Não está com tempo para ler? Dê o play e fique por dentro!

Já começou a se preparar para o Enem deste ano? Para garantir que você vai estudar de verdade e ficar afiado para essa prova, um cursinho para o Enem pode ser uma ótima ideia.

Atualmente, a tecnologia facilita muito a vida até de quem quer fazer um cursinho para o Enem, já que você pode escolher se preparar frequentando aulas ou ainda através de um cursinho à distância.

Mas na hora de decidir entre essas duas opções de estudo, é importante considerar fatores como qualidade do curso, tempo que você tem disponível para se dedicar a essa atividade extra – que vai além das suas aulas regulares no Ensino Médio –  e, claro, relação custo-benefício.

Ficou na dúvida sobre qual a melhor opção para você? A gente te ajuda a decidir entre estudar com uma turma ou seguir o próprio ritmo!

Confira só:

Por que escolher um cursinho presencial para o Enem?

Professor especialista

Quem ensina num cursinho para o Enem é especializado em questões deste tipo de prova. Isso significa que os professores moldam o conteúdo para o tipo de teste que você vai ter que fazer, apresentando questões multidisciplinares.

Outro ponto positivo é que, como os professores do cursinho para o Enem não têm que cumprir um programa pré-determinado de conteúdos, eles podem ficar na mecânica da prova e treinar os alunos não apenas para interpretar e responder, mas também para usar as melhores estratégias e aproveitar bem o tempo que você tem para fazer a prova.  

cta7

Objetivo comum

Geralmente as turmas de um cursinho para o Enem são maiores do que a de uma classe do Ensino Médio regular. No entanto, toda galera na sala de aula – que pode chegar a ter mais de 100 alunos – está focada no mesmo objetivo: conseguir um bom resultado no Enem!

Com tanta gente compartilhando a mesma meta, é mais fácil focar e dividir dúvidas, descobrir novos jeitos de aprender e até formar grupos de estudo.

Planejamento

Caso você tenha escolhido ir pessoalmente à sala de aula de um cursinho para o Enem, você não precisa se preocupar em organizar sozinho a agenda de estudos. A instituição organiza isso para você e determina os conteúdos nos quais o ensino será reforçado. Alguns cursinhos ainda são especializados em alunos que querem ir ainda melhor em disciplinas de Exatas ou Biológicas, por exemplo.

Simulados

Se você está matriculado em um cursinho para o Enem possivelmente vai poder fazer uma prova simulada, em um ambiente e em condições muito parecidos com a prova de verdade.

Estar acostumado com o formato da prova, com o cronômetro e com os tipos de questões significa construir confiança. Afinal, se você já se submeteu a uma prova de Enem e tudo foi bem, não tem por que não dar tudo certo na hora do “vamos ver”!

Razões para optar por um cursinho para o Enem online

Flexibilidade

Se você escolher fazer um cursinho para o Enem online significa que você é a pessoa que decide quando e quantas horas você vai dedicar aos estudos.

Você pode estabelecer metas diárias, organizar seus estudos por disciplina, pode estabelecer um dia para fazer exercícios ou simulações da prova.

Além disso, não precisa se preocupar em chegar na hora e muito menos ficar encabulado na hora que bater aquela dúvida. Dá para pausar e rever conteúdos quantas vezes for necessário. E se você já é fera em uma matéria, pode acelerar a revisão e passar para a próxima.

Uma das vantagens de fazer um cursinho para o Enem online é a flexibilidade de horários

Biblioteca infinita

Além das aulas do cursinho para o Enem que você terá disponível online, a internet pode ser fonte de muito conteúdo útil para você se preparar para essa prova tão importante. Na web, você encontra desde muitas dicas de como se preparar da melhor forma até simulados, com questões de provas anteriores do Enem.

Além da quantidade de material disponível, você também tem que levar em conta que na web as informações geralmente são mais atuais, os conteúdos são multimídia, dinâmicos e permitem interatividade com os criadores.   

Sem trânsito

Outra vantagem é o fato de você não perder tempo e nem gastar dinheiro com transporte. Para quem está se preparando para entrar em universidades com muita concorrência, perder horas de estudo por semana no trânsito pode fazer muita diferença.

Otimizar o tempo é fundamental, e menos horas se locomovendo pode significar mais horas de estudo, descanso e lazer com a família e amigos.

Preço

Como um cursinho para Enem online quase não precisa de uma estrutura física para funcionar, o preço tende a ser muito menor; uma fração do que um cursinho presencial pode custar.

Estas plataformas oferecem várias opções de serviços, como plano de estudos personalizados com direito até a orientação pedagógica, pacotes com disciplinas individuais ou ainda programas específicos para quem vai tentar notas para cursos, como medicina.

Sites como os Descomplica, o Kuadro, o Vest Cursos e o Stoodi são alguns dos que oferecem cursinhos para o Enem na internet com valores que variam entre cerca de R$ 20 e R$ 300 por mês.

Dicas para escolher um cursinho para o Enem

  1. Antes de escolher, seja um cursinho para o Enem online ou presencial, procure opiniões de ex-alunos;
  2. Cheque opções de cursinhos comunitários, bem mais baratos ou até gratuitos. Muitas universidades públicas oferecem cursinhos para o Enem e vestibular;
  3. Há cursinhos especializados para cursos ou áreas de conhecimento específico. Encontre aquele que se encaixe melhor na sua realidade;

Agora que você já tem informação suficiente para decidir se faz um cursinho para o Enem online ou presencial, que tal conferir algumas opções de graduação?

Você pode entrar na Unicesumar pelo Enem! Confira todas as opções que a Unicesumar oferece aqui.

cta2-rotina-nem

Comentários

Comentários