Quando explicarmos a metodologia 5S, você vai achar que é a ideia feita para lidar com a rapidez do mundo moderno, mas a verdade é que ela surgiu bem antes disso.

Foi em um momento de profunda crise econômica vivida pelo Japão após o fim da Segunda Guerra Mundial que a metodologia 5S entrou em ação. Para reestruturar sua economia rapidamente e ter presença no mercado internacional, o país investiu nesse método para crescer com agilidade e garantir qualidade de processos. E deu certo! Hoje, o potencial econômico do Japão é reconhecido no mundo todo.

O interessante de boas metodologias é a sua capacidade de se adaptar a diferentes cenários. A metodologia 5S contribui na organização, segurança, qualidade e desenvolvimento de empresas e colaboradores. Hoje, você também pode usar o mesmo conceito para organizar sua rotina de estudos e sua produtividade no trabalho. Confira os cinco conceitos:

Senso de utilização – Seiri

O primeiro S prioriza o uso eficiente de recursos e materiais, e uma reflexão sobre tudo que realmente é necessário. Como já falamos aqui, o acúmulo de objetos desnecessários gera ansiedade, atrapalham a concentração e é um grande vilão da sua produtividade. Por isso, nesta primeira etapa é importante você avaliar o que é realmente útil no seu ambiente de trabalho ou estudos e descartar tudo que não tem função. Um exemplo: quantas canetas estão na sua mesa e realmente funcionam?

5S na sua vida: quando você realiza esse processo de descarte – priorizando o que é útil e descartando o que não é – nosso corpo passa por infinitas reações químicas que promovem o bem-estar.

Senso de organização – Seiton

Nesta etapa, você precisa colocar tudo que definiu como útil em seu devido lugar. Nada de mesas desorganizadas ou lugares que ninguém encontra nada; a organização é a chave desse segundo S. Separe seus documentos em caixas ou pastas, organize seu livros e artigos de papelaria e defina pastas para seus arquivos on-line. Quanto mais organizado você for nesse processo, menos tempo gastará procurando um arquivo ou objeto.

5S na sua vida: quando você coloca cada coisa em seu lugar, sua mente também cria automaticamente vários sistemas que podem contribuir para sua concentração e aprendizado.

Senso de limpeza – Seiso

Em ambientes corporativos, o terceiro S está relacionado à consciência que a limpeza é responsabilidade de todos os colaboradores, assim como o cuidado e manutenção de equipamentos e espaços comuns. Sua mesa de trabalho ou estudos é sua responsabilidade, e colocando esse S em prática, você melhora sua produtividade. Além disso, não se estressa com a manutenção constante de equipamentos e cuida melhor do seu espaço.

5S na sua vida: a respiração e a produção anticorpos são processos de limpeza realizados pelo nosso corpo. Quando colocamos essa prática em nosso dia a dia, também conseguimos criar uma harmonia para viver melhor.

Senso de saúde – Seiketsu

Nenhuma mudança realmente funciona se não for incorporada em nossa rotina. Por isso, o 4º S tem como objetivo criar processos para que você consiga colocar em prática todos os conceitos citados anteriormente. Nessa etapa, você pode contar com a ajuda de apps de produtividades para organizar sua rotina e afazeres diários. Com eles, você marca lembretes, cria roteiros de atividades e não perde seus compromissos.

5S na sua vida: quando você organiza e prioriza práticas saudáveis, seu corpo trabalha melhor e sua produtividade melhora muito. São pequenos eventos diários, como esquecer de um compromisso, chegar atrasado em uma reunião ou não lembrar o que precisava comprar algo no mercado que geram estresse e minam sua concentração.

Senso de autodisciplina – Shitsuke

O Seiketsu está ligado ao coração e às sensações de bem-estar proporcionadas pela mudança. Já o Shitsuke conecta-se diretamente com a mente, a razão e compromisso necessários para a aplicação do 5S. É a hora de viver a metodologia na prática! O conceito de disciplina é utilizado justamente para tornar todas essas mudanças um hábito e um novo estilo de vida. Lembre-se que a mente leva um tempo para se adaptar a nova rotina, então não desista. Também é importante estabelecer autoavaliações periódicas para monitorar constantemente a aplicação da metodologia 5S.

5S na sua vida: quando reconhecemos nossos pontos positivos e negativos e decidimos mudar, nos conectamos de forma mais profunda com nossa vida e propósitos. Somos mais comprometidos e conscientes.

O conceito da metodologia 5S está muito ligado à forma de funcionamento do nosso próprio corpo. Por serem processos naturais de qualquer organismo vivo, podem ser praticados por qualquer pessoa. Liste os principais problemas que você identifica que atrapalham sua produtividade e comece o processo 5S. Em alguns meses, faça uma nova autoavaliação para analisar como a metodologia está contribuindo para a sua produtividade.

Conheça os cursos na modalidade a distância da Unicesumar

Visite o site e escolha seu curso.

Avalie este post

Comentários

Comentários