Debate sobre novo papel da docência encerrou Semana Pedagógica

Um debate sobre o novo papel da docência encerrou ontem (5) a programação de palestras da Semana Pedagógica do Cesumar, que teve início segunda-feira com a proposta de refletir a prática pedagógica dos professores do ensino superior. O tema da última noite, abordado pelo professor da PUC de São Paulo e da Universidade Mackenzie, Marcos Masetto, foi o que mais suscitou debate.

Para Masetto, autor de livros como "Competência Pedagógica do Professor Universitário", no mundo atual, o professor precisa exercer o papel fundamentalmente de educador. "O docente universitário, além de ser expert numa determinada área, é profundamente um educador, porque ele se compromete em colaborar com a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno, no que diz respeito aos seus aspectos cognitivos, afetivos ou de valores e as habilidades de competências que ele precisa desenvolver para ser um profissional competente e cidadão."

O professor destacou ainda que a postura do professor hoje em sala de aula deve ser diferente do passado. "Tínhamos um mundo com uma característica fundamental, onde a universidade possuía todos os conhecimentos e o professor era um representante deste conjunto de informações e competências. Ele passava isso para os seus alunos, que repetiam o mesmo conhecimento em suas profissões", assinalou.

Conforme o professor, a universidade hoje precisa estar aberta à sociedade, precisa repensar a sua ação e consequentemente o professor, dentro dela, deve repensar o seu trabalho, que seja coerente com as novas exigências e as novas necessidades da sociedade. "Isso faz a diferença na docência hoje em relação à antiga", destacou.

Masetto salientou ainda maneiras como o professor pode se preparar melhor para vencer os desafios da educação. Para ele, é importante que professores formem equipes e discutam a sua ação docente como profissionais da educação. "É importante que o professor analise um pouquinho, quais as novas exigências que se tem para os profissionais que a sua instituição está formando e, a partir daí, passe efetivamente a discutir com os colegas, como vamos trabalhar, como vamos experimentar fazer alguma coisa diferente?"

Segundo o professor, não há receita e é preciso colocar a mão na massa para construir esse profissional diferente junto com os alunos. "Não existe receita, não existe o professor já formado para nós repetirmos. Vamos ter de construir esse profissional docente junto com os outros docentes, com os nossos colegas, e pode ser que nós tenhamos inclusive profissionais diferentes, em cada região do país, em cada instituição, dependendo do contexto onde ele se encontrar", finalizou o professor em entrevista.