A Enfermagem é uma profissão que vem se consolidando cada vez mais no mercado de trabalho. Atualmente, os profissionais do setor encontram oportunidades em diferentes especialidades.

Dessa forma, quem deseja seguir nessa carreira deve se capacitar e buscar por uma formação acadêmica de qualidade, principalmente visando o desenvolvimento de diferenciais. Já que é no curso de Enfermagem que se tem acesso a todo o conhecimento científico necessário para atuar nessa importante área da saúde.

Quer descobrir se vale a pena investir nessa graduação? Acompanhe o texto a seguir e descubra qual a atual realidade da Enfermagem no mercado de trabalho!

Qual a importância do enfermeiro?

Os profissionais proporcionam práticas sociais, com o intuito de gerar bem-estar e qualidade de vida nas fases do processo de saúde e doença dos pacientes. Os enfermeiros também os auxiliam na prevenção, reabilitação e primeiros socorros, tanto em casos leves quanto graves.

Geralmente, a equipe de Enfermagem, dentro de alguns estabelecimentos, como o hospitalar, é numerosa. Isso porque os profissionais realizam uma série de atividades para otimizar a rotina médica, como lidar com a gestão de medicamentos e insumos, acompanhar e tratar lesões em pacientes, realizar curativos, entre outras.

Sem dúvidas, o enfermeiro é essencial para o bom funcionamento do sistema de assistência à saúde, podendo atuar tanto no setor público quanto no privado, e atendendo crianças, jovens, adultos e idosos, além de prestar atendimento especial às gestantes.

Sou Técnico em Enfermagem, vale fazer graduação?

Você já é técnico em enfermagem e está na dúvida se vale a pena fazer uma graduação? A resposta é que sim, vale muito a pena! 

Quem faz uma graduação amplia as possibilidades de atuação na área da saúde. 

Você se torna um profissional preparado para assumir tarefas e responsabilidades mais complexas, como prescrição de planos de cuidados ao paciente. E se forma para assumir funções de liderança. 

A graduação traz valorização profissional, oportunidades e, claro, aumento salarial, já que o piso salarial de enfermeiro é maior do que o de técnico em enfermagem. 

E ao fazer uma faculdade, você abre as portas para cursar posteriormente especializações em diversas áreas da enfermagem, aprofundando seu conhecimento em campos específicos, na área que você mais se interessar, como pediatria, geriatria, obstetrícia, estética… entre tantas outras possibilidades. 

Por que é uma ótima carreira?

Atualmente, a área de Enfermagem é extremamente reconhecida, sobretudo pelo setor médico e por parte da equipe de técnicos. Considerando o contexto social da saúde, os enfermeiros salvam vidas e contribuem significativamente para a assistência aos pacientes.

Quem conta com uma formação acadêmica em uma instituição de ensino de qualidade no currículo, inclusive, tem mais chances de ser requisitado para ocupar posições mais valorizadas nas organizações de saúde.

A carreira está em ascensão, já que praticamente toda área médica necessita da presença de um enfermeiro no dia a dia. A alta demanda, o salário competitivo e a oportunidade de crescimento profissional tornam a Enfermagem uma alternativa, de fato, bem promissora.

Como é o mercado de trabalho para Enfermagem?

Os enfermeiros podem atuar em quase todo o setor hospitalar, instituições de saúde, clínicas e no acompanhamento domiciliar de pacientes. Outra possibilidade é prestar serviços para planos de saúde, laboratórios e projetos da administração pública.

O mercado de trabalho é aquecido e apresenta, atualmente, uma alta demanda por profissionais capacitados. No entanto, para conseguir uma boa posição, é fundamental buscar por atualização e cursar especializações, até porque o ramo está, a todo momento, sendo influenciado por novas tecnologias e recursos.

A Enfermagem tem algumas áreas promissoras, inclusive para recém-formados na profissão. Veja quais são as principais a seguir:

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem Obstétrica;
  • Enfermagem do Trabalho;
  • Enfermagem de Resgate;
  • Enfermagem Geriátrica;
  • Enfermagem Estética e Dermatológica.

um pôster com um monte de coisas diferentes

Quais as tendências dentro da Enfermagem?

