O curso de Marketing e o mercado de trabalho

Sabe quando você encontra um produto perfeito para o que você precisa e que também se encaixa direitinho no seu bolso? Bem provável que ele tenha passado pela análise de uma equipe de Marketing antes de chegar às suas mãos.

A definição de Marketing para Raimar Richers, um dos pioneiros do setor no Brasil, é de atividades que tenham por fim concretizar relações de troca. Envolve todo o processo de desenvolvimento e divulgação de um item ou serviço. São várias considerações a serem feitas: público-alvo, preço, distribuição e venda, entre outros itens importantes.

Neste post vamos falar das características que um profissional de Marketing deve ter e as oportunidades que irá encontrar no mercado. Mas antes, você sabe o que se estuda em uma graduação na área?

Disciplinas do curso de Marketing

O núcleo do conteúdo estudado trata dos fundamentos da área. São conceitos em leitura de mercado, os clientes e suas necessidades, concepção de produto e estratégias de comunicação visando o bom desempenho em vendas.

Disciplinas como Pesquisa em Marketing e Gestão de Preços, Gestão de Produtos e Marcas ou Gestão de Canais de Distribuição, procuram desenvolver aspectos específicos dentro do conteúdo geral do curso. São competências práticas que o estudante deve conhecer para aplicar no dia a dia profissional.

Complementando a formação, temos noções de áreas relacionadas. É o caso de Administração, Economia e Direito. Este último, focado na área comercial e do consumidor.

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Atividades do profissional de Marketing

O resultado é um especialista que domine todas as etapas do processo de Marketing e entenda a conjuntura em que este se insere. É mais do que apenas uma função de vendas: a responsabilidade é dar visibilidade aos produtos ou serviços de uma empresa.

Tarefas desempenhadas por esse profissional podem variar em objetivo e abrangência. Em um momento inicial, pode monitorar o mercado em busca de oportunidades. Instrumentos como pesquisas de mercado e planos de marketing são característicos dessa fase.

Contribui no desenvolvimento e gerenciamento de produtos, com análises de grupos focais e outras pesquisas de opinião. A promoção da marca, seja no lançamento de um serviço ou para alavancar o reconhecimento desta, também tem apoio da equipe de marketing.

Com tudo feito, o trabalho não termina. Avaliações do impacto no mercado são importantes para potenciais ajustes. Os dados reunidos também alimentam campanhas seguintes, mantendo o ciclo.

Para ser capaz dessas tarefas, quais são as principais habilidades de quem se destaca na área?

Características do profissional de Marketing

Uma verdade fundamental no Marketing é que ele está em constante alteração. O conhecimento básico é o ponto inicial, o alicerce para o exercício das funções.

O cenário ao redor, no entanto, está sempre sujeito a mudanças, e o profissional deve saber como continuar relevante. Vamos citar algumas das características mais importantes que a pessoa deve ter para construir uma carreira de sucesso na área.

Gostar de pessoas

O principal objetivo do Marketing é convencer o público a satisfazer uma necessidade adquirindo o produto ou serviço em questão. Para isso, primeiro é necessário entendê-lo, com suporte de pesquisas de opinião e grupos focais.

Dessa forma, o profissional deve ser alguém com genuíno interesse por pessoas. Essa afinidade será importante na compreensão dos diferentes perfis dentro da amostra, em especial na definição dos clientes mais prováveis – que serão o foco das ações da estratégia final.

Ser adaptável

Já citamos como o mercado do Marketing é dinâmico. O maior ativo de um profissional ou empresa da área é identificar novas oportunidades e se antecipar aos concorrentes.

Sobreviver nessas circunstâncias significa estar ligado nas tendências de mercado e saber se adaptar a elas. O mesmo vale para evoluções tecnológicas. O processo de aprendizado e atualização é algo que irá acompanhar a carreira do início ao fim.

A criatividade é uma característica importante para o profissional de Marketing

Criatividade

Aqui entra a máxima de “pensar fora da caixa”. Longe de ser apenas um clichê, encontrar uma solução ousada pode ser a diferença entre um retorno mediano e o sucesso estrondoso. Propor ideias arrojadas e abraçar os riscos é uma cultura que pode trazer bons resultados.

Análise de dados

Falamos em entender o público, mas foi-se o tempo em que tudo era feito à base de palpite. O Marketing atual preocupa-se em medir o impacto de cada ação tomada. Com ferramentas cada vez mais completas, o volume de dados pode se tornar intimidador.

Portanto, o profissional deve ter desenvoltura para estar cercado de números e indicadores. Tanto estatística quanto análise de engajamento em redes sociais e taxas de cliques em uma página web são informações que este irá encontrar em seu dia a dia.

Oportunidades de carreira no Marketing

Com a caixa de ferramentas completa, o profissional de Marketing tem várias opções de atuação para se especializar. Apesar de compartilharem os fundamentos, cada uma tem especificações que as torna únicas.

O estudante pode buscar experiência em algumas delas, na forma de estágios, para encontrar aquela que mais se encaixe em seu perfil. Vamos listar algumas delas, com uma breve descrição:

  • Desenvolvimento de produtos: responsável por identificar necessidades dos consumidores e criar ou renovar produtos e serviços para atendê-las;
  • Gerenciamento de produtos: encarregado de definir estratégias de venda, do lançamento do produto até a chegada ao mercado;
  • Inteligência de mercado: quem analisa o mercado para direcionar as estratégias comerciais, com decisões como preço e volume por tipos de público durante uma campanha de vendas;
  • Marketing digital: responsável pela promoção de marcas ou produtos online, visando à obtenção de clientes desde esse ambiente;
  • Planejamento estratégico: coleta, analisa e interpreta dados do mercado para a criação de um plano de marketing, de forma a atingir as metas definidas pela empresa;
  • Consultoria: presta assessoria em diversas tarefas relacionadas ao Marketing, como lançamento de produtos, dentre outros serviços;
  • Comunicação corporativa: produz ações e materiais voltados para o público interno de uma instituição;
  • Mídias sociais: encarregado de gerenciar perfis de uma empresa em redes sociais, auxiliando na gestão da marca e relacionamento com usuários;
  • Merchandising: responsável por planejar a inserção publicitária de marca ou produto nos veículos de comunicação.

Como estudar Marketing?

Como você pode ver, Marketing é uma área bem ampla. O interesse em alguma delas pode abrir caminho para uma longa carreira.

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