O design é uma área em expansão e em constante avanço. Setores como moda, desenvolvimento de produto, decoração e internet buscam nestes profissionais conhecimentos e habilidades para soluções mercadológicas, criatividade e inovação.

Em 1998, o então presidente, Fernando Henrique Cardoso, assinou um decreto reconhecendo o dia 05 de novembro como o dia Nacional do Design. A data foi criada em homenagem a um dos principais defensores do design no Brasil, Aloísio Magalhães. Muitos são os feitos do design em nossa vida cotidiana! Para comemorar o dia, separamos quatro momentos em que o design foi responsável por grandes transformações.

Nos interiores da Broadway

Na Nova Iorque do início da década de 90, o conceito de Hotel Design surgiu com o designer Philippe Starck. Responsável pela reforma do antigo Hotel Paramount, na Broadway, trouxe um conceito totalmente inovador. Assim, tornou-se referência em projetos de interiores para hotéis. Além disso, é criador da cadeira Louis Ghost, transformando o conceito barroco do conhecido modelo Louis XV em uma cadeira excêntrica e moderna.

Design com a cara do Brasil

Com a poltrona Mandacaru, a brasileira Baba Vacaro revolucionou e inseriu o design brasileiro nas maiores feiras do setor no mundo. Além disso, incluiu as mulheres no cenário nacional de design. Com inspirações nordestinas, a poltrona consiste em seis almofadas unidas como pétalas em um miolo. A criação de Vacaro foi homenageada no 19° Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, em 2005, e selecionada para o IF Design, na Alemanha.

Novas proporções

O conceito do New Look apresentado por Christian Dior na sua primeira coleção, em 1947, revolucionou a silhueta feminina. Mesmo em um período de recessão pós-guerra, o Tailleur Bar, com blazer bege, saia plissada e uma cintura super marcada, utilizava quase 25 metros de tecido para sua criação e foi um sucesso por quase 10 anos, além de se tornar referência da moda nos anos 50.

Design rebelde

Com mais de 50 anos de história, a mini-saia foi uma revolução da moda! Em meio a muitas mudanças de cultura e costumes, a jovem designer inglesa Mary Quant, considerada a criadora da peça e fã do carro Mini – inspiração para o nome – revolucionou com o uso de um novo tamanho de saia.

É o design reconstruindo formas, inovando e proporcionando mudanças para as novas gerações!

A Unicesumar oferta cursos na área do Design, como Interiores, Moda e Produto.

cta_ead_blog_graduacao

Conheça os cursos em nosso site.

Avalie este post

Comentários

Comentários