O mercado de Gestão da Tecnologia da Informação está bastante acirrado, e os salários ainda variam muito.

Se o seu objetivo é entrar nessa área, deve ter em mente que é preciso gostar muito de tecnologia e informática.

Para ajudar você a conhecer um pouco mais sobre os salários, mercado de trabalho e como fazer para se dar bem nessa área, produzimos este conteúdo. Confira!

mercado de gestão da tecnologia da informação - cta_1

Afinal, o que é Gestão da Tecnologia da Informação?

A gestão da Tecnologia da Informação está completamente ligada à área da informática, envolvendo também administração e infraestrutura.

Os profissionais que se formam neste curso podem escolher entre algumas funções para pôr em prática seus conhecimentos.

Algumas delas são:

• Definir parâmetros de utilização dos sistemas;
  • Cuidar da implantação e da documentação de plataformas;
  • Controlar os níveis de serviço de sistemas operacionais;
  • Gerenciar os recursos humanos dos processos que envolvem a área;
  • Fazer a gestão dos projetos implantados.

Qual a situação mercado de Gestão da Tecnologia da Informação?

O mercado da Tecnologia da Informação (TI) é bem grande no Brasil. Porém, as empresas ainda encontram dificuldades para contratar os profissionais.

Isso deve-se pela falta de capacitação dos profissionais que são capazes de fazer a gestão.

Para você ter ideia, segundo uma reportagem do Jornal Nacional, todo ano são abertas cerca de 100 mil vagas para profissionais de TI, sendo que 15 mil delas não são ocupadas por falta de pessoas capacitadas.

Então, o que podemos dizer é que o mercado de trabalho é bem amplo e faltam profissionais capacitados para assumir as funções.

Qual a base salarial?

Os salários variam, mas são extremamente atrativos para quem se forma em gestão de TI.

Um gerente de TI, em média, recebe cerca de R$ 13 mil por mês. Porém, essa remuneração pode variar e chegar a até R$ 30 mil.

Tudo depende da empresa pra qual que você for contratado. Mas o que podemos afirmar é: o salário realmente encanta os profissionais.

Como estar pronto para encarar esse mercado de trabalho?

Mesmo que o mercado de trabalho esteja precisando de profissionais, você deve ter em mente que deve se destacar.

Pensando nisso, separamos 5 dicas para você conseguir encarar esse mercado de trabalho e ter sucesso na carreira:

Seja criativo para criar novas ideias de trabalho

A criatividade é um pré-requisito em muitas empresas, e você deve estar bastante atento a isso.

Mesmo que você tenha a melhor formação, pode perder a vaga para um profissional que possui mais soluções inovadoras.

Por conta disso, é importante que você faça uma análise da área e busque oferecer para as empresas um trabalho diferente.

Não estamos falando de nenhuma função especificamente, apenas que você deve pôr a mente para pensar e utilizar a criatividade para inovar.

Mantenha-se atualizado

Quais são as principais tendências do mercado de Gestão da Tecnologia da Informação? Quem são os profissionais referência na área para você?

Se o seu objetivo é crescer e ser um ótimo profissional, deve saber responder, no mínimo, essas duas perguntas.

Como ter sucesso sem conhecer a própria área?

Pois é, não existe como. Por isso, tente se manter atualizado o máximo possível e estar por dentro de todas as tendências do mercado.

Networking: mercado de gestão da tecnologia da informação

Faça networking

Quando se formar, é importante que você já tenha contato com profissionais da área.

Uma das redes sociais mais utilizadas para isso é o LinkedIn, pois através dele você pode se conectar com profissionais da mesma formação que a sua.

“Por que o contato com outros profissionais é importante para eu ter sucesso na carreira?”.

É simples. Quanto mais contato você tiver com gestores de tecnologia da informação, mais fácil será para conseguir uma oportunidade no ramo.

Portanto, é indispensável que você crie uma conexão com esses profissionais e não pare de investir no networking.

Invista em sua formação acadêmica

Falar outras línguas, fazer uma graduação ou um técnico e investir em uma pós-graduação são pré-requisitos para o seu sucesso.

Quanto melhor for a sua formação acadêmica, maior será a oportunidade, e isso só depende de você.

Lembra quando falamos que o salário varia de R$ 13 a R$ 30 mil? Os profissionais mais capacitados recebem perto de R$ 30 mil, enquanto os que não são tão preparados recebem bem menos que isso.

É assim em todas as áreas, não seria diferente no mercado de Gestão da Tecnologia da Informação.

Por conta disso, invista no seu conhecimento. Só ele poderá fazer com que você tenha sucesso e alcance seus objetivos.

Saiba gerenciar projetos e pessoas

Se o seu objetivo é se formar em Gestão da Tecnologia da Informação, um dos pré-requisitos é saber gerenciar projetos e pessoas.

Na verdade, todos profissionais que se especializam em uma área de gestão devem ter esses diferenciais.

Já imaginou se um gestor não souber gerenciar os processos, o que seria da empresa?

Pois, para conseguir ter sucesso no mercado de trabalho, é indispensável que você tenha esse perfil.

Onde cursar Gestão da Tecnologia da Informação?

Agora que você já sabe como funciona o mercado, o salário e como fazer para ser um profissional de sucesso, também deve escolher a melhor universidade.

Para isso, conheça a Unicesumar, que disponibiliza cursos autorizados pelo MEC e que pensa, primeiramente, no sucesso da sua formação!

Gostou da ideia? Então saiba mais sobre o curso de Gestão de TI!

mercado de gestão da tecnologia da informação - cta_2

Avalie este post