Você já parou para pensar no tanto de fios conectados a um poste e como eles levam energia até sua casa? Como sua cafeteira funciona? E os sinais de trânsito, como são sincronizados? Tudo isso, na verdade, começa no curso de Engenharia Elétrica.

É por isso que cada vez mais jovens buscam entender o que um engenheiro eletricista faz. Por trabalhar e desenvolver tecnologias, essa é uma das áreas de engenharia mais requisitadas pelo mercado.

Porém, para esses mesmos jovens, a formação pode ser uma incógnita. Afinal, o que um estudante do curso de Engenharia Elétrica aprende?

Curso de Engenharia Elétrica

A grade curricular do curso de Engenharia Elétrica

Por conta do teor técnico, aprofundado em matérias de Exatas e com foco em Eletromagnetismo, Eletricidade e Eletrônica, o curso de Engenharia Elétrica tem em média 5 anos de duração. São 60 meses de aprendizado especializado, divididos em 20 módulos.

Nesse tempo, o aluno explora desde os temas mais básicos da profissão até os mais específicos.

Assim, aprende a teoria no seu princípio e torna-se capacitado para elaborar, executar e orientar projetos de geração, distribuição e transmissão de energia elétrica.

Em conformidade com novas exigências, porém, essas não são as únicas matérias oferecidas. Para maior compreensão empresarial, administrativa e social, o curso de Engenharia Elétrica ensina também noções de Gestão, Ética e Empreendedorismo.

 

Quais as principais matérias do curso de Engenharia Elétrica?

Durante a graduação, a escala de dificuldade das matérias tende a evoluir. Com duas ou três matérias por módulos, no entanto, o aluno tem mais autonomia para se dedicar a elas.

Dentre as principais matérias do curso de Engenharia Elétrica, estão:

Introdução à Engenharia — 1º Módulo

Essa matéria é apresentada logo quando o aluno entra no curso.

Por meio dela, o professor e os materiais digitais disponíveis englobam a aplicação da engenharia na indústria como um todo. Dessa forma, fornece uma visão ampla e introdutória dos processos, com foco na colocação do engenheiro eletricista.

Cálculo Diferencial e Integral I — 5º Módulo

Parte essencial da grade curricular das engenharias, é na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral que os alunos aprendem e executam operações matemáticas específicas para os problemas da sua área.

Com bases em álgebra e geometria, estuda as taxas de variação de grandezas ou acumulação de quantidades.

Para o curso de Engenharia Elétrica, é uma matéria que se aplica muito no ramo da eletrônica e nas redes de distribuição de energia.

Os circuitos são parte importante do curso de Engenharia Elétrica

Eletrônica Analógica — 10º Módulo

Na metade do curso, o aluno aprenderá conhecimentos aprofundados sobre Eletrônica Analógica.

Aqui, os protagonistas são os dispositivos e circuitos analógicos. Por meio de cálculos, estuda-se o desempenho de capacitores, bobinas, resistores e muitos outros.

É abordado também o funcionamento de sinais elétricos, como as transmissões por rádio e outras semelhantes.

Eletromagnetismo — 15º Módulo

Partindo para o fim da graduação, o estudante começa a explorar campos mais técnicos e modernos.

O Eletromagnetismo introduz o acadêmico aos fenômenos eletrostáticos, quando os átomos interagem entre si e criam campos de indução energética.

Esse conhecimento é aplicado em redes de transmissão, em processos que necessitam de radiação eletromagnética, como em sistemas de comunicação.

Manutenção Industrial — 20º Módulo

No fim do curso, além do estágio supervisionado e do trabalho de conclusão, o aluno aprende os pormenores da manutenção industrial.

Vital para todas as empresas, a manutenção é um conhecimento muito necessário quando se fala em custo x benefício.

No futuro, será aplicada para garantir que peças, componentes, acessórios e equipamentos da empresa não percam suas propriedades e mantenham sua eficiência.

Como os módulos garantem o aprendizado?

A metodologia inovadora da Unicesumar é capaz de garantir ensino de qualidade com uso de videoaulas e materiais digitais, e também propor atividades presenciais a serem realizadas no polo escolhido pelo aluno.

Dessa forma, seja fora do polo ou dentro dele, em trabalhos no laboratório ou aulas em grupo, os alunos têm uma imersão muito maior nos conteúdos.

Com apoio dessa metodologia inovadora, o aluno tem melhor aproveitamento dos conhecimentos e a possibilidade de personalizar seus estudos, adequando-os perfeitamente a sua rotina.

Como um engenheiro eletricista aplica seu conhecimento?

Uma boa notícia aos interessados é que é possível entrar no mercado antes mesmo de se formar engenheiro. Isto acontece pois há uma necessidade muito grande de profissionais capacitados.

Em funções como auxiliar ou projetista, o estudante pode incrementar seus conhecimentos com a vivência da indústria e se tornar o profissional capacitado que o mercado procura e precisa.

Com essa experiência extra, logo quando formado, o novo engenheiro eletricista pode partir para funções que demandam mais responsabilidade e atuar nas mais diversas indústrias.

Seus conhecimentos podem ser aproveitados em empresas de pequeno, médio e grande porte, projetando, realizando ou assessorando serviços em sistemas elétricos de potência.

Dependendo da área que o profissional optar, há inúmeras ramificações de profissões que anseiam por seus conhecimentos técnicas de engenharia. Basta escolher com sabedoria.

Para dar um exemplo, um engenheiro eletricista pode encontrar vagas em empresas metalúrgicas, automotivas, projetistas de sistemas elétricos, empresas de robótica, na indústria agrícola, em desenvolvedores de softwares ou tecnologias e muitas outras.

Estimativas do mercado traçam que o salário médio desse profissional possa ser de até R$ 7.000,00.
Se você se interessou pela profissão e quer se aventurar no mundo da Eletrônica e da Eletricidade, que tal conhecer o curso de Engenharia Elétrica da Unicesumar, que possui uma metodologia de ensino diferenciada?

 

Curso de Engenharia Elétrica

Avalie este post

Comentários

Comentários