Você finalmente chegou ao último ano do Ensino Médio e a escolha por uma graduação está batendo à porta. Mas, antes definir um curso, você vai ter que passar por uma prova para entrar na universidade. A questão é qual delas você vai escolher: Enem ou vestibular?

O Ministério da Educação deixa claro que cada universidade tem autonomia para decidir qual processo seletivo usará para selecionar seus alunos: se vai utilizar a nota do Enem em fase única, se ela será usada apenas para preencher vagas remanescentes ou se a seleção será feita com prova de vestibular independente.

Hoje, mais de 140 universidades públicas e institutos federais de ensino técnico usam o Enem em vez do vestibular tradicional. Porém, ainda há instituições em todo o país que mantêm sua própria prova.

A seguir, ajudaremos você a entender quais as diferenças entre as duas provas e em qual caso é melhor optar pelo Enem ou vestibular.

cta-tempo-enem-1

Enem

Afinal, o que é o Enem?

Segundo o site do governo federal, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serve para avaliar o desempenho escolar e acadêmico ao fim do Ensino Médio. O exame é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC).

O Enem foi criado para o MEC para gerar dados e criar uma referência nacional para aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio no Brasil.

Com o passar dos anos, o Enem se transformou não apenas em ferramenta de coleta de dados do governo e de autoavaliação do aluno, mas em uma prova que permite o ingresso na educação superior.

O Enem é dividido em quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha cada, mais uma redação. Cada prova objetiva aborda uma área do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

As provas acontecem em dois domingos seguidos, geralmente no período da tarde.

O site do Enem tem mais detalhes sobre inscrição e sobre como todo o processo até a prova funciona.  

Para que serve o Enem?

A sua nota do Enem pode ser o passaporte de entrada na universidade pública por meio do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu.

Quem fez a prova mais recente do Enem e não zerou na redação pode tentar uma vaga em instituições públicas de todo o país. O processo online é bastante concorrido e, com o resultado do Enem, o candidato entra no Sisu e se inscreve nos cursos em que tiver interesse. Assim como num vestibular, só entram aqueles que tiverem pontuação mais alta. A vantagem é que não é necessário fazer mais uma maratona de provas, só o Enem é suficiente.

Além de ser o teste de ingresso em universidades públicas, o Enem ainda pode servir como complemento de nota em um vestibular tradicional ou mesmo ser o único exame exigido para ingressar em uma instituição privada.

Ou até mesmo pode abrir as portas para estudar em uma instituição de ensino superior em Portugal.  

O Enem também é necessário caso o candidato de graduação queira participar de programas governamentais de financiamento ou de apoio ao estudante da educação superior. Para conseguir bolsas do Prouni, por exemplo, o aluno precisa ter no mínimo 450 pontos na média das notas do Enem não zerar na redação.

Os mesmo critérios de pontuação e redação do Enem valem se você quer se candidatar ao Programa de Financiamento Estudantil, o Fies.

Ou seja, vale muito a pena se garantir e caprichar nos estudos para ir bem no Enem!

É importante uma preparação adequada para fazer Enem ou vestibular

Vestibular  

Porém, muitas instituições de ensino superior mantém a própria prova de admissão para seus futuros estudantes: o temido vestibular.

Até alguns anos, os vestibulares eram a única forma de ser admitido em uma faculdade.

Mas com a adoção do Enem como critério de classificação, muitas instituições de ensino aboliram a própria prova. Em universidades mais tradicionais (sejam elas públicas ou particulares), o vestibular ainda acontece e pode ter formatos variados.

Geralmente, os vestibulares têm direcionamento mais específicos que o Enem. O estudante faz a inscrição já sabendo em qual universidade, curso, turno, campus e modalidade (cotas, por exemplo) irá disputar a vaga.

É comum que sejam testados conhecimentos dos candidatos em disciplinas dos três anos do ensino médio em questões com menos interdisciplinaridade do que as perguntas do Enem.

O formato e a quantidade das questões variam entre múltipla escolha e discursivas, além da redação.

Algumas instituições ainda podem realizar etapas complementares e mais específicas de testes, como é o caso da Fuvest, que realiza a prova em fase crescente de dificuldade, ou em cursos como Música e Dança, onde alunos são testados também em habilidades exclusivamente relacionadas ao curso escolhido.

Prepare-se!

Estar preparado é fundamental, seja para o Enem ou vestibular (ou os dois!). Confira algumas dicas sobre como estabelecer uma rotina de estudos para chegar afiado nas provas:

  1. Conheça o conteúdo programático: leia os editais das provas, pesquise e exercite versões antigas do Enem ou vestibular;
  2. Organização: defina quantas horas da sua semana você dedicará à preparação e foque nos conteúdos que tem mais dificuldade;
  3. Estude em grupo: reúna os amigos e as forças. Todo mundo conhece alguém que é fera em física mas capenga na literatura e vice-versa. Ajudem-se e melhorem juntos;
  4. Use a internet: há um mundo de conhecimento online gratuito. Você só precisa aproveitar videoaulas, e-books, blog posts, dicas de quem já fez Enem ou vestibular etc.;
  5. Lembre-se de sua vida: trabalhe duro, mas não deixe de comer direito, dormir bem, fazer exercícios e aproveitar tempo de lazer com a família e os amigos. Passar no Enem ou no vestibular é importante, mas na pior das hipóteses você pode tentar outra vez.

***

A Unicesumar oferece a chance de ingresso nos cursos de graduação com Enem ou vestibular. Você escolhe o que preferir!

Confira aqui quais cursos a Unicesumar oferece.  

cta7

Avalie este post

Comentários

Comentários