Houve um tempo em que fazer faculdade era um privilégio apenas de quem tinha bastante dinheiro e tempo livre. Hoje, esse cenário mudou radicalmente e um dos motivos é a educação a distância.

A graduação a distância no Brasil tem crescido significativamente para atender às necessidades de quem já está no mercado de trabalho. Isso inclui quem tem família para cuidar e uma vida mais corrida, dispondo de menos tempo livre em seu dia a dia.

Além disso, os cursos a distância ainda têm um valor reduzido, sendo mais um ponto positivo que o torna mais democrático.

Neste texto, você vai ver de que forma uma graduação a distância no Brasil pode lhe colocar um passo à frente no mercado de trabalho, abrindo portas para novas oportunidades.

cresce-graduacao-distancia-no-brasil

Crescimento da graduação a distância no Brasil

Para comprovar que a EaD tem sido a aposta de milhares de pessoas que querem melhores posições e salários no mercado de trabalho, vamos aos números que mostram o crescimento da modalidade.

Ressalta-se que o crescimento é maior do que a educação presencial, que é mais tradicional. De acordo com dados do Ministério da Educação (MEC), em um período de dez anos, de 2003 a 2013, foram computadas 3,3 milhões de matrículas no ensino superior. Um terço delas foi na EaD.

Em 2003, a quantidade de alunos matriculados na graduação a distância no Brasil correspondia a 49.911. Dez anos depois disso, o número teve um salto expressivo, passando para 1.153.572.

Um número ainda mais recente, registrado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), apontou que, em 2014, mais de 3,8 milhões de pessoas estavam matriculadas em cursos a distância.

Uma das principais razões para que a modalidade crescesse tanto foi o fato de ter sido reconhecida pelo MEC em 2005. A partir desse momento, um diploma de graduação a distância passou a ter exatamente o mesmo valor da educação presencial. Isso trouxe grandes benefícios para a inserção dos egressos da modalidade no mercado de trabalho.

Além disso, uma grande parte dos alunos opta por aprender em casa para ter domínio sobre os próprios horários e pelo fato de que as mensalidades têm um custo reduzido.

Ingresso no mercado de trabalho

O grande objetivo por trás da realização de um curso superior é conseguir um bom trabalho na área. A graduação a distância no Brasil tem se mostrado eficiente para esse propósito.

Só pelo fato de possuir o diploma do curso superior, seu currículo já será muito mais valorizado. Atualmente, boa parte dos empregadores nem considera contratar um colaborador que não tenha e nem esteja fazendo faculdade.

Um dado importante é que a distinção entre candidatos que vêm da educação presencial e a distância praticamente não existe mais nos processos seletivos.

Desde que o MEC reconheceu a EaD, em 2005, as empresas avaliam outros critérios para escolher o melhor funcionário, não se prendendo somente à modalidade de ensino que ele escolheu.

Até porque, com os avanços da internet, todos sabem que a educação a distância consegue entregar qualidade para a formação do estudante e não perde em nada para a presencial.

Quem estuda em casa também consegue interagir com professores e colegas (mesmo sem estar junto fisicamente) e ter uma visão ampla do conteúdo.

Muitas vezes o entendimento é até mais abrangente do que em um curso presencial, por estar diretamente conectado à internet.

O aluno também tem a possibilidade de estabelecer networking e, o principal, aprender uma profissão.

Além disso, o estudante que vem da educação a distância tem características que o mercado busca e que nem sempre a formação presencial ajuda a desenvolver.

A prática de estudar em casa traz mais facilidade para manter o foco, concentração, autonomia, organização, motivação e disciplina.

A graduação a distância também exige que o aluno seja muito mais responsável para cumprir prazos de entregas de trabalhos e atividades. Outro ponto muito positivo que os empregadores certamente consideram.

graduacao-distancia-no-brasil-sempre-atualizada
A graduação a distância no Brasil está em constante atualização

A  graduação a distância no Brasil se renova a cada dia

Quando a educação a distância surgiu, os primeiros cursos eram por correspondência. O aluno recebia em casa todo o material, em forma de livros e apostilas para estudar.

O método não era tão eficiente, pois não colocava a pessoa em contato com outras e dificultava muito na hora de tirar as dúvidas.

Nessa etapa inicial, a oferta de cursos também era bastante limitada e havia uma grande discrepância entre a EaD e a educação presencial, quando o assunto era a qualidade do ensino.

Naquele momento, certamente os empregadores não olhavam com bons olhos para os candidatos que se formavam a distância, por conta dessas características.

No entanto, hoje em dia, esse cenário mudou completamente. Os conteúdos são todos disponibilizados via internet. O aluno assiste às aulas ministradas por professores em vídeos e participa de fóruns para tirar suas dúvidas imediatamente e trocar informações com os colegas.

A oferta de cursos a distância também tem aumentado. As instituições sérias e de credibilidade sempre renovam o seu portfólio de produtos. Sempre procuram atender ao novo perfil de estudante: o indivíduo que já trabalha, tem responsabilidades com a família e precisa de flexibilidade para investir na formação.

Opção mais saudável

Você sabia que a graduação a distância pode ser ainda uma forma mais saudável de se formar?

Trabalhar fora, cuidar da casa e ter que ir para a faculdade todos os dias é um conjunto que pode gerar um grande estado de estresse. Aliás, isso já acontece muito. O indivíduo chega ao total esgotamento físico e mental.

Embora exija muita dedicação, o fato de não precisar sair de casa deixa a graduação a distância mais atrativa nesse quesito. Você consegue organizar o seu próprio tempo para não se sobrecarregar demais e ainda pode ter atividades de lazer.

É muito mais fácil dar sequência a outros projetos pessoais quando se estuda em sua própria casa.

Quer saber mais sobre a estrutura que a Unicesumar pode oferecer? Acesse nosso site!

cta6

Avalie este post

Comentários

Comentários