Você sabe como funciona o curso de Educação Física EAD? Essa graduação é realizada principalmente online, mas conta com momentos, eventos e experiências presenciais que enriquecem seus estudos.

Se você está apreensivo sobre como aproveitar essa graduação da melhor maneira, este conteúdo vai ser de grande ajuda. Veja como ter uma experiência incrível como universitário e confira alguns mitos sobre o curso de Educação Física a distância! 

curso de Educação Física EAD - CTA1

 

7 dicas para colher bons frutos de cada momento do curso de Educação Física EAD

1. Contate o tutor sempre que tiver dúvidas 

Ficou com dificuldades sobre o conteúdo das aulas online? Envie uma mensagem ao tutor!  Isso vai ajudar você a encontrar respostas para suas questões e acelerar seu aprendizado. 

O tutor está pronto para te ajudar quando bater aquela dúvida sobre um tema das aulas do curso de Educação Física EAD. Além disso, ele é responsável por acompanhar o processo de aprendizagem dos estudantes, corrigir provas, atividades e fóruns.

2. Dedique-se nos fóruns e na realização do MAPA

Os fóruns de discussão fazem parte da rotina do aluno EAD. Nesse espaço dentro da plataforma de estudos, você constrói seu conhecimento sobre os temas das aulas conceituais.

Sua participação vale pontos e contribui para desenvolver seu senso crítico e melhorar as habilidades de leitura e escrita.

Já o MAPA (Material de Avaliação Prática da Aprendizagem) é uma tarefa para colocar a mão na massa e aumentar a sua nota na disciplina. Essa atividade pode exigir a realização de um projeto de pesquisa, resenha de um livro ou estudo de caso, por exemplo.

Ser aluno do curso de Educação Física EAD significa, também, praticar exercícios, atividades, esportes e danças, seguindo a orientação do professor, registrando em vídeo e compartilhando a gravação via plataforma. A Vanielli Vargas Rosada é uma das alunas do curso de Educação Física EAD e aproveitou o MAPA pra mostrar o que sabe.

https://youtu.be/BKNIMdFlBI8

3. Faça as Atividades de Estudos Programada (AEP)

A partir da segunda semana de aula, duas AEPs são aplicadas para ajudar você a reter o conteúdo estudado. São questionários online formados por 10 questões objetivas e que valem pontos na sua nota. Não deixe de realizar esses exercícios! 

4. Use os recursos educacionais de apoio

Além das videoaulas conceituais, o aluno do curso de Educação Física EAD tem acesso a materiais e recursos complementares:

  • cronograma detalhado com todos os prazos;
  • material didático exclusivo da disciplina;
  • aulas para download em MP3;
  • jogos interativos;
  • trilhas de aprendizagem;
  • sala do café online para trocar ideia com outros estudantes;
  • livros digitais complementares na biblioteca virtual;
  • estrutura do polo EAD — biblioteca, laboratório de informática e espaços de estudo.

Use essas ferramentas para se organizar com tranquilidade, interagir com colegas de turma e estudar de modo eficaz.

5. Participe das atividades acadêmicas complementares

São atividades realizadas fora da sala de aula e que ajudam você a reter todo o conhecimento adquirido nas disciplinas do curso de Educação Física EAD.

Alguns exemplos são:

  • monitoria acadêmica; 
  • iniciação científica; 
  • projetos de pesquisa; 
  • projetos de extensão; 
  • projetos de ensino; 
  • cursos especiais; 
  • participação em eventos do ramo;
  • estágios extracurriculares não supervisionados e não remunerados.

É possível encontrar oportunidades para realizar essas atividades presencialmente e a distância. Conte com o apoio da equipe do polo EAD para encontrá-las. 

Além disso, é muito importante registrar essas atividades e levar a documentação comprobatória ao polo. Cada aluno do curso de Educação Física EAD deve cumprir 6% da carga horária total do curso em atividades complementares.

Curso de Educação Física EAD - atividades

6. Desfrute de todo o poder do Foco Múltiplo

O conceito de Foco Múltiplo vai impactar positivamente o seu desempenho e permitir colher excelentes frutos em todos os períodos da graduação. Durante a faculdade, você pode trabalhar 3 focos em conjunto.

Foco Visionário

Capacidade de desenvolver sua visão de futuro acadêmico e profissional em Educação Física, traçando metas objetivas e claras para alcançar durante os estudos e após se formar. 

As disciplinas do Projeto Go! do curso de Educação Física EAD ajudam você nessa tarefa.

Foco Comportamental

Capacidade de agir de modo coerente as suas metas. Se você deseja ser um personal trainer especializado em atletas de alta performance, por exemplo, deve eliminar distrações e direcionar seu comportamento para esse objetivo. 

Isto é, mergulhar no mundo esportivo de alto desempenho para aprender tudo sobre o ramo, consultar os livros disponíveis na biblioteca EAD, participar de eventos, ler revistas e estudos acadêmicos, trocar conhecimentos com profissionais do ramo, entre outras atividades.

Foco Consistente

Capacidade de dedicar o tempo necessário para visualizar suas metas, desenvolver hábitos positivos para agir coerentemente e obter os resultados desejados. 

