O ramo de Engenharia é um dos mais completos do mercado. Há atividades em diferentes áreas, dando origem a vários especialistas. Entre as principais, está a construção civil.

São formados 35 mil profissionais por ano. No entanto, há um déficit de 100 mil engenheiros no país. Então, não falta mercado para quem quer apostar na profissão.

Um dos responsáveis pela construção da sociedade, sua atuação está presente em diversos aspectos.

Por isso, engana-se quem pensa que ele lida apenas com construções, cálculos e plantas. Com uma abordagem completa, é capaz de resolver vários problemas do dia a dia.

Quer descobrir como é o cotidiano de quem trabalha com construção civil? Continue a leitura e descubra!

construção civil - cta2

 

O que faz um engenheiro civil?

O profissional que se forma nessa área é quem deve cuidar de etapas construtivas e de reforma. É ele quem projeta, acompanha e orienta as fases da obra. Ele é responsável, por exemplo, pelos cálculos estruturais, bem como por definir como deve ser feita uma fundação.

Além de criar o projeto, é quem supervisiona a equipe, de modo a obter os resultados desejados. No canteiro de obras, não apenas busca a execução das etapas, como precisa se preocupar com orçamento, prazo e segurança dos trabalhadores.

E não é só com prédios que esse engenheiro trabalha. Ele também fica responsável por outros elementos, de estradas a barragens.

Além de se preocupar com a estrutura, ainda pensa na usabilidade do ambiente. Então, deve definir questões como sistema elétrico, hidráulico e de saneamento. Para completar, é quem faz avaliações sobre solos e condições ambientais.

Por causa de sua formação, é o profissional mais capacitado para emitir laudos e outros tipos de pareceres técnicos. Ele pode atestar a segurança de uma estrutura ou a falta dela, recomendar medidas e apontar problemas.

Quais são as características mais importantes do profissional?

Para executar as atividades da melhor maneira, o engenheiro civil tem que reunir algumas qualidades. São elas que garantem o desempenho de certas funções no cotidiano e que levam ao sucesso na carreira.

Afinal, quais habilidades deve ter um profissional da área? Veja a resposta a seguir!

Interesses por números

Uma boa parte das matérias da engenharia civil envolve cálculos, questões físicas e elementos ligados à estabilidade. Na hora de projetar, é preciso ficar atento e saber definir ângulos, medidas e assim por diante. Então, o profissional tem que demonstrar interesse por números.

Hoje, muitas operações já podem ser feitas em calculadoras e programas de computador. No entanto, o especialista ainda deve ser capaz de selecionar e interpretar os números da melhor maneira.

Organização

Uma das qualidades mais importantes de quem atua na área é o senso de organização. Durante um projeto, são gerados diversos relatórios, centenas de desenhos e muitos outros tipos informação. Sem ser capaz de ordenar todos esses elementos, o engenheiro pode se perder no prazo ou no orçamento.

Então, ele deve ser pragmático e precisa deixar tudo em ordem. Assim, conseguirá verificar os dados conforme o necessário, além de manter a responsabilidade sobre a estrutura, como manda a lei.

Visão sistêmica

Como deu para ver, a atuação desse engenheiro não é isolada. Ele não projeta de uma sala e, depois, só vê o resultado pronto.

Há uma logística e uma exigência de gerenciar várias necessidades e setores de uma obra. Mesmo diante da emissão de um laudo, é preciso entender a estrutura de forma completa.

Isso faz com que uma característica indispensável seja a capacidade de ter uma visão panorâmica. Ele deve conseguir enxergar a obra como um todo, de modo a tomar as melhores decisões.

Habilidade de trabalho em equipe

Já que a atuação profissional não ocorre de maneira isolada, o engenheiro também tem que saber trabalhar em equipe. Ele deve reconhecer a necessidade de integrar e motivar pessoas, bem como de repassar responsabilidades e garantir o cumprimento de tarefas.

Tudo isso exige boas capacidades de liderança, excelente comunicação e o interesse de se adaptar, conforme as exigências de cada equipe.

Quais são os maiores desafios do profissional da construção civil?

Um dos maiores desafios do ambiente atual é a necessidade de integrar tecnologia ao setor. O ramo de construção civil é considerado tradicional e, de certo modo, fechado a algumas mudanças. No entanto, a integração tecnológica veio para ficar.

A situação faz com que engenheiros tenham que estar preparados para lidar com novas soluções, como o uso de softwares de gestão e até elementos de automação.

Construção civil - habilidadesengenheiro

Outro desafio tem a ver com a sustentabilidade. Em uma sociedade que se preocupa cada vez mais com o planeta, é preciso ter construções adaptadas a essas exigências. O profissional deve se manter atualizado sobre novos métodos construtivos e materiais considerados verdes. Além disso, tem que respeitar regras cada vez mais restritas.

Há, ainda, a necessidade crescente de otimização. Já não basta conseguir descontos com um fornecedor ou reduzir o tempo de obra. É preciso maximizar os impactos positivos e alcançar novos patamares desafiadores de produtividade e qualidade. Isso demanda profissionais preparados e dispostos a encarar novas possibilidades.

Como se tornar um engenheiro civil de sucesso?

Agora que você já entende melhor a rotina do profissional da área da construção civil, é o momento de descobrir como ter êxito na profissão. Para construir as bases da sua atuação, é fundamental ter uma boa formação.

Escolher um centro universitário com uma grade curricular atualizada e que ofereça uma abordagem completa na graduação é essencial. Você vai adquirir os conceitos relevantes sobre a profissão e terá facilidade com o cotidiano da profissão.

Também é importante desenvolver todas as habilidades necessárias para o engenheiro civil. Além de mapeá-las e fazer cursos, busque construir experiência.

Realizar estágios e se envolver com a atividade profissional são ótimas pedidas para se ambientar desde a formação.

Já o networking garante que você conheça as pessoas certas e que podem ajudá-lo em sua profissão. Participe de congressos, feiras e outros eventos. Esteja sempre disposto a conversar sobre o tema. Com os contatos adequados, a sua carreira ganha impulsionamento.

Não se esqueça do processo de atualização. Com mais tecnologia na construção civil e novas demandas, é essencial estar atento às novidades para se manter relevante. Desse jeito, terá o que é necessário para se destacar.

O engenheiro que trabalha na construção civil desempenha um papel muito importante na sociedade, além de estar diante de um mercado amplo para aproveitar. Ao conhecer o dia a dia desse profissional, você tem a chance de explorar todo o potencial da área!

Já que a formação é tão importante, conheça o curso EAD de Engenharia Civil da Unicesumar e de um passo rumo ao futuro!

 

construção civil - cta1

Comentários

Comentários