A Hist√≥ria faz parte das nossas vidas. O que acontece hoje √© reflexo do passado, e entender essas transforma√ß√Ķes permite compreender a sociedade. Al√©m de tudo, √© um jeito de manter a mem√≥ria acess√≠vel para as pr√≥ximas gera√ß√Ķes. E sabe como isso √© poss√≠vel? Com o curso de Hist√≥ria!

Essa graduação forma profissionais preparados para estudar épocas passadas e os tempos atuais. Já que o mundo está em transformação o tempo todo, nada melhor que ter pessoas que entendam essas mudanças.

Mas ser√° que essa √© a op√ß√£o para voc√™? Para tirar todas as suas d√ļvidas, acompanhe o texto e saiba como √© o curso de Hist√≥ria!

Curso de Empreendedorismo - CTA2

Afinal, o que é essa graduação?

Você sabia que a ocupação humana no Brasil começou, pra valer, há 13 mil anos? Ou mesmo que o homo sapiens surgiu há 200 mil anos? Pois é, conhecer esses dados só é possível porque historiadores trabalharam para descobri-los.

O curso de Hist√≥ria, portanto, tem o papel de garantir a sua capacita√ß√£o para atuar desse jeito. √Č uma forma de desenvolver o pensamento cr√≠tico e de fazer com que outras pessoas tamb√©m passem pelo processo.

Afinal, ao concluir a licenciatura, você tem a chance de trabalhar como professor. Com os conhecimentos na disciplina, saber transmiti-los para que os alunos fiquem por dentro do tema é indispensável.

Quais são as principais matérias do curso de História?

1. Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica

Na licenciatura, é muito importante explorar os pilares da Educação Básica e como as políticas de ensino são criadas. Essa é uma das primeiras matérias do curso e permite que você se prepare para atuar como um professor de alta qualidade.

2. Did√°tica

Além de conhecer os conceitos, é fundamental saber transmiti-los, concorda? A disciplina voltada para a didática faz com que você saiba como montar aulas envolventes e como ensinar os alunos da melhor maneira.

3. Teorias da História

Historiografia pode parecer uma palavra complicada, mas nada mais é que a ciência ligada ao estudo da História. Com um entendimento sobre o tema, você domina a construção do conhecimento histórico.

4. Antropologia Cultural

Saber como os seres humanos mudaram a cultura é fundamental para compreender muitos fatos. Essa matéria explora esse ponto a fundo e mostra as várias formas de manifestação da diversidade cultural.

5. História Antiga

Desde Roma e Gr√©cia at√© o per√≠odo atual, bastante coisa aconteceu. Mas tamb√©m foi h√° v√°rios s√©culos que diversos conceitos surgiram e se desenvolveram ‚ÄĒ como os Jogos Ol√≠mpicos da Antiguidade, a ideia de democracia e at√© as cidades. Ao estudar Hist√≥ria Antiga, voc√™ conhece esses pilares importantes da ocupa√ß√£o humana.

6. Hist√≥ria das Religi√Ķes

Desde o começo da civilização, a religião é uma questão importante para uma grande parcela da sociedade. Como são muitas as vertentes que dominaram as épocas, essa disciplina apresenta o desenvolvimento religioso e as características de cada mudança.

7. História Medieval

Também não dá para ignorar a famosa Idade das Trevas. Essa matéria traz tudo sobre o período medieval e conta como eram os anos feudais, dos grandes castelos europeus e das guerras sem precedentes.

História - documentos

8. História da Arte

Lembra-se de que a influência na cultura é parte do curso? Então, não dá para deixar de lado uma abordagem sobre a arte. Nesta cadeira, você vai entender os diversos movimentos artísticos e como eles refletiam o cenário da época.

9. História Moderna

Com o final da Idade Média, entramos no que é conhecido como História Moderna. A disciplina permite estudar o que aconteceu nos séculos seguintes à Idade Média, até meados de 1700. Quanto mais se aproximar do período atual, maior será a compreensão das influências do passado.

10. Hist√≥ria do Brasil: Col√īnia

Tamb√©m n√£o d√° para deixar de fora os fatos do nosso pa√≠s, n√£o √©? O aprendizado sobre o Brasil Col√īnia demonstra como foi a ocupa√ß√£o de Portugal ap√≥s as Grandes Navega√ß√Ķes, a divis√£o territorial e as mudan√ßas impostas nas terras que eram dos ind√≠genas.