As inovações resultantes do maior uso da tecnologia nos centros clínicos e hospitalares têm se tornado cada vez mais comuns na rotina de um enfermeiro. Consultas a distância e aplicativos são alguns dos recursos utilizados diariamente por esses profissionais.

O setor de home care, igualmente, tem requisitado uma boa quantia de enfermeiros. Na prática, eles realizam as atividades de assistência e tratamento em casos de doenças crônicas ou idade avançada no local de moradia dos pacientes.

Outra tendência do mercado é a ampliação dos campos de atuação. Para acompanhar essas transformações, os profissionais precisam investir em conhecimento de qualidade, como cursos de aperfeiçoamento e especializações.

Por que a Enfermagem é tão promissora?

Com um mercado de trabalho em expansão, a Enfermagem tem avançado, ampliando cada vez mais as oportunidades de atuação. Atualmente, os enfermeiros contam com inúmeras possibilidades de trabalho fora do tradicional.

O empreendedorismo, por exemplo, é uma prática bastante comum no setor de saúde. Geralmente, o enfermeiro autônomo atua com práticas integrativas complementares e consultorias para diferentes instituições.

Cursar uma Graduação em Enfermagem pode garantir postos de gerência em hospitais e em todo tipo de unidade de atendimento médico. Secretarias de saúde de estados e municípios, da mesma forma, são organizações que precisam continuamente de enfermeiros.

Como toda carreira ligada à Medicina, a Enfermagem é uma ocupação promissora, sobretudo, por conta da alta taxa de empregabilidade. Com uma infinidade de cargos e funções disponíveis, os profissionais encontram uma área bastante gratificante, podendo decidir sobre a especialidade e o ambiente a que pretendem se dedicar.

Como saber se é a carreira ideal?

A Enfermagem é, hoje, um dos cursos que mais empregam no setor da saúde. No entanto, é preciso ter afinidade com a rotina de um enfermeiro e capacitação para lidar com pacientes de diferentes idades e condições médicas.

Boa parte dos empregos na área da saúde pagam bem, além de apresentar uma excelente perspectiva de crescimento. Mesmo assim, para ser um enfermeiro, você deve ter um perfil profissional condizente com o que o mercado de trabalho exige.

Lidar com pacientes debilitados todos os dias, por exemplo, requer bastante paciência. Não basta apenas ter conhecimentos técnicos, é necessário também trabalhar soft skills para conseguir se comunicar com todos os tipos de pessoas.

Para entender se essa é, de fato, a carreira ideal, vale a pena fazer um teste vocacional. Essa ferramenta funciona como uma análise da sua personalidade, identificando características que podem auxiliar no momento de escolher uma profissão.

Como escolher um bom curso de Enfermagem?

Provavelmente, você deve estar se perguntando como funciona o curso de Enfermagem, não é mesmo? A graduação forma pessoas qualificadas para exercer da melhor maneira a prestação de serviços no setor.

No entanto, devido à relevância da formação acadêmica, é fundamental optar por uma faculdade de qualidade para iniciar o curso de Enfermagem. É importante, por exemplo, avaliar o corpo docente, a metodologia, o suporte aos estudantes, o reconhecimento da instituição perante os órgãos educacionais, entre outros fatores.

Além disso, converse com ex-alunos para entender como foi a aceitação do diploma entre os empregadores. Essas informações podem ajudar você a tomar uma decisão mais alinhada com os seus objetivos.

Viu só como a área de Enfermagem no mercado de trabalho é promissora? Tenha em mente que a formação acadêmica deve ser priorizada e procure investir em um curso de uma instituição de ensino de excelência, que ofereça todo o apoio para o crescimento da sua trajetória profissional.

Aproveite a visita e deixe o seu comentário dizendo se as informações apresentadas no conteúdo foram úteis!

Avalie este post

Comentários

Comentários