Os estudantes das Engenharias da modalidade híbrida da Unicesumar participaram, na última semana, da I Competição Nacional do Marshmallow Challenge que ocorreu em 39 polos de todo Brasil. Vamos conferir?

O desafio do Marshmallow Challenge é uma atividade na qual os estudantes precisam, em equipe, construir uma torre com fios de espaguete, barbante, fitas adesivas e um marshmallow, sendo que este último deverá ficar no topo. A equipe vencedora é a que consegue construir a maior torre no tempo de 18 minutos.

Trata-se de uma atividade simples aplicada no mundo todo para profissionais de diversas áreas com o objetivo de ensinar a relevância do trabalho em equipe para sucesso do objetivo.

De acordo com Thuinie Daros, Head de Metodologias Ativas da Unicesumar: “No mundo profissional atual, busca-se pessoas que possuem habilidades comunicativas, que saibam trabalhar em equipe para atingir o objetivo em seus projetos, que exerçam a liderança, mas também saibam ser liderados quando necessário. E a técnica proposta pelo Marshmallow Challenge cria condições para vivenciar e desenvolver debates sobre estas competências fundamentais”.

O desafio teve como vencedor o polo de Florianópolis. O grupo estava representado pelo Tutor Facilitador Renan Machado, com uma torre de um 1 metro, trinta e seis centímetros e cinco milímetros.

grupo-ganhador
Grupo ganhador da I Competição Nacional do Marshmallow Challenge – José Angelo Minorello; Jean Schimidt Minichik; Jonatan José da Silva; Aldo Vânio Leandro Junior; Paulo Zanella Assis

O Tutor Facilitador, Renan Machado, conta que os “(…) estudantes de Engenharias demonstraram total capacidade em focar no problema proposto, gerenciando conflitos internos do grupo, enxergando seus erros durante o processo e corrigindo-os de maneira proativa. Esta competição saudável elevou as expectativas pessoais de cada um, fazendo com que todos dessem o seu melhor para vencer o desafio.”

Confira o ranking das 20 primeiras posições:

Desafio do Marshmallow
Polo Tutor Altura da torre (cm)
FLORIANÓPOLIS / SÃO JOSÉ – SC RENAN JARDIM MACHADO 136,5
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP GUSTAVO FIRMINO DA SILVA 131
JARAGUÁ DO SUL – SC GEOVANE BITENCOURT 130
PORTO ALEGRE – ZONA NORTE – RS MARIO FEDATTO 130
CAMPO GRANDE – MS MARIANA PRADO 126
CRICIÚMA – SC FLAVIA BONADEU 120
CAMPO MOURÃO – PR FRANCIELLE PAREJA 118
FOZ DO IGUAÇU – PR LETICIA ALMEIDA GAMA 117
CASCAVEL – PR ANNA ARALDI 115
SANTOS – SP WILSON DE SOUZA NETTO 109
PALMAS – TO RENATO PEREIRA NUNES 104
VARGINHA – MG BRUNO ANTONIO NAVES 102
RONDONÓPOLIS – MT VICTOR CESAR GUIA MONTEIRO 100
BLUMENAU – SC MARLON ARLEN DE SOUZA LIMA 93
BELO HORIZONTE – FLORESTA – MG FERNANDA CRISTINA VEREDIANO 92
LAGES – SC JULIANO OLIVEIRA DE ANDRADE 90
PARÁ DE MINAS – MG FELLIPE DE ALMEIDA FONSECA 84,2
CURITIBA – CAMPUS – PR PRISCILLA KOHIYAMA DE MATOS SILVA 84
GUARAPUAVA – PR JOÃO MANOEL FOLADOR RODRIGUEZ 83,5
MARINGÁ – PR ARQUIMEDES ROTTA NETO 83,5

O coordenador Fábio Gentilin expõe que desafios como este favorecem a sinergia entre os participantes. Isto possibilita a identificação de novos líderes. Além disso, inserem os estudantes em um ambiente de solução de problemas sob pressão, típicos da atividade profissional do engenheiro.

equipe-pedagogica
Equipe Pedagógica de Engenharias também participou do desafio

A realização deste desafio foi recebida com grande entusiasmo pelos estudantes. Uma grande lição que demonstra a importância do planejamento e da execução de um projeto. Porém, o principal foi o debate que ocorreu após a realização da atividade.

estudantes
Polo de São José do Rio Preto – SP
alunos
Polo de Guarapuava – PR

A equipe da Unicesumar agradece muito a participação de cada um neste desafio. Confira o desafio!

Gostou do Marshmallow Challenge? Tem interesse em estudar Engenharia?

Conheça os cursos no site da Unicesumar.

Avalie este post