Na fase de preparação para o Enem, é normal que o estudante se sinta pressionado. O peso e a importância da prova são grandes obstáculos não somente teóricos, como psicológicos.

É por isso que, para muitos estudantes, meses e meses de preparação para o Enem se perdem por conta de deslizes emocionais nos momentos que antecedem a prova.

Esses motivos podem ser inúmeros, indo dos mais superficiais aos mais delicados, nos quais recomendamos o acompanhamento de um profissional de psicologia.

Porém, há pontos simples do seu dia a dia que, de maneira simples, podem ser mudados para alcançar um melhor equilíbrio emocional e para que você aproveite 100% da sua preparação para o Enem.

São nos detalhes da sua rotina ou naquelas pequenas coisas que você deixa de lado que o desequilíbrio emocional vive. E é no momento mais importante que ele pode atacar.

Portanto, que tal evitar isso para fazer a prova sem crises?

cta1-rotina-enem
6 dicas de como melhorar seu emocional e aproveitar muito mais sua preparação para o Enem

1# Durma (mas durma bem!)

Nada de deixar para descontar aos fins de semana ou em um dia específico. A hora do sono, para o estudante, é tão sagrada quanto o próprio estudo.

Pense o seguinte: você se organiza, se mantém na linha e foca nos estudos durante tantas horas por dia, certo? Sempre pensando em ser produtivo, otimizar e aproveitar o máximo do seu tempo, correto?

O mesmo vale para seu sono!

Para uma boa preparação para o Enem, é essencial que você esteja sempre descansado, seja para o próximo dia de estudos ou mesmo antes das provas!

Privar a si mesmo de um bom sono pode ser a causa de vários problemas, entre eles depressão, estresse e paranoia.

Que tal ficar longe disso e ainda recarregar as energias?

O beabá você já sabe: 8h diárias são o ideal para ter uma rotina saudável. Por isso, vá por nós e comece hoje!

2# Pratique meditação ou ioga

Na verdade, a meditação e o ioga andam de mãos dadas em sua filosofia, mas a execução de ambas pode ser bem diferente.

Para aqueles que gostam — e querem — se movimentar, a prática do ioga é a ideal: como exercício, tem bases muito fortes em atividades de alongamento e respiração, ideais para dar aquela ajudinha ao seu corpo.

Além disso, o ioga foca no equilíbrio mental. Tudo a ver com quem busca melhores condições emocionais, não é?

Isso acontece porque, além dos exercícios, o ioga estimula a meditação na hora da prática.

Portanto, limpa-se a mente das preocupações e do estresse, e permite a busca daquela paz interior e paciência para encarar o mundo de forma mais lúcida.

As vantagens são incontáveis, indo desde melhoras na sua concentração (olha aí um ponto importante na preparação para o Enem) até na sua postura.

Já para os que preferem — ou precisam — ficar parados, a meditação é uma ótima ferramenta para se livrar dos pensamentos ruins que cercam sua preparação para o Enem.

No entanto, a meditação é uma prática que não se domina de primeiro. Parece realmente difícil conseguir limpar a mente, certo? Afinal, como se faz isso?

O segredo está na forma como você pratica (e onde).

Recomendamos que você dê tempo ao tempo. É claro que sua mente não vai conseguir desligar por meia hora, no momento que você quiser. Então, que tal começar aos poucos? Faça dois ou três minutinhos de meditação pela manhã, mais cinco pós-almoço, outros cinco ou dez antes de dormir.

É certeza de uma mente mais preparada.

Praticar yoga e outras atividades físicas ajudam bastante na preparação para o Enem

3# Sabe a rotina saudável? Que tal adotá-la agora?

Na verdade, adotar uma rotina saudável é o mesmo que compilar todas as dicas que você já leu e organizá-las da melhor forma no seu dia a dia.

De forma geral, para que as preocupações não afetem seu estado emocional, é preciso sempre manter-se nos eixos, buscando uma rotina de hábitos saudáveis e que façam bem ao seu corpo e organismo.

Por mais que tenhamos tocado de leve no assunto de exercícios anteriormente, cabe reforçar o recado: fazer atividades físicas pode ajudar muito no seu equilíbrio emocional.

Isso porque, além dos benefícios físicos, o exercício serve como válvula de escape. Desde uma leve caminhada a um treino de boxe, o momento de atividade é único.

Nele, você ameniza as preocupações e volta cheio de disposição para os estudos!

Então, que tal começar hoje?

4# Sim, a alimentação saudável também entra no pacote

Seja nos momentos antes da prova ou nos dias de preparação para o Enem, cuidar da alimentação faz parte de qualquer rotina saudável que se preze.

Na sua, isso também deve acontecer!

Prefira dietas leves, com alimentos de todos os tipos, mas sem exageros.

É importante que você coma o que faz bem para a seu corpo, assim, na hora da prova, você tem fibra para aguentar a ansiedade típica e focar totalmente na execução.

5# Emoções e medos? Bata de frente contra isso!

Reprovar? Não terminar o gabarito a tempo? Errar na redação?

Se fôssemos falar de todos os medos que cercam a prova do Enem, teríamos que escrever mil artigos.

A verdade é que todos os estudantes têm seus medos e eles costumam dar as caras na hora de responder as questões para valer.

Afinal, ao fazer o Enem, todos estão atrás de um grande objetivo — e você também!

O segredo é tentar canalizar esses medos, enfrentá-los de maneira racional e revertê-los.

Tem medo da redação? Foque na sua escrita e estude os temas da atualidade.

É a reprovação que o assombra? Não faz mal, pegue seu caderno e trace planos B.

O truque é se conhecer e buscar sempre por melhorias. Vamos lá?

6# Respire, é importante respeitar seus limites

Por fim, nos resta lembrá-los de que, agora que você tem um objetivo traçado, lembre-se de respeitar seus limites.

A palavra-chave para você, durante toda preparação para o Enem, é essa: não exagere.

Saiba que a prova merece um esforço maior que o convencional, mas que seu corpo e sua mente também precisam de distrações e momentos de descanso. Não vale a pena se privar, mas também não vale a pena abandonar os estudos por qualquer ocasião.

O segredo está na disciplina de se manter na rotina. E então, que tal começar seu cronograma agora?

E aí, entendeu certinho como controlar suas emoções para arrasar no Enem? Esperamos que sim!

E se você está procurando uma graduação EAD para cursar, nós temos uma notícia excelente: na Unicesumar, você pode usar sua nota do Enem para entrar no curso que você sempre quis.

São 43 opções diferentes nas mais diversas áreas esperando por você!

cta-tempo-enem-2

Avalie este post

Comentários

Comentários