Em outras palavras: organizar sua agenda e reservar momentos para assistir às aulas, fazer os trabalhos, realizar as provas, estagiar, frequentar eventos e encontros no polo EAD, participar de semanas acadêmicas etc.

7. Desenvolva autorresponsabilidade, automotivação e autodisciplina

Esses três “As” são competências poderosas que valem ouro. Elas fazem você se destacar nos estudos, viver ótimas experiências durante a faculdade e trilhar uma boa carreira como profissional de Educação Física.

A autorresponsabilidade faz você assumir as rédeas dos seus estudos. Isso é importante porque, como aluno a distância, você é o único encarregado pela sua aprendizagem e seu desempenho durante o curso de Educação Física EAD.

A automotivação evita que você cometa o erro de estudar somente quando “dá vontade” de assistir às aulas na plataforma de estudos. Como um estudante automotivado, você se torna mais produtivo, faz as atividades na hora certa, estabelece metas e vai atrás de desafios para tirar proveito do curso de Educação Física EAD.

A autodisciplina gera liberdade e tranquilidade. Sendo um aluno autodisciplinado, você segue o cronograma de estudos e realiza as atividades no prazo. Isso significa que aulas atrasadas, pilha de leituras acumuladas e viradas de noite para fazer trabalhos na véspera não vão fazer parte da sua rotina.

Como resultado, você terá mais liberdade para curtir a família, sair com os amigos e tranquilidade para dar o seu melhor no trabalho e cuidar de outras áreas da sua vida.

Percebe a diferença que essas competência fazem na vida de um estudante do curso de Educação Física EAD? Desenvolva-as desde o primeiro período, junto com o Foco Múltiplo.

Mitos sobre o curso de Educação Física EAD

Além de saber como aproveitar a graduação, é crucial detonar alguns mitos que afastam diversas pessoas de seu sonho de estudar à distância para seguir carreira em Educação Física. 

“Vou ter que estudar sozinho e isolado, sem conviver com professores e alunos.”

Como você percebeu nas dicas anteriores, o aluno EAD não está sozinho. Ele mantém contato frequente com professores, tutores e colegas de classe durante toda a graduação. Além disso, há a equipe do polo EAD. Você participa de eventos de ambientação e terá o apoio do tutor presencial e de outros profissionais dessa unidade credenciada.

“Não vou ser bem recebido no mercado de trabalho com um diploma do curso de Educação Física EAD.”

Como afirma Eliane Aere, diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Digital), os alunos formados em graduação a distância são tão bem recebidos no mercado de trabalho quanto aqueles formados em um curso presencial.  

Isso acontece porque o diploma EAD tem a mesma validade de um presencial. Inclusive, a instituição de ensino superior é proibida de mencionar a modalidade cursada nesse documento.

“O CREF não registra quem é formado a distância.”

Já viu esse comentário online? É lenda! O Conselho Regional de Educação Física (CREF) faz o registro do graduado em um curso de Educação Física EAD reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Curso de Educação Física EAD - atleta

“Sou atleta, não vou conseguir aproveitar um curso de Educação Física EAD por causa da minha agenda lotada.”

Você é atleta e sua rotina é recheada de treinos diários, atividades psicológicas e nutricionais, além de viagens constantes? Pode detonar esse mito com confiança! 

É possível tirar proveito do curso de Educação Física EAD e conquistar seu diploma na área enquanto treina para participar de disputas regionais, estaduais, nacionais ou internacionais.

A modalidade a distância é uma ótima alternativa para atletas porque permite adaptar os estudos à agenda de treinamento, viagens e competições, como fazem os esportistas Claudiomiro Segatto, Bernardo Actos e Jackson Farias

Claudiomiro Segatto é um mesatenista paraolímpico, 29 vezes campeão da Copa Brasil de tênis de mesa e participante das Paralimpíadas de Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016. 

Como ele treina diariamente e viaja com frequência, escolheu fazer o curso de Educação Física EAD. Sua experiência está sendo incrível, com muito aprendizado, novos desafios e planos para um futuro próximo. 

O Bernardo Actos é um ginasta premiado de Belo Horizonte e estudante de Licenciatura em Educação Física a distância. 

Ele conta que, como aluno EAD Unicesumar, consegue estudar em casa com total atenção, conciliando treinos e estudos com muita disciplina, algo que ele aprendeu desde cedo no mundo da ginástica.

Por fim, o Jackson Farias é um lutador de MMA profissional, professor de luta, campeão brasileiro de Jiu-Jitsu e aluno do curso de Educação Física EAD. Para ele, a modalidade a distância caiu como uma luva. 

Jackson relata neste vídeo que é uma ótima alternativa pela liberdade de escolher o momento de estudar. Essa facilidade permite que ele assista às aulas nos intervalos dos treinos, estudando de 3h a 4h sem atrapalhar sua rotina de atleta.

Curso de Educação Física EAD: uma grande oportunidade para seu futuro

Percebe como é possível tirar máximo proveito do curso de Educação Física EAD? 

Saiba mais sobre a Licenciatura em Educação Física EAD, o único do Brasil na modalidade a distância a obter nota máxima em avaliação de reconhecimento do MEC.

 

curso de Educação Física EAD - CTA2

Comentários

Comentários