo que os empregadores certamente consideram.
A graduação a distância no Brasil se renova a cada dia
Quando a educação a distância surgiu, os primeiros cursos eram por correspondência. O aluno recebia em casa todo o material, em forma de livros e apostilas para estudar.
O método não era tão eficiente, pois não colocava a pessoa em contato com outras e dificultava muito na hora de tirar as dúvidas.
Nessa etapa inicial, a oferta de cursos também era bastante limitada e havia uma grande discrepância entre a EaD e a educação presencial, quando o assunto era a qualidade do ensino.
Naquele momento, certamente os empregadores não olhavam com bons olhos para os candidatos que se formavam a distância, por conta dessas características.
No entanto, hoje em dia, esse cenário mudou completamente. Os conteúdos são todos disponibilizados via internet. O aluno assiste às aulas ministradas por professores em vídeos e participa de fóruns para tirar suas dúvidas imediatamente e trocar informações com os colegas.
A oferta de cursos a distância também tem aumentado. As instituições sérias e de credibilidade sempre renovam o seu portfólio de produtos. Sempre procuram atender ao novo perfil de estudante: o indivíduo que já trabalha, tem responsabilidades com a família e precisa de flexibilidade para investir na formação.
Opção mais saudável
Você sabia que a graduação a distância pode ser ainda uma forma mais saudável de se formar?
Trabalhar fora, cuidar da casa e ter que ir para a faculdade todos os dias é um conjunto que pode gerar um grande estado de estresse. Aliás, isso já acontece muito. O indivíduo chega ao total esgotamento físico e mental.
Embora exija muita dedicação, o fato de não precisar sair de casa deixa a graduação a distância mais atrativa nesse quesito. Você consegue organizar o seu próprio tempo para não se sobrecarregar demais e ainda pode ter atividades de lazer.
É muito mais fácil dar sequência a outros projetos pessoais quando se estuda em sua própria casa.
Quer saber mais sobre a estrutura que a Unicesumar pode oferecer? Acesse nosso site!
EAD é um caminho sem volta, lamentando apenas o fato de que ao me formar no primeiro curso superior (início da década de 1980), não existia está ótima ferramenta de formação profissional.
Gostei muito dessas informações, tirei algumas dúvidas que ainda tinha sobre essa modalidade.