Você sabia que Segurança Privada é um mercado em grande crescimento no Brasil e no mundo? O setor fatura bilhões e tem alta empregabilidade.
A preocupação com esse aspecto é cada vez maior e é compartilhada por empresas, condomínios, executivos e pessoas públicas.
Se pensa em seguir carreira no ramo, vale a pena conhecer o cargo de gestor em Segurança Privada, as áreas de atuação e o mercado de trabalho para esse profissional. Acompanhe!
O que faz o gestor de Segurança Privada
O gestor de Segurança Privada é um profissional capacitado para proteger vidas, informações, imagem e patrimônio de seus clientes pessoais e empresariais.
Ele é responsável por analisar e identificar riscos, elaborar plano de segurança, realizar auditoria de segurança, fazer a gestão da continuidade do negócio e outras atividades que contribuem para proteção de pessoas e empresas.
Áreas de atuação em Segurança Privada
O gestor de Segurança Privada encontra um vasto campo de atuação no mercado de trabalho. Confira, a seguir, mais detalhes sobre as principais áreas.
Segurança Patrimonial
Nesse ramo, o profissional é responsável pela proteção de ativos tangíveis e intangíveis de uma empresa, contra danos, interferências ou perturbações.
Ou seja, o gestor trabalha para garantir a segurança de funcionários, escritórios, equipamentos, edifícios, informações, atividades-chave e materiais valiosos da organização.
Interessado? Há oportunidades para:
- Prestar consultoria em segurança patrimonial;
- Atuar no departamento interno de segurança de uma empresa ou indústria;
- Atuar como supervisor, coordenador ou gerente de segurança patrimonial em empresas especializadas em Segurança Privada.
Segurança Pessoal Privada
Nesse campo, o gestor é encarregado de proteger a integridade física de pessoas. Ele resguarda seus clientes de assaltos, sequestros, agressões, furtos, chantagens, acidentes, explosões, atos de terrorismo e outros sinistros.
Para isso, ele realiza as seguintes atividades:
- Elaboração de planos de segurança pessoal;
- Orientação dos vigilantes que farão as missões protetivas em deslocamentos motorizados ou a pé;
- Desenvolvimento de planos de ação e de contingência em caso de sinistros;
- Fornecimento dos recursos necessários para o vigilante seguir o plano de segurança;
- Estabelecimento de sistema de apoio e monitoramento para o profissional encarregado de receber o suporte necessário durante a missão.
Os principais clientes de Segurança Pessoal Privada são celebridades (cantores, atores, atletas), empresários, executivos de grandes corporações, autoridades e seus respectivos familiares.
Segurança Bancária
Estabelecimentos financeiros que movimentam dinheiro, guardam valores ou objetos valiosos devem ter um serviço orgânico de segurança.
Nessa área, o gestor é responsável por proteger a integridade de funcionários, clientes, usuários, informações, imagem, equipamentos e ativos financeiros (moeda nacional e estrangeira em espécie, cheques etc.).
Ele desenvolve planos estratégicos, táticos, técnicos e operacionais para:
- Prevenir ou inibir ações criminosas;
- Corrigir e redefinir medidas de segurança;
- Recuperar e dar continuidade às atividades do estabelecimento financeiro quando ocorrem incidentes.
Escolhendo atuar com segurança bancária, o gestor de Segurança Privada pode:
- Ser contratado pela instituição financeira para trabalhar no departamento de segurança interna;
- Trabalhar para empresa especializada, que presta serviço de segurança a estabelecimentos financeiros;
- Abrir sua própria empresa para fornecer serviços de segurança bancária a instituições financeiras, conforme a legislação do ramo.
Transporte de Valores
Já pensou em como o dinheiro chega e sai da agência bancária? Ou como a moeda estrangeira em espécie chega até as casas de câmbio da sua cidade?
É com o auxílio da atividade de transporte de valores. Essa atividade de Segurança Privada utiliza carros-fortes para transportar dinheiro, joias, documentos importantes, obras de arte e objetos de valor.
O gestor de Segurança Privada também pode atuar neste ramo, sendo responsável por operações que envolvem:
- Transporte de moedas, jóias, materiais preciosos, provas e documentos;
- Transporte de chips, computadores, smartphones, processadores e outros componentes de alto valor;
- Transferência de custódia de moedas;
- Saque ou depósitos de agências bancárias.
Interessado nessa área? Há oportunidades em empresas de Segurança Privada especializadas em Transporte de Valores.
Segurança para Eventos
Nesse ramo, o gestor administra ações voltadas para segurança de eventos públicos e privados.
Shows, conferências, exposições, feiras, congressos e outros eventos de pequeno, médio ou grande porte necessitam de um profissional de Segurança Privada para resguardar organizadores, participantes, convidados, equipamentos e espaços.
“Mas como o gestor faz tudo isso?”
Ele trabalha durante as fases de pré-evento, evento e pós-evento desenvolvendo planos e medidas de segurança para controle de acesso, gerenciamento do público, gestão de multidões e de emergências.
No pré-evento, o gestor de Segurança Privada é responsável por diversas atividades: análise de risco, identificação de riscos, planejamento e orçamento de segurança, contratação de equipamentos e serviços, treinamento da equipe de segurança.
Durante o evento, o gestor pode atuar na central de comando e controle administrando atividades como monitoramento dos riscos, distribuição das equipes, controle de acesso, brigada de incêndio e ações para o término do evento.