11. Hist√≥ria do Brasil: Imp√©rio e Rep√ļblica

Com a ocupa√ß√£o da col√īnia, logo o Brasil se tornou sede do Imp√©rio de Portugal. Depois, passou √† condi√ß√£o de Rep√ļblica. Ao conhecer todos os fatos, √© poss√≠vel entender o que nos trouxe at√© aqui.

12. Hist√≥ria Contempor√Ęnea

E por falar no presente, a mat√©ria voltada para a parte contempor√Ęnea estuda os tempos atuais, do s√©culo 18 em diante. Mais que compreender o que aconteceu em um passado distante, permite analisar as transforma√ß√Ķes de agora.

13. História da América

Com a proposta de ensinar a heran√ßa do lado sul da linha do Equador, essa mat√©ria leva ao entendimento sobre a forma√ß√£o da Am√©rica. Al√©m disso, d√° para conhecer suas divis√Ķes, conquistas e lutas por independ√™ncia.

14. Hist√≥ria da √Āfrica

Depois de mergulhar no Velho Continente e na Am√©rica, n√£o d√° para deixar a √Āfrica de fora. Os estudos focam na configura√ß√£o sociocultural africana e na rela√ß√£o com os outros continentes ao longo do tempo.

15. Hist√≥ria Pol√≠tica e Econ√īmica

As bases da nossa sociedade tamb√©m influenciam as composi√ß√Ķes pol√≠ticas e econ√īmicas. Entender como a Hist√≥ria se relaciona com esses aspectos-chave ajuda o futuro licenciado a ter uma compreens√£o melhor das sociedades estudadas.

Além dessas matérias, há outros temas que recebem atenção. São eles:

  • Fundamentos Sociol√≥gicos e Antropol√≥gicos da Educa√ß√£o;
  • Fundamentos Hist√≥ricos e Filos√≥ficos da Educa√ß√£o;
  • Pr√°tica de Ensino: Concep√ß√£o e Organiza√ß√£o;
  • Psicologia da Educa√ß√£o;
  • Forma√ß√£o Sociocultural e √Čtica I e II;
  • Geografia Aplicada √† Hist√≥ria;
  • Libras.

E já que a prática é importante, o curso de História ainda envolve algumas atividades para aplicar conhecimentos. Veja:

  • Est√°gio Supervisionado: Concep√ß√£o e Organiza√ß√£o;
  • Est√°gio Supervisionado: Ensino Fundamental;
  • Pr√°tica de Ensino: Introdu√ß√£o aos Estudos Hist√≥ricos;
  • Pr√°tica de Ensino: Viv√™ncia no Ambiente Educativo;
  • Est√°gio Supervisionado: Ensino M√©dio;
  • Pr√°tica de Ensino: Documentos e Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Hist√≥ria;
  • Est√°gio Supervisionado: Projeto no Ensino.

Como funciona a modalidade EAD?

Para aproveitar ao m√°ximo o curso de Hist√≥ria, voc√™ pode recorrer √† modalidade EAD. O estudo a dist√Ęncia permite assistir √†s aulas pela internet, de onde voc√™ estiver ou quando desejar. √Č uma forma de ter praticidade no cotidiano e at√© de conciliar a gradua√ß√£o com o trabalho.

Com a escolha de uma boa institui√ß√£o, √© poss√≠vel ter acesso √† biblioteca digital, tutores e polos EAD. Assim, √© poss√≠vel conquistar o seu diploma ‚ÄĒ que tem a mesma validade dos cursos presenciais ‚ÄĒ e aprender tudo o que √© necess√°rio para ser um bom profissional.

Curso de História: um amplo horizonte

O curso de Hist√≥ria traz uma vis√£o completa sobre a sociedade atual e, principalmente, seu passado. Com a escolha de uma boa institui√ß√£o, a modalidade a dist√Ęncia pode ser a op√ß√£o certa para construir seu conhecimento da melhor maneira!

Ficou interessado? Então não deixe de conhecer o curso de História EAD da Unicesumar!

Curso de empreendorismo - CTA1

Coment√°rios

Coment√°rios