Consulado canadense estreita laços com a Unicesumar

O Cônsul geral do Canadá no Brasil, Benoit Prefontaine, acompanhado de representantes da Câmara de Comércio Brasil-Canadá e outros membros do consulado, esteve hoje em visita à Unicesumar. O grupo foi recebido pelo reitor Wilson de Matos Silva, pelo presidente da mantenedora, professor Claudio Ferdinandi, diretores de centros, o diretor de Relações Internacionais, Naamã Mendes e a coordenadora da Unicesumar Empresarial, Fabiana Azevedo.

Benoit Prefontaine explicou que o motivo da visita é estreitar laços com instituições locais, que estão situadas em uma região muito parecida com algumas províncias do Canadá.  "Nossa visita essa semana é um passo a mais na tentativa de ampliar e reforçar os laços entre o Canadá e essa região do estado, que tem atividades econômicas e uma cultura bastante semelhante a algumas regiões de nosso país", disse Prefontaine, que no ano passado já havia estado na instituição.

Desta vez, o cônsul esteve acompanhado pelo vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Antônio Flávio de Castro Conde e outros quatro membros da entidade, pela vice-cônsul para a área de tecnologia e inovação, Ramneet  Stran e o representante do consulado para a área de agronegócio, Armínio Calonga Júnior.

No encontro, o reitor Wilson de Matos Silva, falou das potencialidades da região impulsionadas por um polo de ensino superior frequentado por aproximadamente 40 mil estudantes.  Ele destacou aspectos da agricultura da região, mas também ressaltou as empresas de base tecnológica, de produção de softwares e a indústria de confecção como suporte do desenvolvimento local. "Para esses campos, precisamos do desenvolvimento de talentos e parcerias com instituições canadenses são bem vindas", salientou.

Segundo o vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Antônio Flávio de Castro Conde, o Canadá hoje é o principal destino dos estudantes brasileiros, e "nós estamos empenhados em ajudar a preparar esses jovens para a globalização que o mundo todo está enfrentando".  Para ele, Brasil e Canadá têm características culturais, sociais, tecnológicas e científicas comuns e a troca de experiências nesses campos deve ser positiva para ambos.

O reitor Wilson Matos concordou com as colocações de Conde e afirmou: "nós temos interesse também no Canadá, mas o Brasil precisa ainda criar uma cultura de ciência e tecnologia. Esperamos que o Canadá nos sirva de modelo", completou.

A comitiva canadense veio à Maringá para a primeira edição do Encontro de Negócios Internacionais (Enit), promovido pelo Instituto Mercosul, Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e Agência de Desenvolvimento Terra Roxa.

Alexandre Farina, diretor Executivo da Terra Roxa Desenvolvimento, disse que a visita dos canadenses à cidade serviu para trazer um tom mais prático e direcionado para o fomento da relação bilateral entre a região e o Canadá. Ainda, segundo ele, a Unicesumar se tornou "ator principal" dentro do processo, por ser uma instituição aberta à inovação e apoiadora das iniciativas locais pelo desenvolvimento.