No pós-evento, o trabalho é acompanhar a saída do público, de artistas, autoridades e convidados, controlar o patrimônio, monitorar a desmontagem da infraestrutura, elaborar relatório de ocorrências e desenvolver uma avaliação com propostas para melhorias na segurança.
Outros campos de atuação em Segurança Privada
Além dessas áreas que acabamos de conhecer, o gestor de Segurança Privada também pode trabalhar com:
- Escolta armada;
- Serviço de Inteligência;
- Segurança do trabalho;
- Segurança contra incêndio;
- Segurança de condomínios;
- Consultoria de Segurança Privada.
Mercado de trabalho em Segurança Privada
O mercado de Segurança Privada está crescendo no Brasil e no mundo. Para você ter uma ideia, a projeção é de que a receita desse mercado global atinja 240 bilhões de dólares até 2020.
“Mas onde o profissional trabalha exatamente?” Há oportunidades em:
- Empresas especializadas em Segurança Privada;
- Departamentos de segurança corporativa em indústrias e organizações de pequeno, médio e grande porte;
- Condomínios comerciais;
- Condomínios residenciais horizontais e verticais;
- Consultorias de Segurança Privada;
- Supermercados, centros comerciais e shoppings;
- Clubes, casas de shows e boates;
- Museus, galerias e centro de convenções.
“E como faço para conseguir uma vaga em Segurança Privada?” Para conquistar seu espaço no ramo, não atue na informalidade. Ocupar cargos em Segurança Privada sem a devida capacitação é um risco para você, para o empregador e para terceiros.
Para seguir carreira em qualquer uma das áreas que vimos neste post, é necessário se capacitar. Fazer uma graduação em Gestão de Segurança Privada, por exemplo, é uma ótima escolha para ocupar cargos de nível superior com confiança e com um salário maior.
Você chegará ao mercado com habilidades, técnicas e mentalidade necessária para desenvolver planos e medidas para desestimular ação criminosa, controlar acesso a ambientes e comunicar a ocorrência de sinistros.
E aí, se identificou com o mundo da segurança? Então dê o próximo passo: confira todos os detalhes da graduação em Gestão de Segurança Privada EAD!
Estou muito feliz, porque já comecei o meu curso como gestor de segurança privada, pela Unicesumar, uma ótima faculdade, aqui em Porto Velho RO.
GOSTEI MUITO DO ARTIGO ,MUITO OBRIGADO
Posso fazer estagio na área da segurança do trabalho, mesmo fazendo o curso de gestao e segurança privada ?
Olá, Wilson. Pode sim!
Gostei muito desse curso, mais tenho uma grande duvida em relaçao ao mercado de trabalho,sera que tem espaço pra mulher?
Bom dia! Em um Mundo evoluído cada vez mais a atuação da presença feminina se faz muito necessário. Em um Mundo onde tudo hoje pode ser visto como assédio ou insinuações, cada vez mais as empresas estão buscando os profissionais femininos para atuar na área. Além de serem igualmente capacitadas, minimizam muito os transtornos em situações que envolvam mulheres e crianças.
Ótimas dicas, vejo que esta empresa é muito responsável no ramo que se propõe. obrigado aprendi muito lendo os artigos.
Att Juliana
Oi, Juliana. Tudo bem? Seu feedback é muito importante para nós 💙
Eu tenho muitas dúvidas em relação ao curso.
É uma boa área para mulheres?
Olá, Aline. Tudo bem? É sim, você pode atuar em Gestão da Segurança Privada; Projetos de Segurança; Segurança do Trabalho; Investigação e Perícia Judicial; Eventos; Gestão de Equipes e na área de Tecnologia. Chama a gente no whats http://bit.ly/2k4m7cO
Boa tarde.
É possível fazer Gestão de Segurança Privada e estágia na Área de Segurança do Trabalho ???
Eu tenho essa dúvida!!! Eu sei que é um estágio não obrigatório… Mais porém que estagia ! E aonde eu posso estagiar ???
Olá Jonathan, tudo bem?
Que bacana a sua dúvida! 😉
O tecnólogo em Segurança Privada pode trabalhar em qualquer empresa ou órgão que tenha equipes de segurança, como bancos, shopping centers, hotéis e hipermercados, por exemplo. Também pode gerenciar equipes de segurança patrimonial e pessoal terceirizadas, atuar em empresas de segurança, transporte de valores, escolta e segurança pessoal.
Vem saber mais sobre os campos de atuação e estágio conversando com nossa equipe pelo Whatsapp (44) 991036999, nossos consultores estão esperando por você! 💙
Olá!
Eu tenho uma dúvida,o gestor pode atuar em hospital público,ou seja,atuar na empresa terceirizada,essa empresa presta serviço ah prefeitura.
Olá, como vai Marcelo? O tecnólogo em Segurança Privada pode trabalhar em qualquer empresa ou órgão que tenha equipes de segurança, como bancos, shopping centers, hotéis e hipermercados, por exemplo. Pode também gerenciar equipes de segurança patrimonial e pessoal terceirizadas, atuar em empresas de segurança, transporte de valores, escolta e segurança pessoal. Também pode exercer sua atividade como autônomo, prestando consultoria para empresas.
Caso tenha mais dúvidas, vem falar com nossos consultores pelo 0800 600 6360, assim podemos te ajudar da melhor forma possível.💙